Modernizando o seguro para a era digital

mbora o setor de seguros tenha anos de experiência no fornecimento de atendimento ao cliente de qualidade com métodos testados, as empresas devem aproveitar as novas tecnologias para eliminar processos manuais, automatizar sinistros, otimizar o fluxo de trabalho e melhorar o atendimento geral ao cliente, e estão tendo dificuldade em acompanhar o ritmo.
A IA pode ajudar os provedores de seguros a automatizar o agendamento de trabalhos e manter várias solicitações organizadas para que o tempo de inatividade e as viagens desnecessárias sejam eliminados. O software de otimização de cronograma totalmente personalizável pode ajudar as organizações a mapear seus indicadores-chave de desempenho (KPIs) pessoais e levar em conta fatores como geografia, cargas de trabalho e conjuntos de habilidades - permitindo a determinação rápida de qual ajustador é mais adequado para o trabalho.
Além disso, as seguradoras podem democratizar o agendamento e aumentar a produtividade e a eficiência dos ajustadores, capacitando os ajustadores a alavancar o conhecimento do domínio que melhora a priorização do trabalho. A tecnologia de otimização de cronograma permite que os provedores criem dependências de trabalho que simplificam uma sucessão de ordens de serviço com base na prioridade e na funcionalidade do pedido. Portanto, as empresas podem reduzir os tempos de ciclo desde o primeiro aviso de perda (FNOL) até a investigação e aumentar a utilização do ajustador, ajudando seus resultados.
Otimize o processamento de sinistros
Tarefas historicamente ineficientes que atormentam o setor de seguros são as formas ultrapassadas de processamento de sinistros. As soluções de serviço de campo personalizadas para seguradoras podem definir a inteligência para automatizar o processo de sinistros de ciclo fechado para criar uma solução de gerenciamento de sinistros de ponta a ponta. As empresas podem melhorar a eficiência operacional automatizando a adjudicação, validação e auditoria de sinistros com lógica configurável, permitindo que os trabalhadores se concentrem em exceções em vez de pagamentos de contratados. Além disso, as seguradoras podem otimizar as reservas e reduzir os custos de sinistros com soluções automatizadas, aproveitando a lógica de adjudicação de gerenciamento de garantia para validar taxas de serviço, informações de trabalho e fabricação, peças e informações de contrato para garantir que apenas sinistros válidos sejam elegíveis para pagamento.
Da mesma forma, a validação de sinistros em tempo real reduz o tempo que os contratados gastam aguardando o status e o pagamento de sinistros, ao mesmo tempo em que identifica atividades fraudulentas ao verificar sinistros em relação a regras de negócios personalizadas e sinalizar sinistros inelegíveis antes do pagamento. Um sistema de gerenciamento de sinistros totalmente integrado e configurável pode ser usado para proteger a integridade do processamento de sinistros. Aqueles que incorporam uma plataforma unificada de gerenciamento de serviço de campo (FSM) de ponta a ponta estão mais bem equipados para combater fraudes, reduzir atritos no processo de sinistros, otimizar custos e melhorar a satisfação do cliente.
Digitalize as interações com o cliente
Devido à pandemia, 90% dos sinistros de seguros agora são processados virtualmente. De acordo com um estudo de satisfação da JD Power, a forma como uma seguradora lida com o FNOL representa 25% do nível de satisfação de um cliente de seguros. O software Insurtech fornece ferramentas úteis para simplificar o processo de sinistros, permitindo que os clientes se conectem a portais de consumidores específicos da empresa para acessar detalhes sobre seus sinistros. Os portais permitem que os clientes carreguem informações e fotos relevantes de sua reclamação e fornecem aos adjudicadores ferramentas de realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) para corroborar reclamações e aumentar a precisão e a eficiência ao analisar danos fora do local.
O serviço guiado por agente e os portais de cliente de autoatendimento permitem um processo de sinistro moderno e fácil de usar, sem complexidades comuns. Por meio de portais de clientes, os segurados têm autonomia para auto-selecionar horários de atendimento e acessar atualizações de status em tempo real do FNOL, resultando em uma melhoria de 27% nas pontuações dos promotores líquidos e uma melhoria de 30% nos índices de satisfação do cliente. Ao delinear o protocolo de atendimento ao cliente no seguro, as empresas devem ter em mente que os clientes provavelmente sofreram uma perda ou dano recente à propriedade, e uma jornada do cliente excelente, responsiva e navegável deve ser uma prioridade para manter a retenção e fidelizar o cliente.
Mover para modernizar
Embora seja uma indústria estabelecida que reinou nos negócios por séculos, o espaço de seguros está mudando. Estima-se que existam 1.500 startups de insurtech em todo o mundo – startups que transformarão o setor, aproveitando tecnologias digitais, IA e analíticas avançadas para melhorar a eficiência e reduzir drasticamente os custos, aumentando a capacidade de implementar soluções inovadoras mais rapidamente à medida que as forças do mercado evoluem. Os consumidores de hoje têm mais opções, preços mais baixos e maior controle do que nunca. Para atender às crescentes expectativas dos clientes e reviver os padrões de adjudicação e processamento de sinistros, as seguradoras devem aproveitar as ferramentas de serviço de campo e insurtech para se manterem competitivas e lucrativas.