V

imos as avaliações das startups de insurtech listadas caindo cada vez mais no ano passado. O HSCM Public InsurTech Index (HPIX) apresentado ao mercado há 14 meses caiu quase 65% em relação ao seu máximo.

Índice de Insurtech Pública HSCM

Isso levou algumas empresas a duvidar de seus esforços de insurtech e da prioridade (e orçamento) atribuída às iniciativas de inovação. Eu senti isso falando com executivos de seguros em conferências, e você pode verificar como o tom mudou em muitas ligações de ganhos e em apresentações de analistas por operadores de seguros nos últimos seis meses.

É por isso que levo extremamente a sério a seguinte declaração do capitalista de risco Marc Andreessen:  "No minuto em que as ações de tecnologia são atingidas, muitas grandes empresas basicamente dizem: "Ah, graças a Deus, não precisamos levar essas coisas tão a sério" .

Por favor, meus companheiros de seguro não cometa esse erro!

1) O mercado NÃO deu as costas para as insurtechs.

A queda nas avaliações não é sobre insurtech, é sobre tecnologia.

Vamos comparar o índice insurtech com Global X FinTech ETF (FINX), ARK Innovation ETF (ARKK) e iShares US Technology ETF (IYW).

Comparação de gráficos de índices insurtech

Múltiplos de receita para empresas de tecnologia contam a mesma história. Aqui está a referência.

Gráfico de múltiplos de receita para empresas públicas de software
Gráfico de análise de mercado Insurtech

Como diz Rob Moffat:  "Relatos de morte de insurtech são muito exagerados..."

2) Os investimentos em Insurtech estão dando frutos.

As seguradoras incumbentes sempre foram avaliadas pelo seu crescimento e rentabilidade. Bem, há uma ótima notícia para todos os meus amigos que trabalham com inovação em sua companhia de seguros: a inovação proporciona maior crescimento e melhores índices combinados!

Isso foi claramente demonstrado pela análise profunda e robusta da AM Best sobre o desempenho dos melhores inovadores (inovadores), médios (moderados) e não inovadores (mínimos) no setor de seguros patrimoniais e de acidentes.

Comparação de gráficos de inovação

Esses dois gráficos devem ser pendurados nas paredes de qualquer transportador de P&C. Em vez disso, esses números ainda não tiveram a atenção merecida desde sua publicação há três meses.

3) Algumas iniciativas de Insurtech cumpriram a promessa.

  • O Allstate Group tinha mais de 2,5 milhões de políticas de telemática entre todos os programas e empresas no final de 2021.
  • Os programas de telemática da marca Allstate já representam uma penetração acima de 20% nas carteiras dos estados onde pelo menos um programa de telemática é oferecido.
  • Nesses estados, essa penetração varia de 30% no canal agente exclusivo a 40% para negócios vendidos por call center e mais de 50% para negócios online.
  • 30% dos clientes Drivewise usam e se envolvem com o aplicativo mensalmente, e a porcentagem cresce para mais de 50% para o portfólio Milewise.
  • Os clientes que se conectam e se inscrevem em um programa de telemática tendem a ter taxas de retenção entre cinco e 15 pontos percentuais mais altas em relação àqueles que optaram por não se inscrever em um programa.
  • A Allstate's Arity descobriu que há uma diferença de 4X no valor da vida útil entre os melhores drivers do quartil superior e os piores do quartil inferior.
  • Os clientes ativos no programa de recompensas Allstate tendem a ter benefícios de retenção e taxa de perda na faixa de um a dois pontos percentuais. Esses clientes também têm uma probabilidade 26% maior de recomendar a Allstate.

O histórico de casos da Allstate descrito no artigo mostra o impacto real já gerado pelo uso de dados telemáticos e o desenvolvimento progressivo das bases para os próximos passos desta jornada plurianual.

Vamos passar para outra jornada de seguro baseada em IoT, da Kinetic e da Nationwide. Abaixo você pode encontrar alguns pensamentos que troquei com Haytham Elhawary e Brian Anderson.

Matteo: Haytham, discutimos sua abordagem de mitigação de risco na compensação dos trabalhadores na frente de uma xícara de café em Manhattan exatamente 12 meses atrás. Em maio deste ano, você também o apresentou na última sessão plenária do Observatório de Seguros IoT. Gostaria de pedir que você compartilhe sua abordagem de IoT e algo sobre a colaboração com a Nationwide.

Haytham: A compensação  dos trabalhadores é obrigatória e tradicionalmente transacional – você tem uma lesão, nós pagamos seus custos. Nossa oferta é diferente, não apenas paga sinistros, mas também fornece tecnologia de segurança que pode ajudar a evitar que esses sinistros aconteçam em primeiro lugar.

