Insurtechs impulsionam transformação no setor de seguros

ssas empresas têm contribuído muito para resolver o histórico desafio da democratização dos seguros no Brasil. É nisso que acredita o Insurance & Innovation specialist e coordenador de cursos da Escola de Negócios e Seguros (ENS), Samy Hazan. “Para um mercado pouco servido e com nível de penetração na economia muito abaixo dos mercados desenvolvidos, o movimento natural e esperado é justamente o da inclusão social e democratização dos seguros por meio do uso de novas tecnologias e da digitalização das ofertas”, explica o especialista.
Oportunidades
Samy Hazan ressalta que o novo cenário traz inúmeras oportunidades profissionais, tanto para empreendedores quanto para colaboradores do ecossistema da indústria de seguros. “Do lado do empreendedor, a oportunidade é aprender a operar na nova economia digital. Entender os anseios do consumidor digital que está habituado a resolver tudo de forma instantânea e na palma da mão. A aplicação das novas tecnologias também é uma oportunidade que surge neste novo cenário”.
O mesmo é válido para colaboradores de empresas que atuam no setor. “Surgem oportunidades na aplicação de novas tecnologias, como ciência de dados avançada, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, blockchain, omnicanalidade, entre outras”.
O executivo explica que uma das formas de contribuir para o desenvolvimento do ecossistema é buscando capacitação de alto nível. “Principalmente porque há escassez clara de talentos que transitam com conforto pelos desafios da nova economia digital”, adverte.
ENS no cenário de Inovação
Para contribuir com esta transformação, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) vem promovendo diversas iniciativas no âmbito da inovação. Umas delas foi o lançamento do Diretório Insurtechs, que compilou as principais ações e projetos das startups e empresas inovadoras brasileiras.
Em formato de e-book, o Diretório está dividido em duas partes: a primeira descreve a história das principais insurtechs do País, enquanto a segunda apresenta o uso e as aplicações das novas tecnologias no mercado de seguros.
Outra frente da ENS é a certificação avançada sobre insurtechs, lançada em 2022, que já formou duas turmas com um seleto grupo de executivos para conhecer as principais práticas e soluções deste segmento.
Pioneiro no Brasil, o curso é uma exclusividade da Escola, que, inspirada em programas internacionais, desenvolveu a especialização para os profissionais que desejam inovar no setor. O objetivo do programa é entregar uma imersão completa sobre o que está sendo realizado em termos de inovação.
Para 2023, o curso terá novidades. “Estamos sempre acompanhando as mudanças do setor e, conforme avaliamos as transformações tecnológicas e os novos elementos que surgem, adaptamos o programa para oferecer o melhor conteúdo a fim de formar especialistas. Nosso foco será sempre nos conteúdos e iniciativas de convergência entre tecnologia, inovação e seguros”, explica o gerente de Estratégia, Inteligência Comercial e Processos da ENS, Ronny Martins.