Mundo

Seguros da Tesla em apuros por mau tratamento de sinistros

Seguros da Tesla em apuros por mau tratamento de sinistros

O Departamento de Seguros da Califórnia anunciou ações de execução contra o braço de seguros da Tesla e pode revogar suas licenças de seguro no estado.

Em um comunicado, o CDI disse que a Tesla Insurance Services, a Tesla Insurance Company e a State National Insurance Company "falharam repetidamente em suas obrigações legais de lidar adequadamente com centenas de reivindicações de segurados de automóveis da Califórnia". A Tesla Insurance Services é uma agente nomeada pela State National, uma seguradora admitida na Califórnia.

As ações podem resultar em penalidades monetárias, na suspensão dos certificados de autorização das seguradoras para realizar negócios de seguros na Califórnia e, possivelmente, na suspensão ou revogação das licenças da Tesla Insurance Services.

O departamento disse que vem recebendo reclamações de clientes das empresas, principalmente motoristas da Tesla , desde 2022. As reclamações envolvem o que o departamento está chamando de "atrasos flagrantes na resposta às reivindicações dos segurados em todas as etapas do processo de tratamento das reivindicações".

O CDI disse que também houve reclamações sobre recusas e atrasos no pagamento integral de reivindicações válidas, falha em conduzir investigações completas e justas de reivindicações e falha em informar os segurados sobre seu direito de ter suas recusas de reivindicações revisadas pelo departamento.

“Por meio de inúmeras reuniões, correspondências e relatórios ao Departamento de Seguros, as empresas se comprometeram repetidamente com melhorias, mas o número de reclamações justificadas de consumidores continuou a aumentar”, disse o CDI em um comunicado.

De acordo com os documentos do departamento, a Tesla inicialmente atribuiu os problemas de tratamento de sinistros à equipe inadequada e ao volume de sinistros acima do esperado. As empresas se comprometeram a aumentar o quadro de funcionários, mas as reclamações continuaram a aumentar.

“Em 2025, as Empresas Tesla já tiveram mais reclamações, mais reclamações justificadas e cometeram mais violações do que nos três anos anteriores combinados”, disse o CDI no documento.

De 2022 a 2025, o CDI documentou mais de 2.900 violações de código para a Tesla Insurance Services, mais de 2.500 para a State National e 561 para a Tesla Insurance Company. A maioria das violações está relacionada à falta de resposta às perguntas dos reclamantes em até 15 dias.

As empresas podem sofrer multas de até US$ 5.000 por cada ato ilegal, injusto ou enganoso, e US$ 10.000 por cada ato considerado intencional. A capacidade das empresas de operar com seguros no estado também está em jogo.

As empresas têm 15 dias para responder às notificações do CDI. A menos que as questões sejam resolvidas em favor dos segurados afetados previamente, as empresas terão que comparecer perante um juiz administrativo para determinar a extensão das penalidades pecuniárias e se poderão manter suas licenças.

Postado em
7/10/2025
 na categoria
Mundo
Deixe sua opinião

Mais sobre a categoria

Mundo

VER TUDO