Medidas preventivas são o futuro do seguro

ualquer seguradora com visão de futuro deve ter o risco climático em primeiro lugar em sua mente ao entrar em 2022. Infelizmente, se 2021 fosse algo para acontecer, a ameaça representada por eventos climáticos imprevisíveis e repentinamente acionados só aumentará: Perdas anuais seguradas por clima severo nos EUA para 2021 já ultrapassaram US$ 20 bilhões até agora. E à medida que inundações, furacões e incêndios florestais causam estragos na infraestrutura, os sistemas estão ficando sobrecarregados e os EUA estão lutando para lidar com isso.
No passado, as seguradoras comercializavam serviços após a ocorrência de eventos climáticos severos . Agora, as operadoras dos EUA estão mais ocupadas do que nunca prevendo e precificando o risco que essas catástrofes evitam. Mas esses incidentes são mais voláteis e frequentes, e as seguradoras devem aproveitar todas as inovações possíveis para acompanhar os riscos.
Existem novas tecnologias baseadas em IA que podem permitir que as seguradoras não apenas acompanhem, mas fiquem à frente dos riscos climáticos. Utilizá-los deve ser um acéfalo.
A IA é uma revolução na prevenção de riscos
Existem empresas interessantes no setor de P&C desenvolvendo os recursos de análise de imagens aéreas necessários para tornar realidade o sonho de cobertura preventiva. As seguradoras podem alertar os clientes sobre possíveis riscos em suas propriedades antes mesmo que eles ocorram, usando imagens 3D atualizadas e em tempo real de edifícios. Dessa forma, os clientes podem se preparar ou mitigar os danos que um risco potencial pode causar – ou, em algumas circunstâncias, até mesmo preveni-lo completamente.
O conselho dado pelas seguradoras pode ser generalizado. Por exemplo, depois de obter informações de alertas climáticos locais, uma seguradora pode aconselhar um cliente a deixar uma torneira aberta devido a baixas temperaturas iminentes. Outros conselhos generalizados podem ser sobre o crime. Suponha que uma seguradora tenha acesso a dados que mostram uma onda recente de assaltos na área, por exemplo. Nesse caso, eles podem recomendar que seu cliente instale ou atualize seu sistema de alarme contra roubo.
Mas o conselho geral não é a única maneira pela qual a IA pode melhorar o serviço de uma seguradora. Os avisos personalizados podem pertencer às necessidades individuais da propriedade que um cliente apresenta e incluir uma árvore pendente que precisa ser aparada ou removida para minimizar as ameaças durante furacões ou tempestades de vento. A tecnologia de análise de imagens de IA também pode analisar adições externas a propriedades como piscinas, sugerindo que os clientes as cubram ou adicionem um gabinete para evitar acidentes.
É hora de as seguradoras irem além
Indo um passo além, as soluções de IA podem permitir que as seguradoras garantam que seus clientes não apenas estejam seguros com antecedência, dando conselhos, mas também oferecendo serviços de mitigação para proteger contra os riscos que analisam.
As seguradoras podiam prever riscos, alertar os clientes e, em seguida, realizar as medidas preventivas necessárias aos seus clientes, contratando administradores e fornecedores terceirizados. Por exemplo, as seguradoras podem assumir o controle dos reparos de telhados que identificaram em suas imagens, contratando carpinteiros ou trabalhadores da construção civil. Outros fornecedores podem incluir fornecedores de sistemas de alarme ou IOT ou jardineiros. Apesar do maior investimento exigido pela seguradora para evitar danos, esse tipo de investimento compensa no longo prazo. As seguradoras acabariam por recuperar seu investimento evitando pagamentos de perdas se os riscos se materializassem.
Como usar medidas preventivas para interagir com os clientes
As seguradoras podem cobrir todas as bases com uma abordagem proativa. Isso não apenas ajuda as seguradoras a proteger seus resultados, mas também cria relacionamentos positivos com os clientes. Portanto, simplesmente faz sentido que as seguradoras tenham uma nova ferramenta de engajamento do cliente para ajudar nas conexões com o cliente, fornecendo análises preventivas alavancadas a partir de insights de IA. Longe vão os dias em que os clientes raramente interagem com suas seguradoras ou veem o processo de sinistro como um obstáculo ou um fardo após um incidente.
Ao adotar um ângulo proativo no gerenciamento de riscos , as seguradoras personalizam seus serviços e se comunicam com mais regularidade com os clientes. A experiência do cliente é o nome do jogo, portanto, estabelecer relacionamentos abertos com os clientes é um acéfalo para melhorar as taxas de retenção e reduzir as reclamações. É hora de as seguradoras abrirem os olhos para a parte mais importante do setor: melhorar e inovar constantemente seus serviços para melhorar a experiência do cliente.
Uma revolução de seguros é iminente
Em um mundo cada vez mais imprevisível, as seguradoras precisam empregar todas as armas de seu arsenal ao prever o que está por vir. A análise de imagens de IA não é apenas inovadora; deve ser uma adição à oferta de serviços de todas as seguradoras de propriedade com visão de futuro. As seguradoras inteligentes oferecerão a seus clientes avaliações de risco personalizadas e pensadas com base em análises precisas e atualizadas para que ambas as partes se beneficiem de melhores relacionamentos e custos de sinistros reduzidos. A tecnologia está revolucionando o setor de seguros: não fique para trás na corrida para inovar.
Izik Lavy ( PR@geox-group.com ) é cofundador e diretor executivo da GeoX. Quaisquer opiniões expressas nesta peça são do próprio autor.