Tecnologia

Blockchain poderia resolver a verificação de seguro

Blockchain poderia resolver a verificação de seguro
O

Instituto RiskStream Collaborative, um consórcio que conta com empresas como a Nationwide e a USAA como contribuintes, está avançando com a prova digital de seguro usando a tecnologia blockchain . Alguns casos de uso são promissores, incluindo uma parceria com a Trustlayer, uma plataforma de gerenciamento de risco da insurtech, para construir uma prova de conceito de verificação de seguro.

Patrick Schmid, vice-presidente do Instituto RiskStream Collaborative, disse que o processo agora para fornecer prova de seguro não é eficiente.

“Você poderia ter um aplicativo de operadora e pode haver um recurso para compartilhar digitalmente que você está segurado com outra parte”, disse Schmid. “A ideia é que a digitalização e a automação diminuíram a carga de entrega de um certificado.”

A Collaborative também construiu uma rede de seguros de blockchain que inclui vários corretores e seguradoras para trabalhar por meio de casos de uso de blockchain que podem ser aplicados ao setor de seguros em geral.

John Fohr, CEO e cofundador da Trustlayer, disse que a empresa está trabalhando com essas seguradoras e corretores para resolver a prova do problema do seguro especificamente.

“Muitas vezes há atritos no início de um relacionamento”, disse Fohr. “Uma ou ambas as partes devem validar a existência de cobertura de seguro. Isso acontece o tempo todo em empréstimos para automóveis ou hipotecas, por exemplo. Cada vez que um encanador vai a um local de trabalho, ele precisa ser rastreado e validado e hoje é um processo manual em papel. Temos uma solução que irá automatizar o legado atual do mundo baseado em papel. ”

A Trustlayer anunciou no início deste mês que havia lançado um piloto de verificação de seguro totalmente digital com a Divisão de Equipamentos Especiais do Great American Insurance Group. A solução usa automação de processos robótica e inteligência artificial para fornecer informações de política em tempo real.

“O objetivo é, com a mesma facilidade com que você conecta sua conta bancária a algo como o Venmo, é assim que estamos visualizando o fluxo de trabalho para seguros”, disse Fohr. “Quando você solicita um empréstimo residencial, pode comprovar a cobertura ali mesmo. Quando você dirige muito com um carro novo, pode provar que tem cobertura em tempo real. ”

Trustlayer fechou recentemente uma rodada de financiamento da Série A de US $ 15,1 milhões . Parte do capital vai para o desenvolvimento de sua solução de prova digital de seguros.

Apesar do entusiasmo geral por novas tecnologias e do potencial do blockchain, alguns não estão totalmente a bordo.

Jeff Goldberg, chefe de insights de seguros e práticas de consultoria do Aite Novarica Group, disse que o blockchain é irrelevante no seguro tradicional.

“Por que isso é algo que não podemos fazer com as tecnologias tradicionais? Quando se trata de implementar abordagens diferentes, o fator limitante raramente é a tecnologia, é o seguro, os agentes, as empresas ”, disse Goldberg. “O blockchain resolve esse problema, não. Para alavancar o blockchain, é necessário que uma empresa concorde com a abordagem. ”

Goldberg disse que entende o uso de blockchain na verificação de seguro, mas não tem certeza se é realmente importante.

“A maioria das seguradoras não é automatizada, então, se você automatizou a verificação do seguro com blockchain, mas não automatizou a obtenção do seguro, você realmente ajudou alguém?” Goldberg perguntou. Ele acrescentou que sabe que está sendo míope e pensando pequeno. Ele reconhece o uso potencial e o valor da prova digital de seguro, mas é cético.

“Blockchain é uma plataforma de tecnologia que você usaria para implementar trocas de dados e informações, isso é ótimo”, disse Goldberg. Ele sugere, no entanto, que o valor real do RiskStream Consortium não está na tecnologia blockchain, mas em reunir um grande número de seguradoras e implementar uma abordagem específica.

“Fazer com que o setor de seguros converse melhor e de maneira mais padronizada terá um enorme valor para todos”, disse ele. “A parte importante é a automação, não o blockchain.”

Postado em
26/10/2021
 na categoria
Tecnologia
Deixe sua opinião

Mais sobre a categoria

Tecnologia

VER TUDO