Embora tenha havido muita ênfase na produtividade do trabalhador recentemente, a ênfase na segurança não acompanhou o ritmo. Os trabalhadores não são devidamente treinados para evitar lesões e a tecnologia de segurança não mudou em décadas. Assim, as taxas de lesões são enormes, especialmente entre os trabalhadores da linha de frente e da indústria. Metade está relacionada a distensões e entorses, que têm o maior impacto no custo (US$ 60 bilhões anuais), tempo fora do trabalho e produtividade.

Acreditamos que a melhor e mais escalável maneira de ajudar os trabalhadores a evitar lesões é com uma solução em tempo real baseada em tecnologia. Por isso, desenvolvemos um dispositivo vestível, com sensores que medem a biomecânica do trabalhador, que fornece feedback em tempo real quando um movimento de alto risco é realizado, como uma torção, curva ou excesso de alcance. E estamos incluindo essa tecnologia de segurança gratuitamente nas políticas de remuneração de nossos trabalhadores para a força de trabalho industrial.

Nossa oferta reduz lesões entre esses trabalhadores, alterando seu comportamento e fornecendo aos gerentes dados acionáveis ​​sobre o risco. Assim, o segurado pode reduzir as lesões, o que leva a menos sinistros, menores custos e uma eventual redução nos prêmios. É uma abordagem preventiva para a compensação dos trabalhadores que aproveita a tecnologia de ponta.

Para isso, formamos uma MGA, em parceria com a Nationwide. A Kinetic distribui através de agências e faz a subscrição e implantação de dispositivos. Nationwide faz as reivindicações, faturamento e conformidade. Ao colaborar, podemos redigir políticas em todos os estados, em papel com classificação A+, ao mesmo tempo em que fornecemos tecnologia de segurança comprovada sem custo extra.

Matteo: Olhando para as diferentes iniciativas que você apoiou, você pode compartilhar algumas informações quantitativas sobre os resultados alcançados, por um lado, diretamente com a mitigação de riscos em tempo real (o feedback em tempo real para os funcionários da linha de frente) e, por outro lado, indiretamente com os programas de mudança de comportamento (compartilhando insights com gerentes operacionais ou equipes de controle de perdas, oferecendo incentivos aos trabalhadores, ...)

Haytham: Para obter uma imagem clara do impacto de nosso dispositivo vestível, fizemos parceria com uma empresa de consultoria atuarial, Perr&Knight. Eles analisaram nossos dados operacionais de usuários em vários setores e verificaram que o dispositivo suporta melhorias na redução de lesões, dias de trabalho perdidos e custos de sinistros. Seu relatório descobriu que o Kinetic wearable reduz a frequência de lesões por tensão e entorse em 50% a 60% e dias de trabalho perdidos em 72%.

Ao analisar os dados de movimento de alto risco que nossa tecnologia pode coletar em toda a força de trabalho, descobrimos que uma redução nos movimentos de alto risco está diretamente correlacionada a uma redução nas taxas de lesões. Por exemplo, em uma implantação de 1.000 unidades nos motoristas e funcionários do armazém de uma empresa, os dados mostraram que, para uma redução de 30% nos movimentos de alto risco, observamos uma redução de 50% nas taxas de lesões 12 meses depois. E quando a Frito-Lay implantou nossos wearables em milhares de trabalhadores de manufatura, eles experimentaram uma redução de 26% nos movimentos de alto risco e uma redução de 20% nas taxas de lesões após seis meses. Estamos fornecendo um indicador importante que se correlaciona fortemente com a redução de sinistros.

Os segurados podem acessar todos os dados de movimentação de alto risco de sua força de trabalho em um painel da Web, onde podem ver o que especificamente está gerando risco, como um tipo de trabalho ou indivíduo, um dia da semana ou hora e muito mais. Em seguida, eles podem fazer melhorias para aumentar a segurança, como treinamentos focados e redesenhos de estações de trabalho ou processos. Como exemplo, em uma fábrica da Frito-Lay, a administração foi capaz de identificar momentos de risco, como ao coletar amostras de peso ou durante a troca de ingredientes. Eles usaram esses dados para orientar as decisões de compra, modernizar equipamentos e modificar as configurações do espaço de trabalho para reduzir o risco. Outro exemplo: um maquinista de uma empresa de máquinas e equipamentos de construção tinha que dobrar e torcer regularmente para colocar peças de uma mesa em uma máquina. Quando os dados mostraram que ele estava realizando uma média de 97 movimentos de alto risco por dia, a empresa modificou o processo de trabalho adicionando uma plataforma elevada à mesa. O redesenho reduziu os movimentos arriscados do funcionário em 64%.

