A

moderna indústria de seguros está mudando rapidamente. Nos últimos anos, um novo grupo de empresas chamado insurtechs tem mudado a forma como o seguro é comprado e vendido. O setor sempre foi lento para mudar, mas agora as ferramentas digitais tornam mais fácil para os clientes obter cotações de diferentes provedores em minutos.

À medida que o setor de seguros passa por uma transformação, as empresas buscam novas tecnologias e abordagens inovadoras para gerenciar riscos e determinar preços. As imagens de satélite da superfície da Terra fornecem informações para todos os níveis de negócios, desde fazendeiros até governos - para que possam gerenciar melhor seus riscos.

Neste artigo, mostraremos onde os dados espaciais entram em jogo, bem como alguns outros fatores que podem ajudar as seguradoras a competir com mais eficácia no futuro.

O programa Copernicus

A Agência Espacial Européia (ESA) está facilitando o uso de dados espaciais por parte das empresas. Por exemplo, o programa Copernicus fornece acesso fácil e gratuito a uma ampla gama de conjuntos de dados . Eles podem obter dados da atmosfera e mudanças relacionadas ao meio marinho para a terra ou aspectos ambientais relacionados às mudanças climáticas. Notificações antecipadas de segurança e desastres também são abordadas.

A ESA também está trabalhando com seguradoras em novos produtos que podem ser viabilizados por dados espaciais - por exemplo, monitoramento do crescimento da safra ou previsão de enchentes a partir de medições de chuva feitas em todo o mundo. De acordo com uma entrevista recente com o General Raymond, Chefe da Força Espacial dos EUA, ele disse: "Há uma explosão (eu sei, não é um bom termo para usar em relação ao espaço) de atividade comercial ocorrendo que vai gerar quatro trilhões de dólares economia espacial nos próximos anos. "

O Sensor de Imagem de Relâmpago (LIS)

Do outro lado do Oceano Atlântico, a NASA também está ajudando a melhorar o setor de insurtech. A agência dos EUA fornece conjuntos de dados gratuitos para uso comercial, que podem ser usados ​​por seguradoras e agências governamentais - incluindo informações de monitoramento ambiental quase em tempo real do espaço.

Por exemplo, a NASA desenvolveu um algoritmo que interpreta grandes quantidades de dados do Lightning Imaging Sensor (LIS) em seu satélite Tropical Rainfall Measuring Mission, já em 2014. O sistema pode prever raios até seis horas antes de atingirem, dando tempo para empresas a tomar precauções ou emitir avisos, se necessário.

Programa de Parceria Internacional (IPP)

De volta ao Reino Unido, a Agência Espacial do Reino Unido está executando uma iniciativa de £ 30 milhões (GBP) chamada Programa de Parceria Internacional (IPP). Este programa visa apoiar empresas estrangeiras que desejam acessar a indústria espacial britânica. Ele fornece uma plataforma para colaboração entre países, bem como oportunidades de educação e treinamento - tudo com o objetivo de aumentar o impacto do Reino Unido nos mercados globais, incluindo seguros.

De acordo com um estudo recente da Agência Espacial do Reino Unido , "embora permaneçam incipientes, vários casos de uso de tecnologia espacial no setor financeiro estão sendo testados, enquanto outros já estão sendo implantados." Muitos especialistas prevêem que haverá um crescimento significativo na área de dados espaciais para seguros ao longo do tempo, à medida que novos aplicativos forem desenvolvidos.

Conclusão

O setor de seguros sempre coletou informações sobre os clientes para ajudar a determinar os prêmios e definir os preços de acordo, mas agora as seguradoras têm mais fontes do que nunca. Os dados de satélite são apenas uma das muitas ferramentas disponíveis para eles hoje - e estão revolucionando a maneira como monitoram carteiras e gerenciam riscos.

Postado em
18/11/2021
 na categoria
Tecnologia

Mais sobre a categoria

Tecnologia

VER TUDO