Justos leva ao INSUMMIT debate sobre evolução do seguro, escuta ativa e inovação tecnológica

A Justos marcará presença no Insummit 2025, maior evento online de tecnologia e inovação para o mercado de seguros, que acontece nos dias 22 e 23 de outubro. No painel “A evolução da Justos, a importância da escuta ativa e como a inovação está moldando o futuro do seguro no Brasil”, os executivos Luciano Lima, diretor comercial, e Felipe Genovese, head comercial, compartilharão reflexões sobre a trajetória da companhia e o papel da tecnologia no futuro da proteção.
Luciano Lima reforça como a empresa tem crescido a partir de um modelo que alia tecnologia e valorização do corretor. “O corretor de seguros é o especialista, é ele que conhece o cliente e pode orientar da melhor forma. Hoje a gente é só corretor e as vendas estão cada vez maiores.”
Escuta ativa como pilar e tecnologia no DNA
A escuta ativa aparece como um dos pilares centrais da estratégia da seguradora, segundo Felipe Genovese. “A Justos foi criada completamente diferente: a gente escutou o corretor para fazer o que a gente faz hoje. Foi a escuta ativa que nos permitiu desenhar processos mais simples, dar respostas mais rápidas e transformar oportunidades em negócios reais.”
Outro ponto que deve nortear o painel é a forma como a inovação tecnológica tem sido incorporada ao cotidiano da seguradora. “Somos uma empresa de tecnologia que vende seguros de automóvel, não o contrário. Isso porque a nossa base de inteligência artificial é tão forte que conseguimos adaptar e entregar soluções muito rápidas, muitas vezes a partir de conversas com corretores”, observa Luciano.
Para Felipe, esse olhar tem relação direta com a capacidade de criar produtos ajustados às necessidades do cliente. “Quando você tem um produto modular, que entende a real necessidade do cliente, consegue adaptar isso para caber no bolso dele da forma como tem que ser vista. Esse é o caminho para ampliar o acesso à proteção no Brasil.”
Crescimento acelerado aliado à eficiência operacional
Genovese vai abordar o papel social do seguro e a oportunidade dos novos entrantes em relação ao corretor de seguros: “Vai ter alguns milhões de pessoas que vão entrar nesse mercado daqui a pouco e o corretor vai poder oferecer produtos de seguradora mensais como eles estão acostumados a comprar, só que com todas as proteções necessárias”. Esse olhar voltado ao mercado também se reflete nos resultados operacionais. Como explicou Luciano Lima: “Nós estamos dobrando de tamanho a cada ano e no último semestre dobramos em seis meses, com a sinistralidade baixando. É uma coisa que você no mercado de automóveis não vê isso”.
Reflexões importantes para a audiência
Na mesma linha, Luciano destaca que o aprendizado contínuo se tornou parte da rotina da companhia: “Nós temos uma reunião semanal com todo o time para compartilhar exemplos de atendimento e histórias de clientes. Cada área contribui e isso faz com que todos se sintam responsáveis pela evolução da empresa.”
Com essa abordagem, a Justos pretende instigar a audiência do Insummit 2025 a refletir sobre como a digitalização, a personalização e o uso estratégico de dados estão redesenhando a relação entre clientes, corretores e seguradoras.
O painel poderá ser acompanhado gratuitamente pelo site do evento: insummit.segbox.com.