O futuro da Blockchain na indústria de seguros
A

té 2027, os especialistas esperam que o setor de garantias atinja uma avaliação de mais de US$ 25 bilhões.

No entanto, para que o mercado de garantias continue crescendo, ele precisa digitalizar e adotar a tecnologia mais recente – incluindo a tecnologia blockchain.

Este artigo explora o futuro do blockchain no setor de garantias, discute os prós e contras dos títulos digitais e explica como obter fiança e seguro digitalmente.

Por que a indústria de seguros precisa digitalizar?

Em resposta à pandemia do COVID-19, empresas de todos os setores se depararam com uma demanda repentina: torne-se digital ou fique para trás.

O setor de garantias ficou para trás na digitalização. Na verdade, a execução de títulos ainda envolve tecnologia antiquada, como máquinas de escrever e aparelhos de fax.

A lentidão na adaptação tem a ver, em parte, com a exclusividade do ramo de garantias. A fiança sempre foi uma área de nicho nos setores de seguros especializados e de propriedade e acidentes.

Muitas pessoas não sabem como obter fiança e seguro, nem entendem a diferença entre fiança e seguro tradicional. Essa incerteza levou a uma transição lenta para a digitalização.

O que dizem os especialistas?

Com mais e mais empresas se tornando digitais hoje em dia, faz sentido que o setor de garantias siga o exemplo.

Em um artigo publicado pela Surety Bond Quarterly, Michael Lischer, vice-presidente e diretor de garantia do IMA e presidente do Comitê de Automação e Tecnologia da NASBP, perguntou por que os títulos não podem ser emitidos digitalmente. Ele disse que é especialmente surpreendente que isso não seja uma opção porque muitos outros processos, desde a compra de carros até o empréstimo de dinheiro, podem ser feitos online.

Lischer reconheceu que, no setor de garantias, os devedores devem ter fé de que seus títulos são emitidos de forma autêntica e adequada. Os títulos de papel fornecem esse sentimento. No entanto, ele acredita que os títulos digitais também podem – principalmente com a ajuda da tecnologia blockchain.

Qual é o papel do Blockchain na digitalização de títulos?

Para aqueles que hesitam em incorporar a tecnologia blockchain ao setor de garantias, a falta de compreensão sobre como o blockchain funciona pode ser parte do problema.

A tecnologia Blockchain recebe esse nome pelo fato de armazenar dados em blocos, que estão ligados em uma cadeia.

Blockchain permite uma consistência de dados excepcional porque ninguém pode excluir ou modificar a cadeia sem um consenso de toda a rede. O sistema possui ferramentas e mecanismos integrados para interromper transações não autorizadas para máxima consistência e segurança.

Blockchain já é usado em muitos campos, incluindo varejo, para criar livros contábeis inalteráveis ​​para rastreamento de pedidos, gerenciamento de contas e processamento de pagamentos.

Ao falar sobre a tecnologia blockchain na indústria de garantia, Lischer observou que as soluções de títulos blockchain têm o potencial de serem mais seguras do que os processos tradicionais devido ao processo de autenticação automática.

Como obter vínculo e seguro com a tecnologia Blockchain

Se a tecnologia blockchain fosse aplicada ao setor de garantias, o processo começaria com um registro eletrônico.

Um especialista em títulos criaria o vínculo e o compartilharia com todas as partes. Quaisquer alterações feitas no vínculo seriam adicionadas automaticamente e todos os envolvidos teriam acesso e poderiam ver um histórico das alterações ao longo de todo o processo.

A tecnologia Blockchain elimina a necessidade de elementos típicos e inconvenientes do processo de colagem. Os exemplos incluem assinaturas molhadas, selos em relevo e reconhecimentos de tabeliães.

A incorporação da tecnologia blockchain também pode aumentar a velocidade com que os títulos são emitidos e reduzir os custos de emissão de títulos impressos.  

No mesmo artigo da Surety Bond Quarterly, Patrick Schmid, vice-presidente da RiskStream Collaborative dos institutos, explicou que a digitalização do setor de garantias também pode transformar os regulamentos e a conformidade de seguros.

Schmid observou que o blockchain cria a possibilidade de os reguladores monitorarem as informações de seguro autorizadas em tempo real. Esse monitoramento em tempo real também ajudaria na verificação de informações, incluindo títulos e procurações.

Como os títulos digitais reduzem o risco financeiro?

O aumento da segurança é um dos benefícios mais significativos da incorporação da tecnologia blockchain – e da digitalização em geral – no setor de garantias.

Todos os anos, a fraude no setor de seguros custa aos consumidores dos EUA aproximadamente US$ 80 bilhões, de acordo com a Coalition Against Insurance Fraud (CAIF).

A indústria de seguros deixa muito espaço para erros, o que aumenta o risco de fraude. Se as empresas de seguros e garantias pudessem armazenar informações de sinistros e títulos em um blockchain, elas teriam mais facilidade em identificar e interromper comportamentos suspeitos antes que atividades fraudulentas pudessem ocorrer.

A tecnologia Blockchain introduziria vários elementos que reduzem a fraude e aumentam a segurança financeira, incluindo a autenticação eficiente da documentação e a criação de um  registro permanente de todas as transações.

Como a tecnologia blockchain é criptografada, os participantes do processo de emissão de garantias podem confiar que as transações são seguras e autênticas. A criptografia protege a privacidade de todos e ajuda a minimizar a confusão.

Em entrevista à Risk and Insurance, Brian Scarbrough, sócio da Jenner & Block, explicou que a criptografia também elimina os riscos de várias redes serem invadidas ao mesmo tempo.

Os usuários confiam em toda uma rede de participantes em vez de confiar em uma parte centralizada. Essa abordagem também incentiva a honestidade porque todas as partes devem votar em uma transação antes de adicioná-la ao blockchain.

Quais são as desvantagens de ficar sem papel?

A natureza descentralizada da tecnologia blockchain aumenta naturalmente a segurança. No entanto, também pode ser difícil de manter.

Esse problema é ainda mais provável de ocorrer se uma única organização criar seu próprio blockchain. Os computadores que executam a rede podem acabar centralizados, o que anula o propósito.

Muitas pessoas também têm ideias negativas sobre blockchain. Eles não entendem e, portanto, não confiam nele, o que significa que podem hesitar em avançar com o vínculo digital e trabalhar com um especialista em títulos que oferece essa opção.

Quando o Blockchain se tornará a norma?

Blockchain certamente tem o potencial de revolucionar a indústria de seguros e a indústria de garantias, especificamente.

Atualmente, várias empresas estão experimentando a tecnologia blockchain para atender melhor seus clientes. No entanto, levará tempo até que o blockchain se torne a norma.

À medida que mais profissionais emitem títulos digitais com sucesso, outros provavelmente seguirão o exemplo e desenvolverão mais confiança na tecnologia.

Postado em
11/12/2023
 na categoria
Tecnologia

Mais sobre a categoria

Tecnologia

VER TUDO