O

mundo da tecnologia vestível poderá dar um grande salto ainda este ano com a entrada dos anéis inteligentes no mercado. A inovação está sendo desenvolvida por gigantes tecnológicos como Samsung, prevista para chegar às prateleiras dos consumidores ainda este ano, e Honor, ainda sem data para o lançamento. Esses dispositivos prometem uma nova abordagem para o monitoramento da saúde, e o setor de seguros de saúde deve observar a novidade de perto, já que ela pode ter impactos significativos na precificação de apólices e ainda abrir um novo segmento de atuação para as seguradoras de saúde fornecerem cobertura para este tipo de dispositivo. 

Dispositivos serão lançados já prontos para coletar uma ampla gama de dados de saúde

A introdução dos anéis inteligentes é um grande avanço no universo dos gadgets vestíveis. Projetados para serem discretos, esses dispositivos serão lançados já prontos para coletar uma ampla gama de dados de saúde, desde a frequência cardíaca até padrões de sono. Liderando essa inovação, a Samsung tem a previsão de lançar o Galaxy Ring em julho deste ano, enquanto a Honor trabalha no desenvolvimento de um produto similar, ambos dotados de sensores de última geração.

O objetivo de transformar os cuidados com a saúde

A IA avançada promete ser o grande diferencial desses dispositivos, capaz de fornecer análises de saúde precisas e personalizadas. A aposta na combinação de hardware sofisticado com algoritmos inteligentes tem o objetivo de transformar os cuidados com a saúde, tornando-os mais proativos e centrados no usuário. A ideia do dispositivo é monitorar o maior número de elementos possíveis e reunir as informações no Samsung Health — aplicativo próprio da marca sul-coreana, já presente nos smartphones e smartwatches da Samsung. A Samsung deve ampliar a sua parceria com a Natural Cycles, app que ajuda no planejamento de gravidez e contracepção. A intenção da marca é levar para o anel inteligente a mesma tecnologia de monitoramento de ciclos menstruais — que já está presente como recurso do Galaxy Watch. 

Rastreamento de sono usando 4 métricas de saúde diferentes

O Dr. Hon Pak, vice-presidente e chefe da equipe de saúde digital da Samsung, afirmou em recente entrevista que o Galaxy Ring “será capaz de rastrear seu sono usando quatro métricas diferentes: frequência cardíaca, frequência respiratória, movimento noturno e latência do sono”.Outro aspecto interessante é a medição de apneia do sono, que já havia sido aprovada pelo Ministério de Segurança Alimentar e de Medicamentos da Coreia do Sul, e recebeu há pouco tempo uma nova autorização nos Estados Unidos. “O recurso de apneia do sono permite que usuários com mais de 22 anos detectem sinais do transtorno durante um período de monitoramento de duas noites”, diz a Samsung. 

Anéis inteligentes pode abrir possibilidades para o Seguro Saúde

A chegada desses anéis inteligentes pode abrir muitas possibilidades para o seguro de saúde. A capacidade de obter dados detalhados sobre a saúde do indivíduo possibilita uma subscrição mais precisa e personalizada das apólices, o que promove a detecção precoce de possíveis condições de saúde e ainda potencializa a redução de custos tanto para seguradoras quanto para os segurados.

A habilidade desses gadgets de coletar e analisar dados de saúde e atividades físicas em tempo real apresenta uma oportunidade inédita para otimizar a gestão de riscos e oferecer preços mais justos e personalizados para os segurados.

Monitoramento contínuo de saúde

A capacidade dos dispositivos vestíveis de realizar um monitoramento contínuo traz consigo a promessa da detecção precoce de condições de saúde. Ao monitorar sinais vitais, como a frequência cardíaca, a qualidade do sono, os níveis de atividade física e até mesmo indicadores mais específicos, como a glicose no sangue ou o oxigênio, esses dispositivos podem alertar os usuários sobre riscos de saúde antes que se tornem problemas graves. Isso abre caminho para intervenções preventivas eficazes. Além disso, a precisão e a personalização dos dados coletados superam as limitações dos métodos tradicionais de avaliação de risco, que muitas vezes dependem de informações autodeclaradas ou de exames pontuais. Com um fluxo contínuo de dados atualizados, os dispositivos vestíveis permitem uma visão mais exata e personalizada do estado de saúde do indivíduo, o que facilita uma subscrição de seguros mais afinada às necessidades específicas de cada pessoa.

Precificação baseada no comportamento

Os dados coletados por dispositivos vestíveis também permitem que as seguradoras incentivem um estilo de vida saudável entre seus segurados, oferecendo prêmios mais baixos para aqueles que mantêm hábitos saudáveis. Essa abordagem não só beneficia os segurados com economias diretas nos custos, mas também reduz os riscos para as seguradoras.

Programas de bem-estar personalizados, fundamentados nos dados coletados, incentivam atividades físicas regulares, um sono adequado e hábitos alimentares saudáveis. Essas iniciativas têm o potencial de melhorar a saúde geral dos segurados e, consequentemente, reduzir os custos de saúde a longo prazo.

Gestão de riscos e subscrição otimizada

A utilização de algoritmos avançados de análise de dados transforma a subscrição de seguros em um processo dinâmico. As seguradoras podem ajustar a precificação e as coberturas de forma ágil, com base nas informações de saúde e atividade dos segurados. Essa capacidade de adaptação garante uma avaliação de risco mais precisa, beneficiando tanto a seguradora quanto o segurado. A análise contínua dos dados colabora na detecção de fraudes, identificando padrões incomuns que podem sinalizar tentativas de engano. Isso protege as finanças das seguradoras e assegura que os segurados honestos não sejam prejudicados por práticas fraudulentas.

Seguradoras podem passar a oferecer cobertura para esses dispositivos

Além de colaborar em todos os quesitos acima relacionados ao seguro saúde, o surgimento de anéis inteligentes pode ensejar a abertura de novas coberturas de seguros, como apólices contra roubo e furto desses dispositivos ou, ainda, contra danos e/ou defeitos durante seu uso.

Evolução tecnológica pode trazer benefícios para seguradoras e segurados

Os dispositivos vestíveis oferecem aos usuários feedback direto e personalizado sobre seu estado de saúde e progresso em direção a metas de bem-estar. Esse recurso é fundamental para encorajar comportamentos saudáveis. Além disso, em casos em que os dados indicam a possibilidade de problemas de saúde emergentes, os dispositivos podem alertar os segurados a buscar intervenção médica precoce, evitando assim condições mais sérias.

Assim, a inserção de novos dispositivos vestíveis no mercado de seguros de saúde é uma evolução tecnológica que promete trazer benefícios concretos tanto para seguradoras quanto para segurados, alinhando-se a esses novos tempos de maior conscientização e proatividade em relação à saúde pessoal.

Postado em
18/3/2024
 na categoria
Tecnologia

Mais sobre a categoria

Tecnologia

VER TUDO