Inteligência Artificial é necessidade no mercado de seguros

Durante o CONEC 2025, um dos maiores encontros de corretores de seguros do Brasil, Adilson Lavrador, Diretor Executivo de Tecnologia da Tokio Marine, destacou o papel central da inteligência artificial (IA) como ferramenta estratégica para transformar a relação entre seguradoras, corretores e clientes.
Segundo o executivo, a IA sozinha não resolve os desafios do setor: “Sem pessoas, processos harmônicos, produtos bem estruturados e paixão, nada disso funciona. A inteligência artificial é uma ferramenta para suportar esses pilares e permitir uma entrega melhor para corretores e clientes”, afirmou.
Lavrador reforçou que a tecnologia deixou de ser uma tendência passageira para se consolidar como uma necessidade: “O corretor lida hoje com uma enorme quantidade de informações e dados. Eu não vejo outra tecnologia que possa ajudar mais o corretor e o mercado de seguros do que a inteligência artificial.”
Ele também incentivou os profissionais a não terem receio de inovar: “Não tenham medo da tecnologia, aproveitem-na como um aliado. Usem a tecnologia a seu favor.”
O CONEC, segundo o executivo, é o espaço ideal para que corretores conheçam novas parcerias e soluções apresentadas pelas seguradoras. “Eventos como este permitem entender no que as companhias estão investindo para apoiar o corretor na sustentação e crescimento do seu negócio”, concluiu.