A

transformação digital é a tendência mais recente no espaço da saúde, pois as pessoas começaram a aproveitar os ativos digitais para garantir um melhor gerenciamento e prestação de cuidados. A digitalização na área da saúde é o processo de introdução de tecnologias digitais em todos os aspectos dos negócios de saúde - operações do pagador, operações do provedor, interações dos membros, etc. Melhora a agilidade dos negócios e leva à mudança cultural, melhorando a excelência operacional e a experiência do paciente, além de reduzir custos.

Objetivo da digitalização

Impulsionado pela necessidade urgente de cuidados baseados em valor, o sistema de saúde indiano viu uma mudança fenomenal em direção à transformação digital. A transformação digital visa trazer um enorme impacto na saúde e na qualidade de vida de um paciente de maneira positiva. Essa onda digital de mudança não se restringe apenas ao sistema de gestão e prestação de cuidados, mas também ao ecossistema Insurtech. A rapidez com que essa transformação pode ocorrer depende da atitude e vontade de adaptação e aprendizado dos provedores. Hoje, na Índia, apenas cerca de 2% dos hospitais têm um sistema estruturado de assistência médica e de prestação de cuidados que é digitalizado. Os médicos indianos em geral não estão preparados para uma mudança radical na maneira como funcionam.

Os desafios

Muitos hospitais não mantêm registros atualizados de atendimento, por exemplo. Este é um aspecto em que a digitalização pode trazer mudanças. Hospitais como o de Manipal ou Apollo são pioneiros na saúde indiana. Portanto, se os líderes se apropriarem dessa transformação, isso fará uma enorme diferença.

Apesar dos obstáculos acima à digitalização no espaço de saúde e Insurtech, houve um aumento nos aplicativos móveis que são convenientes para os usuários. No entanto, apesar do dilúvio de aplicativos, poucos foram realmente bem-sucedidos. Isso ocorre porque os consumidores ou pacientes são muito reativos e não conseguiram aproveitar os benefícios desses aplicativos.

Compreender o paciente é fundamental

A melhor maneira de tornar os aplicativos de saúde bem-sucedidos é fazer uma análise e pesquisa aprofundada do cliente ou paciente, oferecendo serviços a custos razoáveis, o que também é sustentável. Quando se trata de seguradoras, existem basicamente duas maneiras de obter clientes – uma é por meio de agentes (com base em uma comissão) e a segunda é quando o cliente se aproxima diretamente da seguradora por meio de um site ou aplicativo móvel. Portanto, quanto mais canais forem abertos para os clientes pelas seguradoras, maior será a cobertura e a receita. É por isso que a digitalização é uma obrigação no sistema de saúde indiano, porque mais pacientes terão seguro.

Aumente o alcance do mercado

No ecossistema Insurtech, os negócios são baseados em quanto acesso ao mercado uma empresa tem. Para aumentar a participação de mercado, é importante ter uma compreensão abrangente do cliente/paciente. Para aumentar ainda mais seu alcance, as empresas devem se concentrar na digitalização e aumentar os serviços de valor agregado, onde mais informações estão sendo coletadas no mercado.

Para a Insurtech, o prêmio pago pelo cliente nunca é uniforme – depende da idade, sendo o idoso de maior risco. Também é uma necessidade para os idosos terem seguro, e as muitas regras das seguradoras podem impedir que os jovens optem por apólices, tornando o seguro impopular.

Impedimentos para seguradoras

No momento de subscrever uma apólice de seguro, a maioria das pessoas não esclarece as condições de saúde existentes, temendo que o prêmio seja maior.

Se um paciente tem duas ou mais condições de saúde existentes, ele é considerado um paciente 'complexo'. Esses casos caem automaticamente sob a alçada do programa de gestão de doenças. Portanto, é imperativo que as empresas de Insurtech sejam capazes de identificar esses pacientes 'complexos'. Eles também definitivamente recuperariam mais em pagamentos com uma equipe de gerenciamento de revisão mais robusta que analisa reivindicações e pagamentos.

A maioria das empresas de saúde e Insurtech na Índia se sairia melhor com mais estrutura, o que pode ser aprimorado ainda mais pela digitalização, pois oferece serviços de gerenciamento e prestação de cuidados de saúde. Isso também ajudará a mitigar problemas relacionados a fraude, desperdício e abuso do sistema de saúde indiano e apólices de seguro. O litígio quando se trata de reivindicações fraudulentas abre um buraco no bolso e pode ser evitado se o sistema for habilitado para tecnologia.

Há necessidade de ações concretas que resolvam problemas em vários níveis do sistema de saúde e seguro indiano. Um sistema de suporte digitalizado não apenas reduzirá os erros, mas também melhorará a tomada de decisões em todos os níveis. Uma política nacional de saúde que dê diretrizes sobre digitalização é a necessidade absoluta do momento. O sonho da Índia de digitalização completa não deve aumentar os custos dos pacientes; um sistema que entenda isso ajudará a realizar o sonho do país de se tornar uma potência a ser reconhecida.

Postado em
19/9/2022
 na categoria
Mundo

Mais sobre a categoria

Mundo

VER TUDO