A

telemática permite que o seguro seja feito de forma mais inteligente. Os dados telemáticos podem ser disponibilizados como um componente central do mecanismo de classificação analítica, personalizando os preços. Os mesmos dados podem ser usados ​​para fazer apelos personalizados aos clientes como uma ferramenta de retenção, quando for o momento certo para isso.

As seguradoras compreenderão melhor os perfis e riscos de seus clientes, melhorando as vendas e a lucratividade, tornando o uso de dados telemáticos uma oportunidade concreta em todas as geografias.

O mercado dos EUA concentrou-se no uso de dados telemáticos para permitir uma subscrição contínua que personaliza os preços. Acreditamos que essa abordagem ajudará o seguro baseado no uso (UBI) a avançar para o próximo nível de adoção, convencendo as seguradoras de automóveis de que os dados de direção são mais do que apenas algo mais longo para experimentar porque alguns dos concorrentes os têm. Hoje, é verdadeiramente um elemento que não pode ser desconsiderado.

Gráfico mostrando veículos automóveis pessoais

Algumas seguradoras em todo o mundo já introduziram com sucesso uma ampla gama de aplicações baseadas em telemática. No entanto, a telemática do seguro automóvel ainda se encontra no início da curva de desenvolvimento. Com base na pesquisa do IoT Insurance Observatory, existem menos de 10 seguradoras em todo o mundo com um portfólio maior que um milhão de apólices baseadas em telemática.

Na Europa, o uso de dados telemáticos ainda não atingiu todo o potencial e ainda é raramente usado para avaliar os riscos do motorista para modelagem. O UBI é um pequeno nicho ou o uso da telemática é limitado à seleção de riscos e gerenciamento de sinistros, onde foi ampliado. Os dois mercados mais avançados foram a Itália e o Reino Unido, com desenvolvimentos recentes na Alemanha.

No Reino Unido, o UBI ainda é considerado um produto para jovens condutores. No mercado italiano, a telemática já estava presente em 22% das apólices de automóveis pessoais no final de 2021. O seguro de automóveis pessoais italiano ainda está em uma posição de liderança global em relação ao tamanho do portfólio de telemática, proposta de valor para seus clientes e demanda por esses serviços. Muitas seguradoras dominam o uso da telemática para auto-seleção de riscos, gestão de sinistros e prestação de serviços aos segurados.

Os mercados europeus podem alavancar o desenvolvimento recente no mercado dos EUA, onde a transição para a abordagem mais barata baseada em telefonia móvel impulsionou a penetração e tornou os casos de negócios mais sustentáveis.

A oportunidade para a telemática só vai crescer. Os consumidores adoram interagir com seus smartphones, e ferramentas digitais e grandes empresas de tecnologia estão atendendo às necessidades dos consumidores com base nos dados coletados com ofertas altamente direcionadas, das quais os consumidores parecem gostar. A experiência das operadoras amadurecerá e o custo da tecnologia continuará caindo, tornando-a ainda mais acessível. As fontes de dados também aumentarão, permitindo que as operadoras criem uma combinação poderosa de elementos e avaliem melhor os riscos dos motoristas.

Acreditamos que a telemática se torna necessária para lidar com o futuro dos seguros e que existe uma oportunidade concreta de a utilizar para operacionalizar qualquer carteira de negócios automóvel!

Postado em
20/6/2022
 na categoria
Tecnologia

Mais sobre a categoria

Tecnologia

VER TUDO