om o envelhecimento populacional e mais de 160 milhões de brasileiros sem plano de saúde, o sistema público é sobrecarregado e nem todos conseguem pagar por um plano privado. Do outro lado, os médicos demonstram insatisfação com os valores repassados pelas empresas administradoras de planos de saúde e buscam oferecer atendimentos particulares para suprir esse problema. Pensando nisso, uma startup catarinense busca fornecer um ambiente que proporcione o empreendedorismo aos médicos, sem que eles precisem se preocupar, além da sua atividade principal, com a parte administrativa, financeira ou captação de novos pacientes.
O objetivo é impactar de forma positiva a vida do profissional e de quem precisa de cuidados médicos. Por meio do programa Startup SC, desenvolvido pelo Sebrae, a startup Plano Viver conquistou capacitação necessária para ampliação dos negócios. A companhia realizou uma spin-off e busca parceiros estratégicos para expandir a atuação para todo o sul do país.
Thiago Augusto Rieper, trabalhava com a família na Rieper Corretora de Seguros, criada em Joinville em 1986. Ao conhecer o mercado de seguros e perceber oportunidades no mercado, decidiu empreender por conta própria e abriu, em 2018, a Plano Viver, em conjunto com dois sócios. A startup busca oferecer serviços de saúde até 70% mais acessíveis na comparação com planos vendidos por operadoras tradicionais. Por meio de uma plataforma digital e aplicativo, os clientes podem ter acesso a médicos, enfermeiros e assistentes pessoais de saúde, com orientações a respeito das melhores práticas e como promover a prevenção em saúde para profissionais de empresas que contratam o serviço.
"O aplicativo integra telemedicina, psicologia, reembolso de despesas médicas, seguro de vida, tudo dentro de solução que começa ser comercializada a partir de R$28 por mês. O foco é ser inclusivo, trazer soluções de saúde para população desassistida da medicina privada", detalha Rieper.
A plataforma conta com uma rede médica no Norte do estado catarinense, com clínicas e profissionais cadastrados. Já as consultas, por exemplo, partem de R$70.
Saúde integrada em expansão
Com a estratégia de promover a descentralização da saúde, trazendo o profissional para mais perto dos cuidados preventivos, o lema da startup é “viver o extraordinário”. Só com a saúde em dia, as pessoas podem ter amplas capacidades de ter experiências incríveis e ambiciosas.
Rieper conheceu a metodologia do Sebrae durante o Programa de Gestão Avançada (PGA) enquanto atuava na empresa da família e, em 2019, decidiu, com a startup, se inscrever no programa Startup SC, voltado ao ecossistema de inovação. A participação no programa possibilitou uma verdadeira imersão no mundo dos negócios e um networking necessário para escalar a atuação.
"Nós crescemos muito e hoje contamos com mais de três mil usuários na plataforma. Em 2021, optamos por realizar um spin off, quando uma empresa abre dentro de outra empresa. No caso, é a Voe Saúde, maior coworking de saúde de Joinville, com capacidade de saúde de seis mil consultas mensais."
Após a startup passar por rodadas de investimentos para realizar expansão, os empreendedores articulam os próximos passos com fundos de investimentos, visando ampliar a atuação para todo o sul do país.
"O surgimento da Voe Saúde tem muita relação com o que aprendemos dentro do programa. Antes, éramos uma empresa de vendas com tecnologia embarcada. Vimos os gaps, como metrificar os KPIs, a evolução da tecnologia e dos resultados, medindo tudo, de olho na satisfação do cliente e experiência do usuário, que é um assunto tratado diversas formas dentro do Startup SC. Hoje, ter essa visão de fazer um spin off, como projetar uma Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) visando cinco anos com planejamento, tudo isso é conhecimento do programa."
Além disso, o Rieper acredita que a aprovação no programa do Sebrae foi importante para a aproximação com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), fundos de investimentos e parceiros do ecossistema de tecnologia. Para o ano que vem, a equipe elabora uma nova versão do aplicativo, com foco em orientação em saúde.
Capacitação para ampliação de resultados
O empreendedor conheceu o Sebrae por meio do Programa de Gestão Avançada (PGA), iniciativa voltada a empresas com mais de 10 colaboradores que buscam estratégias para ampliar resultados e alcançar melhor desempenho nos negócios. O programa visa auxiliar no processo de definição da metodologia de crescimento e evolução das companhias, por meio de um modelo de gestão inovador, baseado em indicadores e gerenciamento de metas. Entre os resultados, maior controle de processos, produtividade e, por consequência, lucratividade. O programa conta com 5 consultores especialistas em gestão em todas as etapas. Saiba mais sobre o programa PGA. Desde 2010, mais de 200 empresas foram atendidas neste programa. Saiba mais sobre o programa PGA.
Já o programa Startup SC é referência nacional para todo o ecossistema de inovação brasileiro. Em dez anos de atuação, cerca de 370 startups já participaram das iniciativas elaboradas pelo projeto e puderam impulsionar os negócios, com aproximação dos players envolvidos nesse segmento. De acordo com o Sebrae, em 12 turmas, mais de 110 mil pessoas já foram impactadas pelo Sebrae SC.
O objetivo do Startup SC é o fortalecimento dessas empresas, seja por meio da difusão de uma cultura empreendedora, capacitação para profissionalização da gestão e aceleração do case. O startup SC é voltado a empreendedores engajados e que querem mudar profundamente o mercado onde atuam. Confira detalhes sobre o programa Startup SC.
"Entre os benefícios destes programas, estão melhor gestão da empresa, melhor controle dos processos, melhor estratégia de vendas, melhor visão de futuro da empresa, e um crescimento sustentável dos negócios", avalia João Paulo Novakoski, analista técnico do Sebrae Joinville.