O

nde a pandemia Covid-19 desencadeou uma série de desafios sem paralelo no mundo digital, também tornou as seguradoras cientes da necessidade de evoluir e revisar sua presença digital e pegada de cliente. Portanto, em meio a uma pandemia global, estamos testemunhando uma mudança tecnológica caracterizada por tendências tecnológicas que definirão a indústria de seguros em 2021.

Nas palavras de Tal Daskal, CEO e cofundador da plataforma de seguros digital EasySend, “2020 foi um ano em que muitos projetos de transformação digital colocados em segundo plano chegaram à linha de frente. À medida que os riscos da sobrevivência dos negócios atingiam novos patamares, o mesmo acontecia com o ímpeto da revolução digital, com as seguradoras fazendo esforços claros para melhorar sua agilidade, oferecer melhores serviços e melhorar a experiência do cliente ”.

Tendências Tecnológicas 2021

Vamos dar uma olhada em algumas das principais tendências de tecnologia que irão reformular o setor de seguros em 2021:

Dependência de ferramentas e canais digitais

O setor de seguros tem visto um aumento na adoção de ferramentas digitais devido à crescente demanda dos clientes. Isso é especialmente verdadeiro entre agentes e corretores. Além disso, os processos off-line estão em transição para o mundo digital. Por exemplo, assinaturas físicas e subscrição médica agora estão sendo processadas com a ajuda da tecnologia na forma de assinaturas eletrônicas, reconhecimento facial e telemedicina.

Políticas baseadas no uso

2021 mostrou o crescimento das apólices baseadas no uso no setor de seguros. Espera-se que no próximo ano haja discussões extensas sobre a popularidade cada vez maior de seguros de curto e curtíssimo prazo que precisam ser ativados rapidamente. Vamos testemunhar o aumento de aplicativos dedicados que permitem políticas de ativação contínuas com base nas necessidades de uso. Por exemplo, seria fácil fazer um seguro para um evento de aventura ou um plano de viagem.

Aprendizado de Máquina

O aprendizado de máquina não só tem o potencial de melhorar o processamento de sinistros, mas também de automatizá-lo. Este aspecto de automação é útil para administração de políticas, bem como avaliação de riscos. De acordo com uma pesquisa da SMA, cerca de 66% dos executivos de seguros P&C acreditam que o aprendizado de máquina tem alto potencial de impacto para linhas comerciais de negócios, enquanto 53% dos executivos acreditam que tem alto potencial de impacto para linhas pessoais.

Computação em Nuvem

O software de computação em nuvem, como SAAS (Software as a Service), tem apresentado um aumento constante nos últimos anos. Como as seguradoras agora dependem fortemente de novas tecnologias, espera-se que 2021 seja a marca registrada da computação em nuvem. As seguradoras podem potencialmente empregar tecnologia em nuvem com TI ágil para desenvolver novos softwares e aplicativos que os corretores usam para utilizar big data e interagir com os clientes.

Contratos Inteligentes

Colocando de forma simples, os contratos inteligentes são linhas de código armazenadas em um blockchain. Estes são contratos autoexecutáveis ​​quando certas condições predeterminadas são atendidas. De acordo com uma pesquisa recente, o mercado de contratos inteligentes deve atingir uma avaliação de US $ 300 milhões até o final de 2023. O setor de seguros pode se beneficiar potencialmente dos contratos inteligentes, pois estes possuem a tendência de emular documentos legais tradicionais, ao mesmo tempo que apresentam segurança aprimorada e transparência. Além disso, como esses contratos são automatizados, as empresas não precisam perder seu precioso tempo processando papelada ou corrigindo erros em documentos escritos.

Seguro baseado em dados

O setor de seguros concentra-se principalmente em dados para funcionar de forma otimizada. Os desenvolvimentos tecnológicos possibilitaram que as seguradoras usassem big data para operar seus negócios. A disponibilidade de mais dados indica que as apólices de seguro agora podem ser personalizadas para os indivíduos para minimizar os riscos, bem como melhorar a precisão e a autenticidade. Isso ajudará as seguradoras a incluir novos pontos de dados em seus cálculos de avaliação de prêmio e risco.

Postado em
16/10/2021
 na categoria
Mundo

Mais sobre a categoria

Mundo

VER TUDO