O

Embedded Insurance, em tradução literal, significa seguro embutido. Na prática, o seguro embutido é a agregação da proteção do seguro aos produtos ou serviços de terceiros como parte da jornada do cliente. Produtos de consumo com proteção integrada têm sido uma tendência de mercado cada vez mais potente.

Até certo momento, a preocupação era de desenhar os produtos do seguro de acordo com o que os clientes precisavam e colocá-los no mercado para comercialização. Com o surgimento da economia digital, houve a preocupação de facilitar a compra.

Os smartphones, por exemplo, são uma espécie de utilitário que as pessoas precisam levar consigo para todos os lugares, dada a importância das funções que possui no cotidiano de cada um. Sendo um produto imprescindível e com custo relativamente alto de aquisição, nada mais vantajoso que já sair da loja com o seguro do smartphone ativado.

Diante de cenários desse tipo, os players de seguros vislumbraram uma oportunidade de criar uma nova modalidade de negócios. Ao mesmo tempo, oferecer um serviço que diminua a vulnerabilidade econômica do consumidor diante da possível perda daquele produto. Assim, o panorama estava completo para o surgimento do Embedded Insurance.

Embedded Insurance e o comércio eletrônico de mãos dadas rumo ao futuro

Levando-se em conta que o comportamento do consumidor mudou drasticamente —sobretudo após o isolamento social causado pela pandemia de covid-19— e os clientes estão comprando cada vez mais serviços online, além de ter surgido uma preferência por serviços interligados aos produtos comprados, nada mais vantajoso que unir:

a conveniência oferecida pelo comércio eletrônico para aquisição do produto com o serviço de seguro embutido à mercadoria adquirida. O timing do seguro embutido é perfeito porque oferta seu produto justamente quando o risco é o mais importante para o comprador.

E os players de tecnologia –SaaS,comércio eletrônico ou serviços digitais – são adequados para incorporar seguros em suas plataformas porque têm um controle maior dos dados e da jornada do cliente no ciberespaço.

O caminho já está sendo trilhado

A Chubb, a maior seguradora de P&C de capital aberto do mundo e uma das principais seguradoras de linhas comerciais nos Estados Unidos, lançou uma plataforma global chamada Chubb Studio SM que simplifica e agiliza a distribuição dos produtos de seguros da empresa por meio dos canais digitais de seus parceiros em todo o mundo. A plataforma permite que os parceiros da Chubb em comércio eletrônico adicionem seguro digital dentro de seu ecossistema de maneira fácil e sem atritos.

 A 180º Seguros usa uma metodologia própria focada em alta tecnologia. Ela estuda cada canal de distribuição identificando oportunidades de criar produtos únicos com a venda de seguros na jornada do cliente final, como um seguro embutido ou “embedded insurance“.

Alex Körner, CEO e cofundador da 180° Seguros, já declarou: “A transformação digital é um processo necessário, que está redesenhando a indústria de seguros nos últimos anos. A indústria do seguros sempre ficou um pouco aquém se comparada com a indústria financeira no Brasil, mas com a digitalização forçada pela pandemia, isso se tornou uma agenda estratégica e urgente para as seguradoras e também novos canais de distribuição que precisam diversificar suas receitas”

A ampliação desse modelo

Muitas das tendências que surgem podem determinar o futuro do mercado de seguros e o modelo de negócios de seguros embutidos aponta ser uma delas.

Uma pesquisa feita pela startup londrina Ins Tech London aponta que o mercado de seguros embutidos deverá crescer $722 bilhões em prêmios brutos subscritos(GWP) até 2030, o que representa mais de seis vezes seu tamanho atual.

Segundo os apontamentos da pesquisa, a expansão maior será da China e da América do Norte, já que elas representarão mais de  dois terços do mercado global até 2030.

No Brasil, assim como em outros países do mundo, o crescimento desse tipo de seguro também ocorre de forma semelhante, ainda que em grau menor. Há muitos motivos que ensejam essa expansão, já que esse modelo de negócios tem muito a oferecer porque oferece vantagens para clientes, seguradoras, corretores e todos os parceiros de negócios.

Para os players que ainda não estão fazendo uso dessa inovadora modalidade de negócios, a trajetória está livre para ser percorrida. Para os que já começaram o caminho, as possibilidades de crescimento são reais e valiosas.

Postado em
7/4/2022
 na categoria
Tecnologia

Mais sobre a categoria

Tecnologia

VER TUDO