Corretoras de seguros altamente digitais cresceram 70% mais rápido

Liberty Mutual e a Safeco Insurance lançaram The State of Digital in Independent Insurance Agencies, que destaca como a digitalização é necessária para se manter relevante, mas a maioria das corretora diminuiu a adoção de ferramentas digitais desde 2020.
O relatório inclui respostas de pesquisa de mais de 730 corretoras independentes. A pesquisa divide as corretoras em três categorias: baixa, média e alta adoção digital com base no número de ferramentas digitais que a corretora usa.
“Os hábitos digitais que os consumidores adotaram durante a pandemia vieram para ficar”, observou o relatório. "Nossa pesquisa constatou que corretoras altamente digitais crescem, em média, 70% mais rápido do que outras corretoras."
Tyler Asher, presidente de distribuição de agentes independentes da Liberty Mutual e Safeco Insurance disse no relatório que investir em digital é um investimento no futuro.
"O digital pode criar eficiências de negócios, melhorar a satisfação do cliente e, como mostra esta pesquisa, beneficiar os resultados. À medida que as corretoras olham para 2023 e consideram como uma possível desaceleração econômica pode impactar os negócios, o digital pode e deve estar na vanguarda", disse ele no relatório.
Para muitos entrevistados, o uso de ferramentas digitais permaneceu praticamente o mesmo entre 2020 e 2021, por exemplo, as opções de e-mail e assinatura eletrônica são usadas por mais de 90% das corretoras e 80% têm opções de mensagens de texto e orçamentos online, de acordo com os resultados. Portais de autoatendimento de corretoras e voz sobre IP são usados por cerca de metade das corretoras.
“Corretoras com foco no crescimento têm maior probabilidade de serem grandes adotantes digitais e investir em ferramentas digitais juntamente com outras táticas de crescimento”, observou o relatório. "60% das corretoras com foco no crescimento disseram que planejam investir em novos recursos digitais, em oposição a 42% das corretoras de crescimento lento e constante."
Os cinco principais recursos digitais geradores de receita incluem cotação on-line, portais de autoatendimento, opções de bate-papo on-line ao vivo, rastreamento de chamadas e anúncios do Google.
À medida que mais interações acontecem on-line, aumenta a preocupação com os desafios de segurança cibernética. A pesquisa mostra que 57% dos entrevistados prevêem que a responsabilidade cibernética terá um grande impacto nas corretoras até 2025, contra 46% em 2017.
“As expectativas dos clientes em relação ao digital estão mais altas do que nunca”, afirmou o relatório. “E embora o ritmo de adoção digital nas corretoras tenha diminuído em geral, as corretoras que desejam continuar a crescer estão investindo no digital junto com outras táticas de crescimento”.