A

sociedade está imersa, há algumas décadas, em um período cuja dinamização das informações está em constante aceleração. Absolutamente tudo está envolto por essa indumentária de transitoriedade permanente que as novidades tecnológicas trazem.

Para os corretores de seguros, esse contexto exige o estabelecimento de algumas estratégias que permitam adequações rápidas e um bom suporte de marketing digital.

Adotar a estratégia que nunca falha

A corretagem é uma atividade que exige uma gama de habilidades e conhecimentos para exercer a atividade com sucesso. Assim, a primeira questão a ser levada em conta para a definição da estratégia é o estudo do terreno em que se quer atuar. Pode até parecer uma técnica vaga e genérica, mas é a que nunca falha em colher bons resultados.

Levando-se em conta que o setor de seguros é envolvido por detalhes técnicos minuciosos ( procedimento de cada seguradora, legislação vigente, conhecimento sobre produtos, técnicas de venda, dentre outros), os melhores resultados serão obtidos por aqueles que dominarem os conhecimentos pertinentes à área de sua atuação profissional. Até mesmo para oferecer aos clientes as soluções mais atrativas e adequadas às suas necessidades.

Estar disponível para comunicação em multicanais

Para muitas pessoas da nova geração, receber ligações é o equivalente a receber visitas: ou precisa de um aviso prévio para agendar o melhor horário ou não é bem-vinda em nenhuma hipótese. Por isso, para não correr o risco de ser invasivo e tornar o contato indesejável, o melhor a fazer é estar disponível para comunicação em canais variados. 

O cliente deve decidir como quer conversar

Ainda que uma ligação não chegue a incomodar algumas pessoas, é sempre mais educado questionar como o cliente prefere conversar. Isso demonstra preocupação com a maneira como ele prefere ser contatado.

Atualize seu portfólio

Um profissional de corretagem deve estar atento aos novos produtos e serviços disponibilizados pelo mercado. Claro que é natural que o corretor se concentre mais nos produtos que ele domina, isso não é um problema.

O que se deve evitar é restringir a venda de modalidades de seguro que estão em alta por desconhecer o produto.

Esse tipo de produto costuma oferecer uma ótima remuneração para o corretor (como todo produto “da moda”). Além disso, ofertar seguros adicionais para um mesmo cliente costuma ser uma excelente política para fortalecer o relacionamento com os clientes e ainda potencializar as vendas.

É pelo celular que o brasileiro mais se comunica

De acordo com um relatório lançado pela empresa de análise de mercado digital App Annie, os brasileiros passaram, em 2021, quase cinco horas e meia por dia, em média, diante de seus aparelhos de celular. O relatório divulgado teve como base dados coletados das lojas online iOS App Store, Google Play e outras. 

Pelo resultado, é como se os brasileiros passassem mais de um terço do tempo que estão acordados (considerando uma noite de sono de 8h) ligados no celular.

O novo corretor de seguros deve estar nas mídias sociais

Sabendo que, no Brasil, boa parte dos indivíduos passam a maior parte do tempo livre com o celular nas mãos consumindo conteúdo das redes sociais (seja lendo, vendo vídeos ou interagindo de várias formas), é imprescindível que o corretor de seguros também esteja presente nas redes, ainda que seja apenas profissionalmente. A conexão entre os conteúdos curtidos ou postados que estejam em conformidade com aquilo que os clientes se afinizam, gera um engajamento ímpar e, consequentemente, atrai mais clientes.

Mas, atenção, evite polêmicas!

A internet e as redes sociais são ferramentas poderosas de prospecção de clientes, mas é importante evitar polêmicas devido ao potencial nocivo para a imagem do profissional, da empresa que trabalha (caso não seja um profissional liberal) e, ainda, para o relacionamento com os clientes.

Contrate especialistas em Marketing Digital

Hoje é fácil encontrar conteúdo gratuito, “todo mundo” é especialista, mas lembre-se: você não é todo mundo. O corretor de seguros precisa trabalhar a 4 mãos para equilibrar vendas, relacionamento com o cliente e aquisição de leads. Procure ajuda profissional, sobretudo, de agências especializadas em seguros.

Em uma era ultraconectada, o corretor pode perder oportunidades se não estiver no jogo, e, ao mesmo tempo, de nada adianta a publicidade comum. É preciso que um analista entenda o mercado para entregar o que a corretora precisa.

Postado em
25/5/2022
 na categoria
Tecnologia

Mais sobre a categoria

Tecnologia

VER TUDO