D

ados apontam crescimento progressivo

As Insurtechs têm desempenhado um papel fundamental na introdução de novos modelos de negócios, processos simplificados, e na oferta de produtos mais personalizados e acessíveis. Há algumas tendências que apontam para lados opostos em relação ao crescimento dessas empresas. No entanto, o mercado de insurtechs demonstrou um crescimento exponencial, dado especialmente a partir da fusão das tecnologias de ponta com o segmento de seguros. Com isso, é esperado que o mercado global de insurtechs alcance um nível ainda maior de influência, com uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de mais de 40% durante o período de previsão de 2023 a 2032. Esse crescimento pode ser explicado pelo aumento da demanda por experiências digitais contínuas, por produtos de seguros personalizados e pela urgência das seguradoras em simplificar operações e aprimorar o gerenciamento de risco. 

Cenário das Insurtechs na América Latina

O quadro de crescimento das insurtechs na América Latina foi discreto, de acordo com o tiinside, mesmo com a indústria de seguros tendo experimentado uma evolução significativa na utilização de tecnologias avançadas. No entanto, a previsão é que o mercado de seguros na América Latina registre um aumento tanto no crescimento dos prêmios como na sofisticação. 

Mercado de Insurtechs está maduro e saudável

Apesar de o  Relatório Global InsurTech da Gallagher Re ter concluído que o financiamento das insurtechs caiu 43,7%, de 8 milhões de dólares em 2022 para 4,5 bilhões de dólares em 2023, o próprio chefe global da Gallagher Re – Andrew Johnston – , afirmou que “mesmo com o menor número de negócios e financiamento, as transações foram consistentes e continuaram ao longo de 2023, indicando um mercado maduro e saudável”

Lembrando que as insurtechs brasileiras já levantaram cerca de R$1,2 bilhão em investimentos, entre janeiro de 2021 e novembro de 2023.

Crescimento de Insurtechs é estável comparado com segmento de finanças

A Forbes revelou matéria que aponta a divergência entre os resultados do mercado insurtech em relação às fintechs, indicando que as insurtechs se mantiveram silenciosamente estáveis. Um dos motivos pelos quais as fintechs sofreram em 2023 foram as condições macroeconômicas e a incidência de fraudes, segundo a Worldline. Por outro lado, as empresas que lidavam com setores mais desafiadores da cadeia de valor dos seguros estavam gradualmente se fortalecendo. Muitas dessas empresas atendem a outras corporações, incluindo as do setor de seguros, em vez de consumidores. São essas entidades que permanecem no foco dos investidores, contribuindo para a explicação da relativa estabilidade das insurtechs em comparação com o cenário das fintech. 

O segmento segue explorando a oferta de inovações

Além dos apontamentos mencionados, a Forbes também destacou que para 2024: “É provável que uma área de interesse dos investidores permaneça centrada em empresas que ajudam as seguradoras a desempenhar melhor as suas funções essenciais, sendo particularmente apelativas aquelas que oferecem formas de alavancar a Gen AI”. Dito isso, vê-se que o segmento segue explorando a oferta de inovações e acompanhando as mudanças, buscando aprimorar serviços para evoluir o setor.

Insurtechs destaque em inovações tecnológicas

O setor de seguros continua investindo na jornada de digitalização e modernização tecnológica em 2024. Algumas empresas foram referências na utilização de produtos eficientes, acessíveis e de fácil utilização. O Property Casualty 360 listou 10 Insurtechs que estão promovendo ações assertivas para o crescimento do setor. “Este é o ambiente em que o campo para startups de insurtech começou a diminuir. Os atuais pioneiros das insurtechs, de acordo com o relatório InsureTech Connect Forward50 Americas, estão capitalizando a necessidade de inovação do setor com o uso de inteligência artificial, blockchain, análise de big data e muito mais. O relatório pretende ser uma visão abrangente e com curadoria de startups de seguros com pessoal, financiamento e modelos de negócios para impulsionar mudanças mensuráveis ​​no setor. Um conjunto de juízes especialistas avaliou uma série de empresas de insurtech com foco nas pessoas, nos produtos e nas métricas de desempenho que diferenciam essas empresas” – revelou o portal.

O que é importante considerar para manter o setor em desenvolvimento

O Insurance Business reflete acerca de questões que os líderes da indústria de seguros devem se atentar, em especial fatores como: capital, regulamentação, impacto econômico, tecnologia e custos operacionais. O portal trouxe uma lista de 10 perguntas que seriam essenciais para nortear e desenvolver as funções das empresas. É de suma importância que os executivos estejam em busca de soluções cada vez mais atualizadas para enfrentar o quadro de mudanças globais. No caso das insurtechs, as medidas de inovação podem encontrar “soluções de contratação para uma força de trabalho envelhecida, preparando-se para como a IA impactará a forma como os negócios são feitos, a crescente digitalização de pagamentos e dados para melhorar processos e tomada de decisões, e o mercado volátil com operadoras” – comenta o portal. 

O futuro é otimista

Conforme os dados acima permitem inferir, o que se tem para 2024 em relação às insurtechs é um cenário esperançoso, indicando uma trajetória que pode ser cada vez mais ascendente. As inovações tecnológicas aplicadas aos seguros continuarão se desenvolvendo, impulsionando eficiências operacionais e respondendo de forma ágil às transformações nas demandas dos consumidores. O crescente uso de tecnologias como inteligência artificial e aprendizado de máquina, juntamente com a exploração de novos modelos de negócios e produtos personalizados, promete manter o setor consistente. A evolução das insurtechs e das seguradoras já estabelecidas, aliada à busca por soluções estratégicas, destaca a resiliência e a adaptabilidade do mercado de seguros, e a expectativa é que em 2024 as Insurtechs continuem a explorar as oportunidades do segmento.

Postado em
8/2/2024
 na categoria
Insurtech

Mais sobre a categoria

Insurtech

VER TUDO