uidar de si e da própria saúde deveria ser uma atividade que encerra o objetivo em si mesma, afinal, propicia o bem estar físico e mental.
No entanto, muitas vezes, o indivíduo deixa de dedicar um tempo à prática de exercícios físicos e outras atividades salutares devido a fatores que dificultam e até impossibilitam essas atividades. Por exemplo:
- Falta de tempo
- Sono desregulado
- Tratamentos debilitantes de doenças
- Falta de motivação
- A busca por resultados estéticos rápidos
Ainda que haja dificuldades, como as citadas acima, cuidar da saúde é um pressuposto básico para viver com conforto físico e mental.
Pensando em colaborar para a proteção da saúde dos segurados e motivá-los a terem um estilo de vida saudável, algumas seguradoras lançaram programas que recompensam financeiramente seus clientes à medida que eles adotam padrões mais salutares no cotidiano.
Valor final é personalizado de acordo com atitude do segurado
A startup de seguros WinSocial é especializada em inclusão social e, na busca por valorizar atitudes saudáveis por meio da tecnologia, apresentou um novo seguro de vida para pessoas com doenças crônicas que se cuidam. A empresa desenvolveu uma tecnologia exclusiva, que personaliza o seguro de vida de acordo com as informações de saúde, como peso, altura, histórico de outras doenças, hemoglobina glicada, nível de atividade física e até mesmo a verificação da pulsação, o que possibilita a inclusão de pessoas com condições crônicas.
Assim, pessoas que mantêm um estilo de vida saudável e que possuem alguma condição de saúde específica, podem ter acesso ao seguro de vida por um valor personalizado. É o caso de quem tem obesidade, hipertensão, HIV e alguns tipos de câncer.
A visão da startup, de acordo com o manifesto no seu próprio blog, é: “Cada pessoa é única. Um traço especial, uma característica, gosto ou jeito marcante. Às vezes é o seu modo de vestir, o seu jeito de falar ou as expressões que você faz. Não importa o que digam ou pensem. Acreditamos que o que te define são as suas atitudes!”
Plataforma integra seguro de vida, bem-estar e impacto social
A Betterfly, plataforma de benefícios orientada por propósito social que chegou ao Brasil recentemente, oferece uma assinatura de benefícios digitais por meio de seu app. O aplicativo estimula a prática de exercícios físicos, alimentação saudável e cuidado com corpo e mente, transformando esses bons hábitos em ações de impacto social, como a doação de alimentos e de água potável a quem não tem acesso. Há ainda outras contrapartidas, como o plantio de árvores.
De acordo com matéria no valor econômico, a utilização do app no Chile atinge 70% dos usuários. Essa adesão considerada alta vem da “gameficação” do produto. À medida que o usuários faz mais exercícios ou outras atividades ligadas ao bem estar, o valor da cobertura do seguro de vida fica mais alto.
“O fato de colocarmos o propósito social no centro de tudo o que fazemos nos ajudou a crescer e atingir vários marcos”.
A Betterfly foi criada pelo chileno Eduardo Della Maggiora, que trabalhava em um banco de investimentos nos EUA e se viu com sobrepeso e enfrentando uma crise de burnout. O executivo conseguiu mudar de vida e se tornou triatleta , enquanto prestava trabalho voluntário na áfrica. E sobre o fato de a organização ser estruturada como corporação de benefício público, Maggiora disse:“Muitas vezes me diziam que isso nos impediria de crescer e levantar capital no futuro. Na realidade, tem acontecido o oposto. O fato de colocarmos o propósito social no centro de tudo o que fazemos nos ajudou a crescer e atingir vários marcos”.
A startup unicórnio começou sua expansão internacional pelo Brasil depois de receber US$ 60 milhões (R$ 316,2 milhões) na Série B há nove meses. Agora, planeja usar os recursos para continuar a investir na plataforma e iniciar operações em sete novos mercados em 2022: México, Colômbia, Argentina, Peru, Equador, Panamá e Costa Rica. Em 2023, mais três mercados devem ser incluídos: EUA, Portugal e Espanha.
Programa de mudança de comportamentos e recompensas
A Prudential lançou o Prudential Vitality, programa de recompensas que tem como objetivo incentivar uma jornada de exercícios físicos e de cuidados com o bem estar. O programa funciona com base na plataforma global da Vitality que, há mais de vinte anos, estuda e aprimora programas de mudança de comportamento, incentivando hábitos e escolhas saudáveis, contribuindo para a prevenção de doenças e de condições crônicas.
No Vitality, as metas cumpridas são recompensadas semanalmente com vouchers em serviços de transporte, alimentação, streaming de música e academia.
Cashback de até 100%
O cliente pode comprar um smartwatch com desconto exclusivo do programa e ter cashback de até 100% do valor ao bater suas metas semanais de atividade física. E, ainda, a pontuação anual no Prudential Vitality pode até valer cashback do prêmio anual de seguro, de acordo com as apólices elegíveis.
Todos querem ser reconhecidos e recompensados
Desde a mais tenra infância o ser humano é ensinado que: se fizer o dever de casa, poderá sair para brincar; se tirar boas notas, ganhará um brinquedo legal (cada qual dentro das suas possibilidades); se for bem comportado, ganha, no mínimo, elogios.
Assim flui naturalmente a seguinte tese decorrer da vida: quando um indivíduo se esforça para algo ou tem um comportamento acima da média, dentro de determinado escopo e natureza, que beneficia outrem, o que é esperado é: reconhecimento.
Dentro do ramo segurador, cujo objetivo é fornecer proteções diante de riscos previamente analisados, a prática de reconhecer e até recompensar a outra parte da relação contratual que está tendo um esforço extra ou, simplesmente, “se comportando bem” para não incorrer em riscos indenizáveis, é uma tendência benéfica e justa para ambos e para a sociedade. O segurado mantém a saúde em dia, vive mais e melhor; a seguradora deixa de gastar com possíveis pagamentos de indenizações por morte ou invalidez e a sociedade desafoga os seus sistemas de saúde.