Tecnologia

Seguro do Google: como poderia ser?

Seguro do Google: como poderia ser?
O

s consumidores parecem intrigados com a perspectiva de produtos de seguros de grandes empresas de tecnologia como Amazon, Google, Apple e Meta.

De acordo com pesquisa da Breeze, uma insurtech, mais da metade dos consumidores pesquisados ​​estariam interessados ​​em comprar produtos de seguros da Amazon e 46% disseram que estariam interessados ​​em produtos de seguros do Google.

Como seriam esses produtos em potencial e as grandes empresas de tecnologia fariam parceria com seguradoras ou subscreveriam seu próprio risco? A Digital Insurance conversou com vários analistas de seguros sobre o que está por vir para as empresas de tecnologia no setor de seguros.

Matthew Carrier, diretor da Deloitte, diz que acha que as grandes empresas de tecnologia estão de olho no seguro.

“A Amazon está participando do seguro de seus veículos de entrega”, diz Carrier. “Organizações como a Apple com o Apple Care – elas também estão participando. Está meio que acontecendo.”

As empresas de tecnologia estão trabalhando em como operar dentro de uma estrutura de regulamentação e restrições autoimpostas, ao mesmo tempo em que usam os dados aos quais têm acesso, diz Carrier.

“Os grandes players de tecnologia estão tentando descobrir como monetizar os dados dentro de suas restrições de privacidade de dados – se isso levar ao seguro, ótimo”, diz Carrier. “Se isso levar ao alinhamento com as seguradoras, ótimo. Eu não acho que tão cedo eles venham com produtos melhores do que [o que já está disponível].”

Ellen Carney, analista principal da Forrester, disse em respostas por e-mail que o mercado global de seguros mostra evidências de que a grande tecnologia já está envolvida em seguros.

“Considere os gigantes de tecnologia chineses Alibaba e Ping An e a incursão da Amazon em seguros na Índia e seu lançamento em setembro de seguros para pequenas empresas no Reino Unido”, disse Carney. “Eu estava prevendo que faria algo semelhante nos EUA em 2020, mas essa coisa chamada Covid aconteceu. Dito isso, não ficaria surpreso ao ver o seguro Amazon Small Business em 2023. Claro, o Google teve sua desventura no site de comparação de seguros de automóveis em 2015, mas acho que eles estão apenas em estado de hibernação e voltarão, especialmente com seu nível de contratação de seguros nos últimos dois anos. E, finalmente, não negligencie as operadoras de telecomunicações e redes virtuais móveis – mais difícil identificar aquelas que não estão interessadas em distribuir seguros, e mais farão como a AT&T fez em 2019.”

Carney disse que as empresas de tecnologia serão as distribuidoras primeiro.

“Em algum momento, alguém estará confortável o suficiente para possuir todas as peças de subscrição e emissão, e então as comportas se abrirão”, disse Carney. “E vamos ser sinceros, a 'Grande Demissão/Aposentadoria' será a oportunidade perfeita para as empresas de tecnologia incorporarem exatamente o tipo de talento de que precisam para possuir mais do processo - e mais lucros. Serão linhas como automóveis particulares de passageiros e/ou proprietários e locatários? Eu diria yay no PPA e locatários - talvez não exatamente onde eles precisam estar para possuir HO, especialmente em áreas climáticas mais arriscadas, mas empresas de tecnologia inteligentes usarão análises, IA e assim por diante para identificar motoristas, locatários e proprietários mais seguros que ficam no topo da manutenção e do reparo.”

John Keddy, diretor sênior da Aite-Novarica, diz que o setor espera que o Google e a Amazon causem impacto no setor há uma década.

“Algumas dessas empresas começaram a se firmar nos EUA e em outros países”, diz Keddy. “Mas eles não tiveram muito sucesso ou tração. Vender seguro é diferente de vender outros produtos. Não é vender sapatos ou livros – existem requisitos regulamentares. Não acho que a Amazon ou o Google queiram ter o equilíbrio ou o risco.”

Keddy acrescenta que vê grandes empresas de tecnologia fazendo parceria com uma resseguradora e se concentrando na distribuição como uma associação ao Amazon Prime, mas para seguros.

“Se eu clicar aqui, estarei inscrito no seguro. Subscrever a aposentadoria. É uma jogada interessante. Até agora não vimos pessoas capazes de fazer isso. Acho que no futuro a Amazon terá essa capacidade de distribuir, mas não hoje.”

Keddy diz que, embora as grandes empresas de tecnologia não ofereçam produtos de seguro, elas influenciaram o que os consumidores esperam dos processos digitais.

Uber e Amazon são suas expectativas”, diz Keddy. “As gerações mais jovens foram cultivadas para isso. Startups astutas estão falando sobre isso como streaming e uma taxa de assinatura. Muita coisa está acontecendo em torno do engajamento, fazendo com que as pessoas se sintam conectadas e como se você estivesse fazendo uso suficiente do tempo delas. Envolva-me em uma linguagem que faça sentido para mim.”

Mark Breading, sócio da SME, diz acreditar que as grandes empresas de tecnologia não querem subscrever ou assumir seu próprio risco.

“Eu os vejo mais como um canal para as operadoras e fornecendo soluções tecnológicas para o setor de seguros”, diz Breading, acrescentando que a Amazon é a líder entre as grandes empresas de tecnologia neste espaço no momento.

A Amazon fez parceria com várias seguradoras , incluindo Next Insurance, Marsh, Chubb e Hiscox, em seguros para pequenas empresas para seus varejistas.

“Não vejo Meta , Apple ou Netflix fazendo muito neste espaço”, diz Breading. “Talvez eles o façam em algum momento, mas acho que é principalmente sobre a Amazon e o Google.”
Postado em
25/10/2023
 na categoria
Tecnologia

Mais sobre a categoria

Tecnologia

VER TUDO