Por que as seguradoras devem se preparar para mais veículos elétricos
.jpeg)
medida que os fabricantes automotivos aumentam os esforços para revelar e promover novos modelos de veículos elétricos, a adoção aumentou acentuadamente. As vendas de veículos elétricos cresceram, respondendo por aproximadamente 4,6 % dos novos registros de veículos leves no primeiro trimestre de 2022 nos EUA, um aumento de 2,6% no ano inteiro de 2021 e 1,5% no ano inteiro de 2020. A Califórnia atualmente lidera o caminho, com veículos elétricos respondendo por quase 15% de todas as vendas de veículos leves no estado no primeiro trimestre de 2022 e aproximadamente 39 % das vendas de veículos elétricos em todo o país.
No entanto, novos créditos fiscais contidos na Lei de Redução da Inflação e planos de Nova York e Califórnia para proibir a venda de novos veículos movidos a gás até 2035 provavelmente levarão a que outros estados adotem regulamentações semelhantes. A legislação estadual, juntamente com novos créditos fiscais, pode finalmente fornecer impulso suficiente para impulsionar a adoção de veículos elétricos além do ponto crítico.
Os fabricantes automotivos estão trabalhando para avaliar como um rápido aumento na demanda por veículos elétricos afetará as cadeias de suprimentos e a fabricação. Embora a proliferação de veículos elétricos certamente leve a mudanças drásticas para os fabricantes, ela também terá um impacto tremendo em todo o ecossistema que dá suporte a seguros e reparos adequados de veículos elétricos. À medida que mais veículos elétricos são vendidos nos Estados Unidos, as indústrias de seguros e reparos de colisões verão uma gama mais ampla no mix de sinistros e reparos.
Os veículos elétricos fazem parte de um número cada vez mais complexo de veículos matriculados que circulam nas estradas com tecnologia avançada. Por exemplo, quase todos os veículos elétricos vêm equipados com tecnologia de carros conectados, sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) e recursos telemáticos, resultando em modelos com até 100 milhões de linhas de código, 70 sistemas de computador e 150 sensores eletrônicos. Entender essa complexidade adicional será cada vez mais importante do ponto de vista da subscrição, à medida que mais segurados compram esses veículos.
Embora essas tecnologias tragam benefícios, elas também trazem custos adicionais. Dados recentes mostram que os veículos elétricos que sofreram danos em uma colisão atualmente têm um custo médio de reparo e um tempo de ciclo mais altos do que seus equivalentes com motores de combustão interna. Esses reparos geralmente incluem várias varreduras e calibrações, exigindo recursos de diagnóstico para garantir que esses veículos mais complexos sejam reparados de maneira adequada e completa. Além disso, as forças G sustentadas durante um acidente podem causar uma 'concussão' dentro das baterias de alta tensão, fazendo com que os reparadores realizem inspeções pré-reparo e pós-reparo para monitorar as células da bateria e a temperatura para evitar o potencial de incêndio.
Infelizmente, os veículos elétricos não têm muitos reparos que exijam a substituição da bateria. Se houver dano à bateria devido a um acidente grave, o veículo provavelmente terá perda total. Os dados também mostram que os veículos elétricos têm uma porcentagem maior de retorno às oficinas para trabalhos adicionais. Quando os reparadores começarem a ver mais reparos de veículos elétricos, maiores eficiências podem ajudar a alinhar os custos de reparo de veículos elétricos com os de veículos não elétricos, mas isso não acontecerá da noite para o dia.
O aumento esperado no interesse por veículos elétricos pode criar pressão adicional sobre o setor em termos de aumento de custos e tempos de ciclo mais longos, dinâmica que leva a uma menor satisfação do consumidor com a experiência de sinistros. Embora segurar e consertar veículos elétricos não seja inerentemente mais difícil, você precisa das ferramentas digitais e de diagnóstico certas combinadas com treinamento adequado para gerenciar a complexidade adicional. Seguradoras, reparadores de colisões e fornecedores de peças devem decidir quando faz sentido investir o capital necessário para dar suporte a veículos elétricos com base em seus mercados individuais e com que rapidez os registros de veículos elétricos estão crescendo. À medida que a tecnologia dos veículos evolui e se torna cada vez mais complexa, os veículos elétricos são essencialmente o garoto-propaganda para futuras demandas da indústria de seguros e reparos.