Transformações de seguros lideradas por inovação a serem observadas em 2022

inovação impulsionada pela tecnologia continua a perturbar o cenário da indústria de seguros. De acordo com a Accenture , o seguro é o quarto setor mais suscetível a interrupções futuras.
Os avanços nas tecnologias da nova era, como IA e aprendizado de máquina (ML), análise de big data, automação inteligente de processos, automação de processos robóticos e muito mais, estão reformulando a forma como as seguradoras operam e trazem novos produtos ao mercado. O uso de tecnologias modernas no setor permitiu que as seguradoras descobrissem novas maneiras de gerenciar e controlar riscos, diminuir custos, interagir com os clientes e aumentar a eficiência. Essas inovações também estão ajudando as seguradoras a oferecer produtos e serviços de seguros novos e personalizados e mudando a forma como os clientes compram seguros.
Apesar dos avanços, muitos desafios
Nos últimos 12 meses, a transformação digital chegou à lista de prioridade número um para empresas de todos os setores, estimulada pelo efeito inesperado da pandemia global. No entanto, os desafios existentes na forma de tecnologia legada têm prejudicado as iniciativas de transformação digital das seguradoras. Muitas organizações de seguros, apesar das iniciativas digitais, continuam a testemunhar o declínio da fidelidade do cliente devido ao alto tempo de resposta, diminuição da eficiência devido a transferências manuais, queda da lucratividade devido ao gerenciamento ineficaz de fraude e aumento dos custos operacionais.
Dizer Não para "Tamanho Único"
Os seguros sempre foram um negócio de confiança. As seguradoras não podem mais aplicar uma abordagem de tamanho único. Hoje, os clientes exigem mais personalização de suas seguradoras em relação a produtos, apólices, preços, conselhos e ofertas. Para oferecer um nível de experiência ao cliente que vai além do esperado, as seguradoras devem estar preparadas para sair de suas zonas de conforto e dos emaranhados de tecnologia legada.
Inovação disruptiva para construir impulso
As seguradoras precisam refletir sobre a ideia de transformar seu modelo de negócios existente e desafiar sua estrutura operacional para realizar qualquer mudança real. Mas as mudanças não são fáceis. Abaixo estão algumas das ideias inovadoras que podem trazer benefícios tangíveis e levar as seguradoras para mais perto de seus objetivos digitais.
- A rápida ascensão do modelo de propriedade da seguradora do agente baseado em modelo : tecnologias da nova era fazer essa transição possível, oferecendo serviços de hiper-personalizado diretamente para os clientes.
- O foco na mitigação de risco ao invés de prevenção : As seguradoras precisam mudar de uma abordagem de subscrição reativa para uma estratégia de mitigação de risco proativa. Por exemplo, as seguradoras de saúde e de automóveis podem fazer parceria com agregadores de dados / fabricantes / provedores de serviços de terceiros para avaliação de risco preventiva. Com a explosão de dados e o acesso à análise preditiva, as tendências de dados históricos estão sendo substituídas por percepções preditivas para avaliação de risco. Pode ser aplicado a perfis de risco pessoal, bem como a uma disseminação de risco mais ampla.
- Emissão instantânea de apólice: compras de seguro com um único clique podem acabar com o tempo de espera do cliente. A capacidade de subscrição em tempo real, análise, ingestão automática e processamento de documentos do cliente podem tornar isso possível.
- Aprovação de sinistros no local : Hoje, as seguradoras podem aproveitar tecnologias como análise de conteúdo para analisar envios de sinistros e fazer upload de documentos de dispositivos móveis em tempo real. Tecnologias como inteligência artificial e aprendizado de máquina podem lidar com cada caso e gerar resolução inteligente de caso sem intervenção humana, e a automação inteligente do processo pode agilizar o processo de sinistros de ponta a ponta enquanto integra aplicativos de terceiros para um processamento perfeito.
- Ofertas de produtos altamente personalizados : nesta evolução tecnológica, o seguro fará a transição de sua posição atual de 'identificar e retificar' para 'prever e prevenir'. A inteligência artificial ajuda a automatizar operações e personalizar políticas para torná-las competitivas e personalizadas para cada cliente. Como a IA, a análise preditiva também pode permitir que as seguradoras personalizem seus produtos e serviços para atender às necessidades específicas dos clientes. A análise preditiva pode ser usada para coletar vários dados do cliente para prever o comportamento do consumidor. Seu uso também pode melhorar significativamente os preços, a classificação da política e os cálculos de risco.
O ponto crucial do crescimento
" Só aqueles que se arriscam a ir longe demais podem descobrir até onde se pode ir." - TS Eliot
O futuro do seguro parece com compras de seguro com um clique, subscrição em tempo real, aprovações de sinistros mais rápidas, insights em tempo real sobre dados e perfis de risco e ofertas de produtos altamente personalizados. E as tecnologias da nova era estão abrindo o caminho para esse futuro. As seguradoras que já começaram a adotar essas tecnologias irão aproveitar novos insights comportamentais, construir produtos inovadores, otimizar seus processos e superar as expectativas dos clientes.
Sobre o autor: Shantanu Tewari é Chefe de Prática de Seguros da Newgen Software . Baseado em Uttar Pradesh, ele é um consultor de negócios experiente com profundo conhecimento dos processos de negócios na indústria de seguros. Ele também passou 14 anos arquitetando, projetando, desenvolvendo e implementando soluções de software de última geração para a indústria de seguros usando uma estrutura de desenvolvimento de aplicativos de baixo código.