Matteo: Essa abordagem usa dados de IoT para evitar uma situação de risco e evitar uma reclamação. Sempre considerei essas ações inteligentes uma oportunidade extraordinária para as seguradoras porque afetam o núcleo da rentabilidade técnica da carteira. Brian, qual é a sua perspectiva como investidor?

Brian: Os wearables sempre prometeram muito. O maior desafio sempre foi onde e como eles se encaixam ou, para enfatizar, eles podem perfeitamente (ou seja, em segundo plano) criar uma mudança de comportamento. Os lembretes de vibração habilitados para aprendizado de máquina em tempo real da Kinetic são o empurrãozinho que os trabalhadores estão aceitando porque a grande maioria das pessoas na força de trabalho não quer se machucar quando estiver dobrando, levantando ou torcendo de uma maneira que pode machucar eles. Ter uma vibração curta e pequena para fazer o empurrão contra o gerente de alguém também é um feedback muito mais palatável. Esses elementos muito sutis culminam em melhorias reais de lucratividade sustentável, não apenas em um ponto no tempo, mas a longo prazo, o que é um fosso econômico atraente tanto para a empresa quanto para o investidor.

Em última análise, Kinetic é exatamente o motivo pelo qual os MGAs realmente deveriam existir:

  1. Eles diferenciaram estratégias de distribuição fortes que outros não têm.
  2. O perfil de lucro do negócio que eles geram é melhor do que outros e não é replicável, todas as coisas que bons investidores de fintech devem estar atentos para procurar.

Matteo: Uma das maiores histórias históricas de sucesso do mercado de P&C dos EUA foi caracterizada pela estratégia de crescer o mais rápido possível em uma proporção combinada alvo (saudável). Em vez disso, vimos muitas operadoras de insurtech full-stack focando apenas no crescimento e executando portfólios com índices de perda terríveis. Estou começando a ouvir fundadores no mercado falando sobre a ambição de ter um crescimento mais modesto e portfólios sustentáveis. Eu adoraria ouvir os pensamentos de vocês dois?

Brian: A última década nos mercados público e privado foi sobre três coisas - crescimento, crescimento e crescimento. O sucesso da economia do setor de tecnologia e as estratégias do vencedor leva tudo recompensaram isso. Mas ao longo do último ano, os mercados públicos e privados a jusante mostraram que priorizar o crescimento sem o contexto da margem de contribuição e da intensidade de capital não funcionará com taxas de juros crescentes, mercados de crédito mais apertados e mercados de capitais dramaticamente menos dispostos a financiar totalmente modelos verticalizados de *qualquer coisa*.

Haytham:  Nos mercados privados, porém, você está servindo a dois senhores:

  1. A operadora parceira que fornece capacidade de capital de balanço e permite que você subscreva prêmios e deseja um crescimento lento, lucrativo e previsível.
  2. Os investidores são muitas vezes programados para premiar o crescimento do prêmio para substanciar múltiplos múltiplos de avaliação que ainda são baseados na receita.

Por exemplo, em linhas comerciais como a compensação de trabalhadores, entender as perdas reais desenvolvidas de uma carteira de negócios pode levar anos. Na ausência de dados de perdas confiáveis, vimos que a ênfase tende a mudar para o crescimento, que pode ser mais facilmente controlado, e talvez algum proxy de perdas. Portanto, é uma situação complicada, e encontrar os investidores com mais nuances que entendem que muitas vezes pode ser melhor ter um crescimento mais moderado, mas lucrativo, não tem sido fácil.

Gostamos de pensar no Kinetic como a próxima onda de insurtech, ou insurtech 2.0. Estamos focados na redução de riscos, usando tecnologia e dados para ajudar a reduzir perdas e melhorar a subscrição, o que, por sua vez, levará a apólices mais rentáveis. Nesse contexto, crescimento e lucratividade devem ser mais compatíveis do que normalmente foram na primeira onda de insurtech.

Por favor, meus companheiros de seguro, não parem de investir em inovação! É impensável para uma seguradora hoje não colocar a questão de como evoluir seu próprio modelo pensando em quais módulos dentro de sua cadeia de valor devem ser transformados ou reinventados por meio de tecnologia e uso de dados

Acredito que todos os participantes da área de seguros serão insurtech, ou seja, organizações em que a tecnologia prevalecerá como o principal facilitador do alcance de seus objetivos estratégicos.

Postado em
20/7/2022
 na categoria
Insurtech

Mais sobre a categoria

Insurtech

VER TUDO