Tecnologia

WhatsApp, sua seguradora: O futuro do atendimento ao cliente

WhatsApp, sua seguradora: O futuro do atendimento ao cliente
C

omo as seguradoras buscarão atualizar suas estratégias para 2022 e o que será necessário para atender às necessidades dos clientes pós-pandemia, Cris Villar dá uma ideia de por que os seguradores com sites baseados em legado ficarão para trás sem a tecnologia correta para atender ao cliente necessidades e como o WhatsApp pode apoiar as equipes de atendimento ao cliente para fornecer suporte ao cliente rápido, fácil e acessível.

A pandemia global causou uma onda de ruptura digital, virando a indústria de seguros de cabeça para baixo como resultado. Um setor tradicionalmente confortável em seu ambiente regulado - os modelos operacionais precisam ser adaptados e os processos realinhados para navegar em uma nova realidade.

As seguradoras, ao lado de outros setores, foram esticadas, para dizer o mínimo, nos últimos dois anos. As reclamações de clientes, como seguro de viagem, saúde e carro, para citar alguns, dispararam, levando as equipes de suporte e serviço ao seu limite.

O Gartner prevê que até 2022 70% de todas as interações com o cliente envolverão tecnologias, incluindo mensagens móveis, chatbots e aprendizado de máquina. Então, por que seguro e mídia social não parecem corretos na mesma frase?

A importância de bases digitais sólidas

O seguro pode ser complexo. Os clientes precisam de uma maneira simples, fácil e conveniente de satisfazer suas necessidades. O envolvimento do cliente deve ser hiper-direcionado e orientado por dados, ou os clientes em potencial levarão sua solicitação para outro lugar. Tempo é dinheiro e não está do nosso lado.

Como muitos setores, incluindo comércio eletrônico e viagens, aliviam suas já sólidas bases digitais para atender às novas necessidades dos clientes, o setor de seguros está atrasado. Com sites de difícil navegação, formulários cheios de erros, e-mails atrasados ​​e centrais de atendimento inundadas - não é surpresa que outros setores estejam liderando o ataque.

Como o cenário continua a mudar, mais informações são obtidas online e as apólices de seguro agora podem ser preenchidas digitalmente, o que significa que uma comunicação eficaz é essencial. As políticas estão mudando com mais frequência do que nunca. Os clientes devem permanecer informados onde passam mais tempo para evitar danos à reputação de longa duração.

A mídia social como principal ferramenta de negócios

Desde a obtenção de cotações até o envio de dados essenciais da apólice e gerenciamento de reclamações, as oportunidades para as seguradoras maximizarem a entrega de seus serviços são significativas. As seguradoras devem olhar para suas estratégias digitais e a integração de tecnologia moderna para aprimorar suas ofertas de produtos e serviços. Eles não apenas se envolverão melhor com os clientes atuais e potenciais, mas também ficarão muito acima dos concorrentes em 2022.

Promover um ambiente onde o suporte seja facilmente acessível e a confiança possa ser construída ganhará o bilhete de ouro muito importante: a lealdade. Ter a tecnologia certa pode melhorar o desempenho geral e ajudar as seguradoras a navegar em um mercado altamente competitivo e saturado.  

À medida que a geração do milênio amadurece e a mídia social se torna uma ferramenta mais comum para as empresas adotarem como seu principal canal de comunicação com os clientes, estar ativo onde seu demográfico central passa a maior parte do tempo enriquecerá as transações para ambas as partes.

O poder do WhatsApp

Canais de mensagens instantâneas como o Whatsapp podem envolver, educar e incentivar os clientes. Todas as trocas acontecem em um só lugar, reduzindo o trabalho de vasculhar uma abundância de e-mails para encontrar uma conversa ou um documento. A criptografia de ponta a ponta garante que as informações do cliente sejam protegidas e compatíveis com o GDPR - os benefícios são significativos.

As seguradoras podem entrar em contato para abrir um diálogo instantâneo e em tempo real e economizar os preciosos recursos de atendimento ao cliente necessários para solicitações mais imediatas. Considerando que as circunstâncias estão em constante evolução, ter uma maneira fácil de contatar e atualizar os fornecedores será a diferença entre um cliente retido e um que sai do mercado.

O futuro do envolvimento do cliente para as seguradoras

A pandemia global consolidou a tecnologia como uma tábua de salvação para vários setores. Conforme as necessidades do cliente mudam, as empresas tiveram que mudar suas estratégias ou enfrentar uma dura batalha para alcançar e se envolver com seus clientes.

O WhatsApp apresenta ao setor de seguros uma excelente oportunidade de ultrapassar um mercado agitado e se destacar na economia da experiência. Ele oferece uma estratégia omnicanal, em que a personalização vem em primeiro lugar para garantir a máxima satisfação do cliente.

À medida que as seguradoras olham para 2022 e além, o comércio social proporcionará uma experiência de cliente sem atrito.

Sobre o autor: Cris Villar é vice - presidente de sucesso do cliente e  cofundadora da Landbot. Um empreendedor dinâmico, ele lançou várias startups de sucesso e tem 10 anos de experiência no setor financeiro e de tecnologia. Ele está baseado em Barcelona.

Postado em
20/12/2021
 na categoria
Tecnologia
Deixe sua opinião

Mais sobre a categoria

Tecnologia

VER TUDO