A

lgumas Seguradoras na Europa hesitaram em oferecer cobertura para automóveis movidos a bateria devido às dificuldades em subscrever o custo de substituição ou reparação dos seus componentes, agravadas pela escassez de técnicos especializados, segundo o The Financial Times.

O aumento dos prêmios de seguro no Reino Unido para veículos elétricos representa um risco para sua adoção generalizada, alertaram analistas

De acordo com o relatório da EV Insurance, estes fatores acrescentaram desafios adicionais às seguradoras num mercado onde as pressões inflacionistas mais amplas levaram o preço do seguro automóvel para todos os veículos a um máximo histórico.

À medida que o número de veículos conectados cresce, também aumenta o número de serviços e produtos para veículos, incluindo seguros.

À medida que o mundo se prepara para uma mudança que permita que veículos eléctricos ecológicos substituam os veículos ICE tradicionais, o cenário em mudança apresenta desafios e oportunidades para o mercado de seguros automóveis.

O aumento dos custos dos seguros ameaçou minar o apelo dos carros elétricos para as empresas e os condutores, porque prejudica uma das principais vantagens dos veículos eléctricos, que são os seus custos de funcionamento mais baratos.

O custo médio do seguro do Tesla Model 3, o EV mais cotado em sua plataforma, aumentou mais de dois terços nos últimos dois anos, de £ 814 em 2021 para £ 1.367. O custo do seguro do MG4 mais barato aumentou de £ 554 no ano passado para £ 711 em 2023.

A plataforma estava vendo menos seguradoras oferecendo apólices de veículos elétricos do que para outros tipos de veículos, o que pode significar que os preços são menos competitivos.

O aumento do custo da cobertura exacerbaria as preocupações dos potenciais compradores sobre o preço de compra mais elevado dos VE, em comparação com os veículos com motor de combustão, e a falta de infraestruturas de carregamento.

Se você observar um salto significativo no custo do seguro, a proporção de pessoas que podem pagá-lo diminuirá.

Espera-se que o mercado cresça a um CAGR de mais de 19% durante o período de previsão. A queda dos preços dos VE, maiores autonomias das baterias e infra-estruturas de carregamento suficientes contribuirão para a proliferação mundial de VE, aumentando paralelamente o mercado de seguros de VE.

Considerando a crescente procura de VE, todas as principais seguradoras já lançaram os seus produtos de seguros específicos para VE. Como resultado, espera-se que o mercado de seguros de veículos elétricos cresça dez vezes, passando de 49 mil milhões de dólares em 2022 para 507 mil milhões de dólares em 2033.

Os governos nacionais têm corrido para incentivar a utilização de VE pelos consumidores, ao mesmo tempo que investem continuamente na implantação generalizada da infraestrutura necessária para o seu sucesso.

Encontrar capacidade suficiente entre as seguradoras para cobrir VEs foi certamente um problema, com os subscritores citando dificuldades no fornecimento de peças sobressalentes e mão de obra especializada como contribuindo para custos insustentáveis.

Um teste inicial importante ao apetite pelos seguros ocorrerá em janeiro, quando os fabricantes de automóveis do Reino Unido terão de aumentar as suas vendas de veículos elétricos para cumprir as metas obrigatórias.

Alguns analistas argumentam que os compromissos de grandes seguradoras como a Aviva de segurar VEs como parte da sua estratégia de transição verde garantirão que haverá cobertura suficiente disponível no mercado a longo prazo.

As seguradoras enfrentavam dificuldades com os carros eléctricos por uma série de razões, incluindo a falta de técnicos, um problema que ele previu que poderia piorar à medida que mais VEs chegassem à estrada.

Postado em
18/1/2024
 na categoria
Mundo

Mais sobre a categoria

Mundo

VER TUDO