2021 em retrospecto: como está se saindo o setor de Insurtechs?

pós o ano traumático de 2020, este ano representou uma espécie de luz no fim do túnel. Muitas empresas tinham suas esperanças fixadas em 2021 como o suposto ano de recuperação, mas a realidade se mostrou menos direta.
Ben Potts, diretor-gerente da expansiva provedora de soluções de plataforma de seguros baseada em nuvem Novidea, disse: “2021 foi outro ano desafiador para muitos, devido a uma série de questões, incluindo aumento da regulamentação, grandes perdas com gatos, pandemia e um mercado endurecido . Este último tem sido difícil para os clientes e todos os corretores tiveram que melhorar seu jogo para provar seu valor ”.
Tim Nguyen, diretor comercial da Cloud Insurance, um provedor de soluções de sinistros e apólices de SaaS, disse que algumas partes da indústria foram mais afetadas por uma mudança no comportamento do consumidor, como menos viagens, outras seguradoras também estão sendo forçadas a se adaptar aos novo normal causado pelas consequências da pandemia.
No entanto, no geral, as InsurTechs tiveram um bom ano com captação de recursos recorde e maior tração com seguradoras e corretores com visão de futuro, disse Potts.
Centrada nas experiências do cliente
Uma das tendências mais proeminentes de 2021 é o aumento da importância da experiência do cliente. Provavelmente como resultado de mais tempo gasto em casa, os consumidores estão exigindo serviços online mais rápidos, convenientes e personalizados.
Na verdade, Nguyen, da Cloud Insurance, observou que nos últimos 12-18 meses, o setor viu uma mudança acelerada em direção à centralização no cliente. “A pandemia provou que muitas seguradoras não tinham uma experiência totalmente digital para o cliente”, disse ele.
Toon Vanparys, CEO da empresa de ciência de dados e mudança de comportamento Sentiance, concordou: “Sem dúvida, a maior tendência está na experiência do cliente. A InsurTechs deseja oferecer aos clientes soluções seguras, fáceis e seguras. É tudo uma questão de ser simples, rápido e digital. ”
O impulso para digitalizar
Um resultado da evolução das expectativas do consumidor foi um impulso para digitalizar e adotar mais tecnologias. Peter Reynolds, chefe de seguros internacionais da Earnix, disse: “A melhor maneira de lidar com essas mudanças rápidas em todo o setor é encontrar a melhor solução de tecnologia que seja compatível com sistemas corporativos e implementar soluções com classificação totalmente personalizada e dinâmica e recursos de preços. Isso permite que as seguradoras aumentem a satisfação e retenção do cliente e atendam a seus objetivos de negócios ”.
Reynolds propôs que o seguro baseado no uso (UBI) fornece uma solução desejável e eficaz para entender melhor as necessidades do consumidor.
Embora já exista desde a década de 1990, Reynolds disse que a pandemia agiu como um catalisador para o aumento da adoção do UBI. No contexto do seguro de automóveis, por exemplo, como os consumidores passam mais tempo em casa e menos tempo dirigindo, eles exigem cobertura de seguro de automóveis para refletir as mudanças em seus hábitos de direção. “Agora, as seguradoras reconhecem que devem atender aos consumidores onde estão hoje e prever com precisão as mudanças futuras em seu comportamento que refletem um mercado dinâmico”, acrescentou.
Em julho, a Earnix adquiriu os ativos da Driveway Software, fornecedora de telemática de IA, para expandir suas soluções de UBI e Behavior-Based Insurance (BBI). A oferta foi projetada para permitir que as seguradoras de automóveis gerenciem todo o ciclo de vida de UBI / BBI baseado em telemática personalizada por meio de um compromisso centrado em dispositivos móveis. A oferta de UBI / BBI da Earnix agora oferece um conjunto completo de recursos integrados necessários para que as operadoras antecipem e atendam de forma proativa às necessidades do mercado em constante mudança - precisão de dados, modelos de risco de condução, envolvimento do motorista - resultando em preços mais precisos e ofertas mais personalizadas.
Conveniência do cliente
Durante as profundezas dos bloqueios, os consumidores descobriram a conveniência de ter suas necessidades atendidas no conforto de suas casas.
A provedora de plataforma de seguros Novidea também viu uma grande mudança em direção à experiência do cliente de corretores de seguros, agências e agentes gerenciadores gerais (MGAs). Potts disse: “Em parte, isso é impulsionado por mudanças nas expectativas dos clientes, moldadas por suas experiências fora do seguro, desde reservar um quarto de hotel, pedir comida, transferir dinheiro e acessar o que eles querem, 24 horas por dia, 7 dias por semana, da Amazon. ”
Corretores com visão de futuro que procuram diferenciar suas ofertas em um mercado difícil agora estão oferecendo portais de clientes. Com a solução de portal da Novidea, explicou Potts, os corretores podem oferecer a seus clientes uma experiência de autoatendimento perfeita, com fácil acesso a toda a sua documentação e dados, de qualquer lugar a qualquer hora.
