O

investimento em insurtechs no ano passado rendeu alguns números saudáveis, com um recorde de US$ 10,5 bilhões de investimentos levantados nos três primeiros trimestres do ano.

No entanto, embora o setor esteja crescendo e se expandindo a um ritmo saudável, os dados também revelam que a grande maioria dos investimentos tem se concentrado em apenas algumas áreas, o que significa que muitas startups ainda estão lutando para escalar em um espaço próspero.

De acordo com um relatório recente da Pine Bridge Investments, a indústria de seguros está se tornando cada vez mais complexa, com novas tendências, baixos rendimentos de ativos, climas econômicos instáveis ​​e um ecossistema em constante mudança. Fusões e aquisições agora são comuns. Associações estratégicas estão expandindo os setores em resposta às demandas por diversificação e um afastamento da produção de receita por meio de rotas de seguro tradicionais.

Soma-se a isso as tecnologias cada vez mais inovadoras, que abrem novas possibilidades, produtos e serviços quase que diariamente, reduzindo a previsibilidade do espaço.

Aumento das taxas de juros e inflação

Os dados sugerem que, devido às taxas de juros mais altas e aos choques da Covid-19 e relacionados a apólices, as seguradoras estão adicionando produtos de taxa flutuante, ativos reais e estratégias semilíquidas. Os resultados mostram que os ativos de taxa flutuante, como empréstimos diretos, empréstimos hipotecários comerciais e obrigações de empréstimos garantidos, estão bem posicionados em um ambiente de escala.

Adoção de tecnologia e indústria

A automação muda o jogo, assim como o aumento da adoção de tecnologias móveis em todo o mundo. 2022 também verá lançamentos maiores de 5G, o que permitirá serviços mais rápidos, uma maior captação e agregação de dados, juntamente com análises relacionadas a riscos em tempo real.

As Insurtechs estão aproveitando as tecnologias de seguro mais recentes para reduzir custos para clientes e seguradoras, melhorar a eficiência operacional e aprimorar toda a experiência do cliente.

O ecossistema digital

Tanto as insurtechs quanto as atuais empresas estão se associando e se fundindo em escala em alta velocidade. Essas mudanças basicamente expandem a presença da empresa, aprimoram produtos e serviços e podem dobrar a base de clientes em uma única transação. Portanto, o mercado de insurtech está evoluindo e mudando rapidamente, tornando-se uma aposta oportunista para os investidores, mas também um ambiente instável, pois o desejo de fazer parceria com outras empresas pode criar suas próprias complicações.

Muitas firmas de PE têm buscado parcerias por meio da propriedade parcial ou total de seguradoras, especialmente redatores de anuidades. O relatório da Pine Investments afirma: “Para os gestores de PE, a atração é o capital estável de longo prazo que vem com os ativos de seguros afiliados.

De acordo com o Capital Markets Bureau da National Association of Insurance Commissioners (NAIC), 177 seguradoras americanas eram detidas ou controladas por empresas de capital privado com caixa total e ativos investidos de aproximadamente US $ 487 bilhões em 2020. Isso foi cerca de 200% acima de 89 seguradoras e 42% de $ 344 bilhões em 2019. A proliferação da atividade de PE chamou a atenção da NAIC em relação ao seu impacto potencial na indústria. ”

ESG e o impacto do investimento

A tendência para o zero líquido e o ESG parece destinada a ser uma grande força de ruptura no setor de insurtech, bem como em todos os setores. Os investidores estão se concentrando em empresas que podem provar que estão em conformidade com ESG e são parceiras de empresas e iniciativas que apóiem ​​a agenda de emissões zero para 2030.
As mudanças climáticas são resseguradoras de PCs devido à sua exposição de subscrição a crises naturais e riscos sociais. Como proprietários de ativos, as seguradoras buscam integrar políticas ESG holísticas em suas decisões de investimento, juntando-se a um grande número de investidores que exigem que seus gestores de ativos relatem dados de portfólio relacionados às emissões de carbono.

Postado em
26/11/2021
 na categoria
Mundo

Mais sobre a categoria

Mundo

VER TUDO