A

inteligência artificial está a caminho de se tornar o divisor de águas número um em seguros. A chave será aprender como usá-lo para maximizar a eficiência e ajudar com tarefas demoradas para liberar os especialistas do setor para se concentrar nas áreas em que podem causar o maior impacto - construindo relacionamentos significativos com os clientes e fornecendo serviço personalizado para exceder as expectativas de seus clientes. clientes.

De acordo com a McKinsey, “a IA e suas tecnologias relacionadas terão um impacto sísmico em todos os aspectos da indústria de seguros”. Com o ritmo acelerado da mudança tecnológica, algumas corretoras de seguros inevitavelmente acharão difícil acompanhar. Eles perderão terreno para os concorrentes que o adotarem.

Alguns corretores de seguros podem estar preocupados com o fato de a tecnologia substituí-los devido ao uso crescente de IA na subscrição, gerenciamento de sinistros e atendimento ao cliente. Em vez disso, eles devem perceber como podem usar a IA para apoiar seu crescimento. Focar no que significa ser um corretor e quais atividades só podem ser feitas por humanos é essencial, assim como entender como as ferramentas baseadas em IA podem absolvê-los das tarefas mundanas e repetitivas que os afastam do que deveriam focar.

As responsabilidades dos corretores comerciais vão além dos deveres transacionais. Eles têm conhecimento do setor e a capacidade de estabelecer relacionamentos confiáveis. A IA não será capaz de replicar seu pensamento estratégico, habilidades de negociação e abordagem única, tornando-os essenciais para navegar em transações comerciais complexas.

Um parceiro valioso

A IA fornece aos corretores de seguros comerciais informações baseadas em dados, agiliza os processos operacionais e ajuda a automatizar tarefas mundanas. Ao adotar essas ferramentas e plataformas digitais, os corretores podem obter uma vantagem competitiva, aumentar sua eficiência e atendimento ao cliente e mitigar seu risco E&O. Em poucas palavras, a tecnologia pode ajudar os corretores a prosperar em um setor que está se transformando rapidamente.  

IA suporta:

Melhor experiência do cliente

O uso mais eficaz da IA ​​em seguradoras, de acordo com uma pesquisa da PwC de 2021, é oferecer uma experiência mais positiva ao cliente. A IA permite que os corretores forneçam respostas mais rápidas e precisas às consultas dos clientes. Além disso, a análise baseada em IA ajuda os corretores a entender as necessidades e preferências de seus clientes, permitindo que eles adaptem seus serviços de acordo.

Melhor gerenciamento de riscos

A IA também ajuda os corretores a avaliar e gerenciar melhor os riscos. A IA pode analisar grandes quantidades de dados e identificar padrões e tendências que os humanos não conseguem ver, permitindo que os corretores tomem decisões mais informadas. Além disso, a IA ajuda os corretores a identificar possíveis fraudes e outros riscos, para que possam tomar medidas para evitá-los.

Vantagem competitiva

Em última análise, ao adotar a IA, os corretores obtêm uma vantagem competitiva sobre os pares que demoram a adotar a tecnologia. Os clientes esperam experiências altamente personalizadas, e os corretores com experiência em tecnologia podem atender a essas expectativas com mais rapidez e facilidade e estão mais bem posicionados para atrair e reter clientes.

De acordo com um estudo da Deloitte, apenas 1,3% das seguradoras estão investindo em IA. Mas, de acordo com a Next Move Strategy Consulting, o uso de IA deve crescer vinte vezes até 2030.

Cinquenta e dois por cento das empresas aceleraram seus planos de adoção de IA por causa da crise do COVID, descobriu um estudo da PwC. Quase 86% disseram que a IA estava se tornando uma “tecnologia dominante” em sua empresa.  

É a era da transformação digital no seguro. Com a IA avançando a todo vapor, os corretores de seguros podem obter valor real com sua adoção. Eles não devem se esquivar, mas adotá-lo como uma ferramenta para melhorar a eficiência, o atendimento ao cliente e o gerenciamento de riscos, criando vantagem competitiva.

O medo do desconhecido é da natureza humana - mas não há necessidade de medo. Os adotantes iniciais têm muito a ganhar, enquanto os retardatários podem achar difícil alcançá-los. Portanto, embora a IA possa mudar o papel dos corretores no setor de seguros, ela não os substituirá. Em vez disso, permitirá que os corretores se concentrem em tarefas de maior valor, forneçam melhores serviços a seus clientes e construam mais negócios do que jamais imaginaram.

Postado em
27/6/2023
 na categoria
Tecnologia

Mais sobre a categoria

Tecnologia

VER TUDO