A

s pessoas já ouviam falar expressões como “invasão hacker”, “ataque hacker” e “segurança da informação” há algum tempo. No entanto, de 2 anos para cá, essas expressões se tornaram corriqueiras entre comunicados internos das empresas e matérias de jornal.

Aumento de mais de 200% 

Segundo uma pesquisa divulgada em maio/2022 pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), as empresas brasileiras nunca estiveram tão preocupadas com ataques hackers.

Isso porque os ataques cibernéticos contra empresas brasileiras cresceram 220% somente no primeiro semestre de 2021 em comparação com o mesmo período de 2020, de acordo com o grupo Mz _ empresa especializada em relações com investidores, com base em dados levantados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), agência regulada pelo Ministério da Economia.  

Aumento de atividade hacker durante a pandemia

Para Claudio Bonel, analista de dados e fundador de uma startup de Business Intelligence e Analytics, o aumento da atividade hacker está relacionado à implementação do trabalho remoto durante a pandemia. De acordo com ele, o trabalho home-office deixou as empresas mais vulneráveis.    

“Os ataques às empresas aumentaram bastante em tempos de pandemia, período em que o trabalho home-office foi implementado em grande escala. Com isso, nós temos um volume maior de acesso remoto, onde as pessoas acessam dados importantes diretamente de casa. Esse maior número de acessos facilita a invasão dos sistemas”, explicou.

Qual o tipo de golpe mais comum?

O ransomware, uma modalidade de ataque hacker que faz o  sequestro digital dos dados com objetivo de pedir resgate em dinheiro para liberar os dados sequestrados, foi o golpe mais comum nas empresas. Uma parcela de 55% das empresas brasileiras foram atingidas por pelo menos um golpe de ransomware, em 2021. 

Setor de saúde é alvo mais atacado

As atividades ligadas aos cuidados com saúde agora sofrem mais ataques cibernéticos do que qualquer outra indústria, sendo que um terço de todos os ataques cibernéticos são destinados a instituições de saúde. Caio Sposito, country manager para o Brasil da Arcserve, principal provedor de proteção contra ataques de ransomware e resiliência de dados do mundo, explica as razões pelas quais as instituições de saúde são as mais atacadas: “Os criminosos identificam o setor de saúde como um alvo valioso e vulnerável. Os hackers sabem que os dados de pacientes e os sistemas hospitalares são presas lucrativas, viabilizando pedidos elevados de resgate alto se comprometerem dados de pacientes ou sistemas de saúde. E eles também sabem que as organizações de saúde são mais propensas a pagar os criminosos, uma vez que dados e sistemas comprometidos podem custar vidas em um ambiente hospitalar”.

Ataques tendem a ser mais numerosos

Para Sposito,é inútil pensar que os criminosos vão recuar ao saber que estão colocando vidas humanas em risco. Quase um quarto das instituições de saúde vítimas de ransomware em 2019 e 2020 relataram aumento nas taxas de mortalidade de pacientes após o ataque. “Estes ataques, infelizmente, tendem a ser mais numerosos e cabe às instituições se protegerem”.

Procura por seguro cibernético cresceu mais de 40%

A procura por seguros cibernéticos cresceu 41,5% nos primeiros três meses de 2022, quando comparado com o mesmo período do ano passado, de acordo com o levantamento da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg).

Seguradoras arrecadaram 13 milhões em apenas 1 mês

O estudo obtido com exclusividade pela CNN mostra que as empresas brasileiras gastaram, no período, aproximadamente R$34,5 milhões em seguros contra ciberataques. Somente em março, as seguradoras do setor arrecadaram R$13 milhões.

Tokio Marine é destaque no produto

Devido aos números alarmantes de ataques cibernéticos, alguns grandes players viram a necessidade de oferecer proteção contra esses ataques. A Tokio Marine se destaca nessa área por oferecer um seguro completo e permite às empresas contratantes ter segurança e tranquilidade no mundo digital. A superintendente de Linhas Financeiras da Tokio Marine, Carol Ayub, afirmou:  “Essa é uma carteira estratégica para a companhia. Em 2021, a Tokio Marine chegou a liderar durante boa parte do ano o mercado nos produtos de Linhas Financeiras (considerando os seguros D&O, E&O e Riscos Cibernéticos) pelo critério Prêmio de Seguros. Este resultado é um reflexo de um trabalho bastante focado que temos feito na área de Linhas Financeiras, cuja procura pelos produtos tem crescido bastante no País.” 

Reembolso de prejuízos causados por ações judiciais envolvendo terceiros

A cobertura básica do Seguro de Riscos Cibernéticos da Tokio Marine cobre a Responsabilidade Cibernética do Segurado e garante o reembolso de prejuízos causados por ações judiciais envolvendo terceiros.

A reclamação pode ser originada de um:

  • Evento de Responsabilidade de Dados: quando um dado ou informação não-pública de terceiros, pelos quais o Segurado seja legalmente responsável, são perdidos, por exemplo.
  • Evento de Responsabilidade de Mídia: ocorre quando o Segurado é acionado legalmente por plágio, pirataria, apropriação indébita ou roubo de ideias, por exemplo.
  • Evento de Segurança de Rede: um exemplo é quando um Malware (um código desenvolvido para causar um mal, como apagar dados ou negar um acesso) é transmitido a partir da rede do Segurado.

Há ainda a  possibilidade de contratação de quatro coberturas adicionais:

  • Custos de Remediação
  • Multas PCI e Custos de Avaliação
  • Extorsão Cibernética
  • Lucros Cessantes

Seguro Cyber individual

A Bradesco Seguros oferece o O Seguro Proteção Digital para pessoas físicas que querem se proteger de transações indevidas (TED, DOC, PIX, Pagamentos de boletos e recarga de celulares) realizadas por terceiros no aplicativo do Bradesco, em caso de coação e em ocasiões de perda, furto (simples e qualificado) ou roubo do seu celular, smartphone ou tablet. 

O seguro pode ser contratado diretamente pelo aplicativo Bradesco e o segurado já fica protegido a partir das 24 horas da data de pagamento. 

Blindagem contra hackers em conexões Wi-Fi

Ao contratar o Seguro Proteção Digital, o segurado garante o benefício da Assistência Cyber do aplicativo HERO e passa a dispor de um pacote de serviços que oferece mais segurança e performance para o uso diário do aparelho celular. Inclui proteção antivírus, blindagem contra hackers em conexões Wi-Fi e privacidade de informações. Também facilita a otimização do dispositivo móvel, com a possibilidade de armazenar arquivos em nuvem e até mesmo o esclarecimento e resolução de problemas técnicos.

Oportunidade para corretores expandirem suas carteiras

Com o aumento de mais de 200% na ocorrência de ataques cibernéticos e o engajamento das seguradoras em oferecer as proteções necessárias para esse tipo de risco, os corretores têm em mãos uma oportunidade gigantesca de expandir suas carteiras oferecendo esse produto aos clientes. 

Se pensar que praticamente todas as empresas de todos os ramos existentes trabalham com computadores e rede de dados e que quase todas as pessoas usam seus smartphones para realizar transações que envolvem dados sensíveis (dados pessoais), a penetração desse tipo de produto tende a se tornar muito maior e os corretores, como mediadores da venda, poderão aumentar exponencialmente suas carteiras.

Postado em
19/7/2022
 na categoria
Inovação

Mais sobre a categoria

Inovação

VER TUDO