Tecnologia

Como o desenvolvimento tecnológico da Brasilprev possibilitou a expansão de parcerias com corretores

Como o desenvolvimento tecnológico da Brasilprev possibilitou a expansão de parcerias com corretores
E

m bate papo com a Insurtalks, Rodrigo Caravelli, Superintendente de Novos Canais da Brasilprev, explicou como o desenvolvimento tecnológico da Brasilprev possibilitou a expansão de parcerias com corretores, a diversificação de produtos e o aumento da relevância operacional, falou sobre como os recursos tecnológicos ajudam os corretores a potencializarem seus negócios, sobre o programa que visa capacitar e contratar pessoas com deficiência para atuar na área de tecnologia da companhia, sobre o papel que as novas tecnologias desempenham em relação à experiência do cliente, dentre diversos outros assuntos. Confira abaixo a entrevista na íntegra:

Insurtalks: No decorrer dos 30 anos de existência da Brasilprev, o mundo passou por profundas transformações. Durante esse tempo vocês mantiveram a relevância e ainda alcançaram a liderança de mercado em previdência privada. A quais aspectos da companhia vocês atribuem esse sucesso atemporal?

Rodrigo Caravelli: Nesses 30 anos de atuação nós conseguimos construir uma história muito rica, de protagonismo, inovação e parceria com os nossos 2,5 milhões de clientes. Então hoje nós podemos dizer que somos uma empresa especialista no negócio de previdência privada, com produtos acessíveis e serviços diferenciados. 

E além dessa experiência no setor, contamos com dois acionistas que reforçam nossa solidez e confiança: o Banco do Brasil, que é uma das maiores instituições financeiras da América Latina, e a Principal, líder global em gestão de investimentos financeiros com mais de 140 anos de trajetória.

Insurtalks: Um dos focos da companhia é o investimento em tecnologia. De que forma esse investimento possibilitou a expansão de parcerias com os corretores de seguros?

Rodrigo Caravelli: Este é um dos pontos mais importantes para nós da Brasilprev por causa da experiência de venda de nossos parceiros. Fizemos e continuamos fazendo o versionamento de toda a infraestrutura de tecnologia para que parceiros pudessem consumir os serviços de forma simples e fluída.

Importante destacar que a usabilidade e a intuitividade foram os drives escolhidos para que a experiência de vendas no portal de parceiros também ocorresse de forma fluída e simples. Já capacitamos e atraímos cerca de 500 profissionais.

Ainda há muito trabalho pela frente, mas já estamos colhendo os frutos deste investimento.

Insurtalks: Quais são os recursos tecnológicos mais importantes que a seguradora oferece aos corretores para ajudá-los na criação de novas oportunidades de negócios?

Rodrigo Caravelli: Para os parceiros que já possuem uma jornada própria de vendas embarcada em algum sistema, disponibilizamos os serviços de contratação, portabilidade, extrato, saldo, e outros para serem consumidos via APIs. Para os parceiros que ainda não tenham suas jornadas próprias, há a possibilidade de usar o portal do parceiro. Além disso, disponibilizamos a nossa inteligência para aplicação de modelos preditivos nas carteiras de clientes dos corretores de forma anonimizada, identificando oportunidades de vendas. Para as negociações com clientes, os parceiros podem contar com o apoio de nossos especialistas em investimentos e com nossas recomendações de estratégias e carteiras de investimento .

Insurtalks: Como vocês acham que as ferramentas tecnológicas ajudam os corretores a manterem-se atualizados com as mudanças no mercado de seguros?

Rodrigo Caravelli: Além da multiplicidade de informações disponíveis, das publicações específicas do setor, tenho visto também algumas plataformas digitais que se destinam a ser marketplaces de produtos de seguridade, atualizando a oferta de produtos para corretores. Informação e portfólio estão amplamente disponíveis como nunca antes estiveram, no entanto, acredito que o grande diferencial está em entender e antecipar as mudanças nos comportamentos dos clientes.

Insurtalks: Como as inovações tecnológicas permitiram a diversificação e aumento dos produtos de seguros na Brasilprev?

Rodrigo Caravelli: O versionamento da infraestrutura de tecnologia, além dos serviços, nos proporcionou disponibilizar novos fundos de assets parceiras da Brasilprev. Desta forma, além das estratégias de investimento geridas pela Brasilprev, nós passamos a contar com fundos de ótimos parceiros, proporcionando complementaridade de portfólio. Além disso, estamos lançando no portal de parceiros a possibilidade de contratação de coberturas acessórias de risco que podem ser adicionadas aos planos de previdência. Com elas protegemos não apenas o futuro dos nossos clientes, mas também o momento presente. 

Insurtalks: Para vocês, qual é o papel desempenhado pelas novas tecnologias no que diz respeito à experiência do cliente?

Rodrigo Caravelli: O papel é o da democratização, da transparência e da praticidade. Hoje nosso canal de atendimento B2C melhor avaliado é o Whatsapp. Já são mais de 100 mil clientes que utilizam o whatsapp recorrentemente para se auto atenderem: consultar saldos, extratos, informe de rendimentos, fazer aportes adicionais, pedir resgates, trocar de fundos de investimento. Percebemos que a interface e a linguagem facilitam muito a operacionalização das demandas de nossos clientes.

Insurtalks: A evolução da tecnologia no setor de seguros está diretamente ligada à otimização de processos e redução de custos operacionais. Na Brasilprev, os investimentos em tecnologia apresentaram uma melhora significativa na relevância operacional da companhia?

Rodrigo Caravelli: Sem dúvida nenhuma, a automação de processos, revisão e ajustes nos permitiram aumentar a quantidade de clientes, de transações e de NPS, isso sem mobilizar mais mão de obra.

Insurtalks: Em março deste ano, vocês lançaram o programa “Lado a Lado”, cujo objetivo é capacitar e contratar pessoas com deficiência para atuar na área de tecnologia da companhia. Vocês podem falar um pouco sobre o alcance social do programa e as lacunas que ele pretende preencher?

Rodrigo Caravelli: Este é um projeto muito importante para a Brasilprev. Nós temos uma trajetória marcada pela preocupação com o desenvolvimento social, e este programa tem como objetivo promover cada vez mais a inclusão, a diversidade e a equidade no ambiente de trabalho. E nós entendemos também que é uma forma de ajudar a quebrar certos preconceitos e estereótipos que ainda existem. Há um estudo recente do IBGE que mostra que sete em cada 10 pessoas com deficiência estão fora do mercado de trabalho. Ou seja, é importante valorizar as diferenças e promover a igualdade de oportunidades.

Insurtalks: Tem algum novo produto que a Brasilprev pretende oferecer no futuro que foi concebido graças às possibilidades abertas pela tecnologia?

Rodrigo Caravelli: Sim. Mas isso é assunto para uma próxima conversa. Ainda estamos testando algumas hipóteses e em breve teremos novidades.

Postado em
23/5/2023
 na categoria
Tecnologia

Mais sobre a categoria

Tecnologia

VER TUDO