A Cloud Insurance também experimentou a demanda de empresas por portais de clientes, projetando um produto de seguro saúde 100% digital e um portal do cliente para um cliente na Finlândia. “Eles [o cliente] agora podem perturbar seu mercado, oferecendo inscrição digital de novos clientes, com um questionário de saúde online, preços inteligentes e documentos de seguro no portal do cliente”, disse Nguyen.
Desenvolvimentos notáveis
A Novidea viu um aumento na demanda global por sua plataforma de seguro 'nascida na nuvem', que, segundo ela, permite que os corretores gerem eficiências operacionais em todo o ciclo de vida da distribuição. O aumento da demanda foi refletido por mais de 100% de crescimento ano a ano e uma duplicação de suas operações em 2021, bem como a obtenção de financiamento da Série B de $ 30 milhões, com um total arrecadado até agora de $ 50 milhões, para expandir suas operações em EUA, Reino Unido e Europa, e para acelerar a inovação de produtos para atender ao aumento da demanda global.
A empresa também formou várias parcerias, incluindo uma com o ACORD Solutions Group , que é a organização de definição de padrões para a indústria global de seguros. A parceria permitiu à Novidea trabalhar em estreita colaboração com a comunidade ACORD, bem como com o resto do ecossistema de seguros, para compartilhar ideias e se envolver com outros participantes líderes do mercado, incluindo fornecedores de tecnologia e empresas estabelecidas.
A Earnix, empresa InsurTech100, descreveu 2021 como um “ano de transformação”. A empresa sediada em Israel continuou seu crescimento com um novo escritório em Londres, reforçando sua presença para um total de sete escritórios globais e clientes em mais de 30 países. Notavelmente, Earnix também ganhou o cobiçado status de unicórnio após uma rodada de financiamento de US $ 75 milhões liderada pela Insight Partners.
A Sentiance também teve um 2021 agitado, que passou em grande parte com foco na melhoria das experiências do cliente. A empresa se associou à AI Base Technology, sediada no Japão, para oferecer seus insights comportamentais sobre a plataforma Fukurou AI da empresa, em uma tentativa de otimizar a interação e o envolvimento do cliente.
Desafios futuros: consumidores exigentes
É provável que a tendência de se concentrar no cliente persista, principalmente à medida que suas demandas continuam a evoluir. Olhando para o futuro, Vanparys da Sentiance disse que a lucratividade e a crescente demanda por melhorias contínuas na experiência do cliente serão um desafio futuro para a indústria de InsurTech. “Os clientes estão se tornando cada vez mais exigentes e, portanto, criar um envolvimento ininterrupto será crucial”, disse ele.
De acordo com Nguyen da Cloud Insurance, enfrentar o desafio da centralização no cliente representa uma oportunidade. Para que as seguradoras se tornem verdadeira e totalmente centradas no cliente, ele disse, elas ainda precisam de um empurrão na direção certa. “Essa tarefa recairá em grande parte sobre os ombros dos fornecedores InsurTech ...”
Além disso, a adaptação ao cenário econômico em constante evolução atrai a atenção das InsurTechs, disse ele. “Essas são oportunidades imensas que exemplificam porque as seguradoras e as InsurTechs são complementares e trarão grandes parcerias por muitos anos.”
Potts da Novidea disse que também espera ver mais fusões e aquisições entre InsurTechs, onde escala, capital ou recursos complementares são necessários. Ele citou a proposta de aquisição da Metromile pela Lemonade, ou a aquisição da Insurwave pelo IncubEx. No entanto, qualquer InsurTechs em estágio inicial pode ter dificuldade em encontrar financiamento, com a maior parte do capital indo para empresas estabelecidas com modelos comprovados e fontes de receita.
Os melhores talentos para apoiar a tecnologia
Reynolds da Earnix alertou sobre uma lacuna de talento: “O setor de seguros está enfrentando uma lacuna de talento e a tecnologia é apenas parte da solução. As seguradoras precisam se ver como empresas de alta tecnologia para atrair talentos. Entre a Grande Renúncia e o Tsunami de Prata, todas as empresas devem abordar a contratação de forma estratégica. ”
No entanto, ele continuou, com as seguradoras, elas também devem demonstrar o valor da indústria, bem como mostrar que mesmo as indústrias maduras podem atender às demandas modernas, como iniciativas de trabalho em casa.
Potts da Novidea acrescentou que espera que o crescimento contínuo e a transformação digital acelerem até 2022, incluindo entre a comunidade de corretagem, que já está começando a ver os benefícios das ações tomadas este ano em seus negócios.
“Isso vai apresentar muitas oportunidades para as InsurTechs que podem agregar valor ao mercado, mas não será sem seus desafios. Os problemas incluirão a obtenção e retenção dos melhores talentos em um mercado de trabalho muito competitivo, especialmente para quem procura tecnologia avançada e habilidades de análise de dados ”.
Copyright © 2021 FinTech Global