Após um ano de operação, A.V.I. se consolida como tecnologia que potencializa a atuação dos corretores da Icatu e conquista prêmio internacional

A Icatu comemora um marco importante: a A.V.I. (Assistente Virtual Icatu), ferramenta de inteligência artificial voltada para corretores de seguros, completa um ano de operação com resultados expressivos e se consolida como aliada estratégica no atendimento consultivo aos clientes. A ferramenta acaba de receber o segundo lugar no Gartner Eye on Innovation Awards for Insurance, um dos mais respeitados prêmios de inovação do setor de seguros no mundo.
A A.V.I. combina automação com inteligência artificial generativa para apoiar corretores na gestão de carteiras, cotações e propostas no ramo Vida. Com acesso direto via WhatsApp, a tecnologia simplifica tarefas operacionais e libera mais tempo para o que é essencial: o relacionamento com o cliente.
“A A.V.I. é uma inovação que nasceu da Casa do Corretor, nosso portal dedicado à gestão do trabalho dos corretores. Desenvolvemos a ferramenta combinando automação e modelos de inteligência artificial generativa, com foco em reduzir o tempo dedicado para etapas simples como a cotação. Eles podem pedir isso por áudio, entrando em um táxi, por exemplo. E a ferramenta pode sugerir uma mensagem que o corretor possa enviar para esses clientes”, afirma Alexandre Vilardi, Vice-Presidente Corporativo da Icatu Seguros.
Ao longo dos últimos 12 meses, a A.V.I. reduziu em até 85% o tempo médio de cotação, que agora pode ser finalizada em aproximadamente 40 segundos. Além disso, permite pré-preenchimento de propostas, envio de documentos, consulta de comissões e acesso a relatórios da carteira — tudo em um canal já presente no dia a dia dos corretores.
“O valor real surge quando esse ganho de eficiência se traduz em personalização, ou seja, uma recomendação que faz sentido para aquele cliente, naquele momento. Isso tende a gerar confiança e fidelidade no longo prazo”, destaca Vilardi.
Mais do que automatizar, a A.V.I. ajuda o corretor a evoluir em sua capacidade consultiva. A partir da análise de dados e comportamentos, a ferramenta oferece insights sobre novas necessidades de proteção, como previdência para quem já possui seguro de vida ou coberturas adicionais para momentos de transição pessoal e profissional.
“Com dados e inteligência artificial, é possível identificar lacunas de proteção e novas necessidades. Essa complementariedade é essencial porque proteção não é estática: começa com a segurança imediata do seguro de vida e evolui para a construção de estabilidade no longo prazo com a previdência”, explica o executivo.
A consolidação da A.V.I. acontece em um cenário de mudança no perfil do consumidor, cada vez mais digital e exigente. Para Vilardi, a transformação vai além da tecnologia. “O consumidor está mais digital, mas a grande mudança não é só o canal em que ele interage, e sim o nível de expectativa que ele traz”, completa.