N

o início deste ano, a Icatu firmou uma parceria estratégica com a Proteção360, plataforma especializada na formação e no desenvolvimento de profissionais do mercado de Proteção Financeira. Henrique Jenkins, Diretor da Regional Nordeste da Icatu, concedeu entrevista exclusiva à Insurtalks para falar sobre como surgiu a ideia dessa parceria, o objetivo desta colaboração, os conhecimentos que os participantes do programa podem adquirir, como as instalações inovadoras e as tecnologias avançadas do centro de formação vão colaborar para maximizar o aprendizado e a aplicação prática do conteúdo, como o programa se alinha à  missão da Icatu e outros detalhes que envolvem essa parceria. Confira abaixo a íntegra do bate-papo:

Insurtalks: Como surgiu a ideia dessa parceria entre a Icatu e a Proteção360 e qual é o principal objetivo desta colaboração?

Henrique Jenkins: A parceria estratégica com a Proteção360, criada pelo Fernando Dantas, foi pensada para impulsionar a capacitação de corretores de seguros em Fortaleza (CE). O objetivo principal foi criar uma plataforma de negócios que capacitasse e aprimorasse profissionais do mercado de Proteção Financeira, permitindo que atuassem de maneira eficaz em um mercado em constante evolução. A iniciativa abrange não apenas corretores já registrados na Susep e atuantes no segmento, mas também aqueles recém-ingressados que buscam desenvolvimento.

Insurtalks: Poderia detalhar como o programa funciona e quais são seus principais componentes?

Henrique Jenkins: O centro de formação proporciona aulas e palestras semanais conduzidas por especialistas do setor, juntamente com programas de mentoria e treinamentos especializados. O foco será no desenvolvimento de habilidades e conhecimentos nas áreas de Acumulação, Proteção e Renda. A plataforma prepara os indivíduos para suas carreiras e os capacita para desempenharem um papel ativo na comunidade. Além disso, oferece uma visão concreta e acessível dos benefícios da proteção financeira para a sociedade como um todo.

Insurtalks: Que tipo de conhecimentos e habilidades os participantes do programa podem esperar adquirir?

Henrique Jenkins: Além do suporte da equipe de mentoria liderada por Fernando, os participantes terão acesso à Educatu, a plataforma de treinamento online da Icatu que oferece mais de 40 cursos gratuitos, abrangendo temas como proteção patrimonial, Seguro de Vida, desenvolvimento profissional e outras habilidades que destacam os corretores como profissionais de alta performance no mercado. A Educatu estabeleceu parcerias estratégicas com instituições renomadas, incluindo Ibmec e Escola Nacional de Seguros (ENS), proporcionando um total de 130 horas de treinamento.

Insurtalks: De que maneira as instalações inovadoras e as tecnologias avançadas do centro de formação vão colaborar para maximizar o aprendizado e a aplicação prática do conteúdo para os participantes do programa?

Henrique Jenkins: Os participantes têm à disposição uma infraestrutura cuidadosamente planejada, que inclui instalações inovadoras e tecnologias avançadas, como um sistema de CRM dedicado para uma gestão eficaz de vendas e pós-vendas. Além disso, terão à disposição um espaço de coworking, que oferece um escritório como endereço fiscal para o registro da Corretora, proporcionando conveniência e suporte profissional adicional. Essa parceria representa um avanço significativo na busca pela excelência e inovação no mercado de proteção financeira, ao unir a solidez e as características inovadoras de duas empresas com mais de 30 anos de mercado. 

Insurtalks: Quais são os benefícios tangíveis que os corretores de seguros e os profissionais de outros segmentos interessados em ingressar nesse campo podem obter?

Henrique Jenkins: Nossa intenção é que o conhecimento não seja simplesmente transmitido, mas sim construído de maneira didática e lúdica. Isso permitirá que os novos corretores de Seguro de Vida não apenas compreendam, mas também internalizem a responsabilidade social inerente a essa área, trazendo perspectivas e abordagens valiosas para suas jornadas profissionais. Nossa iniciativa visa prepará-los através de uma abordagem estratégica, incluindo uma análise minuciosa da vida e características individuais de cada cliente. Dessa forma, buscamos desenvolver a assertividade na venda consultiva, crucial para uma atuação bem-sucedida

Insurtalks: Vocês acreditam que o programa pode, direta ou indiretamente, colaborar para a qualidade de vida e a tranquilidade financeira das pessoas, alinhando-se com a missão da Icatu?

Henrique Jenkins: Sim. Nosso principal objetivo como seguradora é oferecer as melhores soluções para que nossos clientes consigam planejar o futuro, proteger o presente e realizar projetos em cada fase da vida. Isso implica ter um canal eficiente para transmitir conhecimento e informações de alta qualidade sobre proteção financeira. Por isso, desenvolver e potencializar as habilidades de vendas consultivas dos corretores, sobretudo diante de uma iniciativa tão completa, faz com que, por conseguinte, impactem positivamente a sociedade.

Insurtalks: Como a Icatu, sendo uma das três seguradoras mais inovadoras do país, integrou essa inovação no programa de desenvolvimento?

Henrique Jenkins: O progresso da Icatu como uma seguradora cada vez mais inovadora é resultado de diversas iniciativas alinhadas à estratégia da companhia de tornar as experiências de seus clientes, parceiros e corretores mais ágeis e simplificadas. Dentre os avanços, estão a otimização dos processos de avaliação de riscos por meio da utilização de inteligência artificial e machine learning. Reestruturamos a forma de implantar novas apólices de seguro coletivo, entre outras medidas. Nesse contexto, os corretores serão beneficiados, pois possuem um ecossistema de inovação integrado à sua rotina de trabalho.

Insurtalks: Há pretensão de evolução na parceria entre a Icatu e a Proteção360 de modo a expandir este programa para outras regiões do Brasil? Se sim, ela será implementada nos mesmos moldes ou vocês pensam em moldar o programa de acordo com as necessidades distintas de cada região?

Henrique Jenkins: O projeto está se desenvolvendo em Fortaleza e, nesse primeiro momento, a iniciativa está em fase de implantação. Vamos analisar o modelo, a assertividade das ações, o nível de aproveitamento e outras métricas fundamentais para o amadurecimento e disseminação do projeto. Mas já existem mapeamentos de outras praças para que a cultura da proteção financeira se expanda cada vez mais. 

Postado em
26/1/2024
 na categoria
Inovação

Mais sobre a categoria

Inovação

VER TUDO