A Rússia está prestes a experimentar um boom de insurtechs?

setor de seguros em geral na Rússia despertou e está ganhando impulso de crescimento, relata um novo estudo da GlobalData, sugerindo que a ex-nação soviética pode muito bem se tornar uma cidade próspera para insurtechs.
O mercado de seguros da Rússia experimentou uma queda durante o período de pandemia, mas agora mostra sinais encorajadores de recuperação, com um CAGR de 4,9% e uma taxa de crescimento saudável, saltando de $ 16 bilhões em prêmios brutos subscritos em 2020 para US$ 19,3 bilhões em 2025 se o status quo for mantido. No entanto, espera-se que o momentum continue crescendo e, portanto, essa previsão de crescimento é uma estimativa conservadora.
Mercado de seguros da Rússia
O mercado de seguros na Rússia é dominado por três setores principais. São eles: acidentes pessoais e saúde (PA&H), seguros de bens e seguros marítimos, de aviação e de trânsito.
- Acidentes pessoais e saúde (PA&H) é o maior segmento de seguros gerais na Rússia, respondendo por 33% do GWP em 2020. O segmento cresceu a uma taxa mais lenta de 3,1% em 2020, ante o crescimento de 14,4% verificado em 2019, devido às restrições de bloqueio induzido por pandemia. Esse segmento se recuperou no início de 2021, à medida que as empresas aumentaram os benefícios que ofereciam aos empregadores nas apólices de seguro saúde em grupo. Este segmento sozinho deverá crescer a um CAGR de 6,1% até 2025
- O seguro de propriedade é o segundo maior segmento dentro da indústria de seguros gerais da Rússia, respondendo por 23,8% do GWP de seguros gerais em 2020. Isso também deve crescer a um CAGR de 6,1% durante 2020-25 e está sendo impulsionado pelo desenvolvimento de infraestrutura do governo dirigir.
- Aviação e trânsito marítimo (MAT) Este segmento respondeu por 20,3% do GWP de seguro geral da Rússia em 2020. O seguro MAT na Rússia caiu 6,9% em 2020 como resultado do fechamento de fronteiras e restrições de viagens durante a pandemia. O segmento está previsto para expandir a um CAGR de 3,7% de 2021 a 2025, motivado por uma ressurreição nas viagens e um aumento nas exportações de petróleo.
A Rússia é um mercado emergente para insurtechs?
O setor de seguros na Rússia é bastante imaturo. O mercado começou a se formar no início dos anos 90, após a queda do comunismo e depois que os primeiros negócios comerciais começaram a se desenvolver. Antes disso, havia apenas duas operadoras de seguros, e ambas eram controladas pelo Estado. Eles eram Rosgosstrakh, dedicado ao seguro pessoal doméstico, eIngosstrakh,focado em operações de comércio exterior.
No entanto, desde então, o mercado passou por um crescimento significativo, e agora existem quase 200 seguradoras na Rússia - embora a participação de mercado seja liderada por apenas 10 operativas que coletam cerca de 70% dos prêmios anuais brutos subscritos. Moscou também é o centro de seguros, arrecadando cerca de 60% do GWP. As empresas nacionais dominam o mercado e, embora algumas empresas estrangeiras tenham entrado no mercado, elas representam apenas uma pequena porcentagem dos negócios. Essas operações estrangeiras também são principalmente linhas de resseguro que atendem a programas globais administrados por empresas no exterior.
Essa situação é agravada pelo fato de os corretores estrangeiros serem impedidos de oferecer serviços na Rússia, com exceção do resseguro. O seguro digital está começando a ter tendência - no entanto, ainda há uma série de problemas com ele em termos de implementação devido aos elementos restritivos do mercado. Mas, o crescimento e o progresso sugerem que a Rússia está no caminho certo em termos de abraçar mais serviços de seguro digital.
Renascimento da indústria de seguros russa
Falando sobre a crescente taxa de crescimento no setor de seguros da Rússia, Ashish Raj, Analista de Seguros da GlobalData , explicou: “Estamos vendo indicações claras de um renascimento da Rússia em 2021, com a economia do país esperando um crescimento de 4,1% até o final do ano já que se beneficia do aumento dos preços do petróleo e da energia. ”
Ele acrescentou: “À medida que a economia se recupera, mais pessoas sairão de casa para trabalhar ou lazer (convidando ao maior risco de acidentes), farão compras de imóveis e viajarão - todas atividades que levam alguém a procurar serviços de seguro. Além disso, a Rússia tem algumas políticas governamentais favoráveis que fornecem um apoio inestimável às empresas neste espaço. ”