A abordagem colaborativa entre Seguradoras e Insurtechs proporciona crescimento ao ecossistema de seguros

ambiente de mercado e o comportamento do cliente mudaram com a adoção acelerada do digital nos últimos dois anos. A mentalidade digital gerou várias tendências desde a primeira onda da pandemia e essas tendências mudaram a forma como os seguros são comprados e vendidos. Além disso, também foi forte o impacto causado pelas Insurtechs no setor.
Previsões de que as seguradoras tradicionais se tornariam obsoletas
Diante desse cenário de intensas mudanças, houve um alarde em algumas das previsões iniciais apontando que as startups de seguros tornariam as seguradoras tradicionais obsoletas, sobretudo por conta das das soluções disruptivas e ágeis propostas por essas novas empresas. As previsões não poderiam estar mais erradas.
O avanço do setor
Embora geralmente considerado um retardatário na própria adoção de tecnologia, o setor de seguros (impulsionado pela pandemia), conseguiu avançar rapidamente em inovação e soluções digitais, inclusive do ponto de vista da distribuição digital por meio do corretor de seguros. No entanto, sempre é possível amadurecer processos e melhorar produtos e serviços.
Insurtechs dominam a experiência do cliente
Além de descomplicar os processos, acabar com a burocracia e usar a tecnologia para solucionar problemas antigos do setor, as insurtechs trabalham continuamente para oferecer modelagens de negócios centradas no cliente com o objetivo de conseguir soluções customizadas que sejam simples, que atendam às dos segurados, que possam ser facilmente compreendidas e que tragam algum valor adicional à experiência do usuário do seguro.
Anirban Bose, CEO da Unidade de Negócios Estratégicos de Serviços Financeiros da Capgemini e membro do Conselho Executivo do Grupo, explicou que “para aprofundar o relacionamento com os clientes, as seguradoras terão que colaborar mais com as InsurTechs que já estão dominando a experiência do cliente, aproveitando as tecnologias mais inovadoras e o uso de dados”.
Investimentos em insurtechs aumentam e deixa o cenário positivo para as seguradoras
Segundo a análise do Digital Insurance, entre os dias 1º e 31 de agosto deste ano, houve cerca de 30 rodadas de financiamento no setor de insurtech. De acordo com a 22ª edição do Boletim IRB+Mercado, produzido com base nos dados publicados em agosto pela Susep (órgão que regula o setor), o segmento de seguros cresceu 19,6% (13,1 bilhões) no primeiro semestre de 2022.
Contribuição recíproca
Sabendo que a digitalização, a virtualização e a tecnologia, de um modo geral, tem um impacto sobre a forma como a indústria se relaciona com os seus clientes, fornecedores e parceiros e que as insurtechs nasceram pelas vias da tecnologia e continuam a crescer, em tamanho e relevância, nada mais natural e benéfico para as seguradoras tradicionais que procurar dialogar e estabelecer parcerias com essas empresas disruptoras. Para as seguradoras, essa parceria possibilita fortalecer o elemento da fluidez nas experiências dos segurados junto com a melhora em todos os processos da cadeia de valor que envolvem o seguro e, em troca, elas (as seguradoras) oferecem seus sólidos conhecimentos do setor de seguro tradicional para subscrever, fornecer capacidade de seguro e alavancar o guarda-chuva de regulamentação fornecido por seguradoras estabelecidas há muito tempo.
Vantagens
Segundo o estudo LatAm Insurtech Journey 2021, desenvolvido pela Digital Insurance LatAm, 51% das startups de seguros brasileiras prestam serviços ao mercado tradicional. Isso mostra que o ecossistema baseado na colaboração é a aposta do setor tech para alcançar seus objetivos. Além de diminuir a burocracia, essas empresas também:
- minimizam taxas;
- são movidas por dados;
- automatizam e agilizam processos;
- oferecem maior capacidade de acesso à contratação de seguros;
- reduzem o tempo de resposta a reclamações dos consumidores.
A expansão do ecossistema de seguros
Dessa maneira, com as insurtechs contribuindo para que as seguradoras se tornem mais inovadoras e as seguradoras, por sua vez, oferecendo os conhecimentos sólidos de mais de um século atuando como a rede de proteção da sociedade, a abordagem colaborativa entre seguradoras e insurtechs consegue expandir o ecossistema de seguros. É como disse o famoso jogador de basquete estadunidense, Michael Jordan: “O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos”.