É

incrível ver, hoje em dia, crianças de 3-4 anos navegando sozinhas pelos celulares dos pais, escolhendo vídeos no Youtube ou baixando aplicativos de jogos de forma intuitiva. Por esse motivo, é impossível ignorar a tecnologia como ferramenta de apoio à educação - e a gamificação é um grande exemplo disso. 

Gamificação é uma metodologia de ensino que se origina do termo, em inglês, gamification. Segundo Luciane Maria Fadel e Vania Ribas Ulbricht, autoras do livro "Gamificação na Educação", o conceito se resume à:

"aplicação de elementos de jogos em atividades de não jogos. Assim, embora a palavra tenha sido utilizada pela primeira vez em 2010, a gamificação tem sido aplicada há muito tempo. Na educação, por exemplo, a criança podia ter seu trabalho reconhecido com estrelinhas (recompensa) ou as palavras iam se tornando cada vez mais difíceis de serem soletradas no ditado da professora.”

Convenhamos: o ser humano é naturalmente atraído por jogos, tem espírito competitivo e gosta de se desafiar. Inclusive, nos primórdios, os gregos já realizavam suas competições olímpicas.

Quais são os principais benefícios da gamificação?

✅ Torna o ensino mais estimulante;

✅ Evolução rápida do aluno;

✅ Abre espaço para a participação;

✅ Favorece a adaptação;

✅ Melhora os resultados.

Por que a gamificação apresenta grandes resultados?

Eu, você, todos nós já nos vimos desmotivados para assistir a alguma aula - e é super normal. Apresentar apenas conteúdos teóricos para os alunos pode ser cansativo e "automático" se realizado sempre da mesma forma, todos os dias. 

Segundo a  Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser, a nossa taxa retenção de conhecimento funciona assim:

Então, a gamificação potencializa os processos de ensino e aumenta o engajamento com a informação de forma espontânea.

Segundo a 9ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), 2022 já é um dos anos em que as pessoas mais jogaram no Brasil, com cerca de 3 a cada 4 brasileiros afirmando que são fãs de jogos eletrônicos. 

Os dados apontam que 74,5% dos brasileiros jogam atualmente, o que é um aumento de 2,5% em relação aos dados da pesquisa passada e a maior marca já registrada pela PGB — sendo mais alta até que os números de 2020 e 2021, anos em que houve períodos de isolamento por causa da pandemia da COVID-19.

Como a gamificação pode influenciar positivamente o mercado de seguros?

Mudar é preciso, mas se adaptar é necessário. O Mercado de Seguros por muitos anos adota postura conservadora ( alguns até chamam de atrasada). As Insurtechs vieram para tentar mudar essa roda, já perceberam que vão PRECISAR do corretor atuante em seu modelo de negócio, então vão cada vez mais apostar em técnicas de retenção e incentivo para o corretor. Nesse sentido a educação e a gamificação se tornam fatores ainda mais primordiais no ecossistema de Seguro, na verdade eles serão Game Changers. O estudo “Implementing a gamification strategy – The importance of winning the game in insurance”, realizado pela consultoria EY, destaca os maiores benefícios da gamificação no setor de seguros:

• Engajamento dos clientes: a gamificação pode transformar ações comuns em experiências interessantes e divertidas, que mantêm o retorno dos usuários.

• Fortalecimento da marca: ao ajudar as empresas a motivar clientes a comprarem seus produtos e serviços, a gamificação pode aumentar a notoriedade, afinidade e penetração da marca, bem como a intenção de compra.

• Treinamento de clientes e funcionários: a gamificação pode ajudar a orientar os clientes a conhecer e escolher o mais adequado produto. Também pode ajudar oferecendo aos funcionários mais informações para planejamentos estratégicos.

• Motivar o cliente a agir: a gamificação provou influenciar, e até mesmo, mudar comportamentos em áreas como saúde e bem-estar, direção segura, gestão de patrimônio e finanças, planejamento e sustentabilidade — todas as áreas onde as pessoas expressam uma forte intenção de agir sem realmente agir.

Case de sucesso

Segundo aponta a LoySci, a MAPFRE Seguros é um dos exemplos de empresas que estão aplicando estratégias de gamificação tanto para o público interno - cujo objetivo é motivar os empregados, promover a inovação, formar um espírito de equipe e melhorar processos internos -, quanto externo, visando a fidelização de clientes e aumento de vendas.

Internamente, a MAPFRE investiu na gamificação para o treinamento das equipes de vendas, com dinâmicas de jogo com objetivos mensuráveis, incentivos e prêmios, que muitas vezes envolvem reconhecimento e crescimento profissional. 

A empresa também usa a gamificação e a tecnologia – aplicativos móveis – para se relacionar com os clientes e identificar os que envolvem um menor risco (seja por seus hábitos de saúde, seja por sua maneira de dirigir, por exemplo), e oferecem preços mais reduzidos para os que apresentam melhor desempenho. A ideia é que participando dos jogos, o cliente se transforme em um administrador ativo do seu risco.

Ou seja: a gamificação na educação é uma potente ferramenta que, se você ainda não aplica no dia a dia , precisa começar a estudar essa possibilidade.

Fica a reflexão de como podemos democratizar o acesso a educação sem sermos maçantes, repetitivos ou termos sempre mais do mesmo. Assim vamos melhorar os nossos processos internos e externos e principalmente nossa relação com outros. 

Mudar é preciso, se adaptar é essencial. O Mercado de Seguros era mudar rapidamente.

Esta matéria foi publicada na Revista Insurtalks.

Postado em
12/8/2022
 na categoria
Inovação

Mais sobre a categoria

Inovação

VER TUDO