O

setor de seguros enfrentou vários desafios nos últimos meses, à medida que as empresas lutavam para superar a inflação rápida, a grande demissão, problemas na cadeia de suprimentos e os impactos duradouros da pandemia do COVID-19. Como a maioria das outras indústrias, os call centers de seguros foram sobrecarregados com alta rotatividade, afetando os tempos de espera. No entanto, a implementação contínua e generalizada da inteligência artificial (IA) em todo o setor ajudou a resolver muitos dos desafios de negócios enfrentados pelas seguradoras.

A IA tem sido incrivelmente bem-sucedida entre as seguradoras, permitindo que as empresas forneçam processamento acelerado e simplifiquem seus fluxos de trabalho. Os consumidores também preferem usar IA. De acordo com o Solera Innovation Index 2022, 70% dos consumidores disseram que mudariam de seguradora para uma experiência de sinistro digital mais rápida . É claro que, embora a IA já esteja em uso, a revolução tecnológica do setor de seguros está apenas começando.

Construindo confiança na Inteligência Artificial

A confiança na IA aumentou nos últimos anos, à medida que os consumidores continuam a preferir a velocidade e a facilidade oferecidas pela tecnologia. Está claro que os consumidores esperam e confiam na tecnologia todos os dias, e o setor de seguros não é exceção: 79% confiariam em reivindicações automotivas totalmente alimentadas por IA. Além disso, a IA agora é parte integrante da jornada do usuário, e os consumidores estão procurando ativamente fornecedores de reclamações e reparos que colocam a automação em primeiro lugar, com 65% dos consumidores dizendo que preferem usar um reparador usando IA para minimizar o risco de erro no processo de reclamação.

Não apenas o setor viu uma forte demanda dos consumidores quando se trata de integração de IA, mas o uso de dados e IA gerou resultados bem-sucedidos para as empresas. Até 58% das seguradoras experimentaram uma maior resiliência dos negócios e 55% viram a tomada de decisões mais rápida e um aumento na produtividade da equipe devido ao uso de IA.

Essa implementação da IA ​​permitiu que as seguradoras oferecessem experiências perfeitas por meio de aplicativos fáceis de usar, facilitando para os consumidores o preenchimento de relatórios de sinistros de primeiro aviso de perda (FNOL). Em vez de registrar uma reclamação manualmente com um agente ao vivo, os consumidores podem registrar reclamações virtualmente por meio do aplicativo de uma companhia de seguros. Esse método já é amplamente aceito para determinar a estimativa de reparo, pois 55% dos consumidores pesquisados ​​afirmaram ter tirado fotos digitais dos danos do veículo e enviado à seguradora para agilizar o processo de sinistro. Automatizar esse fluxo de trabalho pode aliviar o trabalho árduo de processar solicitações simples e permitir que o processo seja executado com mais eficiência. Os recursos de dados também podem preencher automaticamente formulários de sinistros com informações, tornando o processamento mais eficiente e melhorando a precisão para criar uma experiência melhor para os consumidores.

Usando IA para trabalhar de forma mais inteligente

Embora a IA tenha conquistado a indústria automobilística, é crucial observar que a IA terá mais sucesso não quando usada como um substituto total para os funcionários, mas para apoiar e melhorar os processos orientados por dados. É claro que os consumidores apreciam a facilidade da IA ​​e das interações digitais, mas os humanos ainda valorizam o toque pessoal, como no caso de lesões e outras reclamações complexas. À medida que as empresas implementam a IA em todo o setor, a ideia de um call center tradicional também se transformará.

À medida que a IA lida com tarefas mundanas, os funcionários podem se concentrar em casos mais estratégicos e tarefas complexas, resolvendo a questão da escassez de força de trabalho e permitindo o crescimento na carreira por meio da qualificação dos funcionários existentes. Os call centers de amanhã se tornarão em breve “centros de resolução rápida de sinistros”, viabilizando acordos no mesmo dia para sinistros simples, onde os consumidores optam por usar ferramentas de relatórios digitais, permitindo que o centro de relatórios encerre sinistros simples no mesmo dia do relatado. O verdadeiro sucesso da IA ​​é quando usada estrategicamente para permitir que os funcionários dediquem tempo onde são mais necessários.

Com o setor de seguros reconhecendo rapidamente o valor da IA ​​e iniciando os esforços de transformação digital, continuará a haver um investimento em IA em todo o setor, pois os consumidores esperam uma maior experiência digital.

Tabelas de conjuntos de dados Solera.
Crédito: Solera

De acordo com o Índice de Inovação Solera 2022, 100% das seguradoras planejam investir em software de insurtech de IA nos próximos 12 meses. Além disso, 64% das seguradoras disseram estar muito confiantes de que atingirão seus objetivos de IA nos próximos 12 meses. Seja transformando o relatório FNOL em um processo digital rápido e simples, criando uma estimativa de reparo em minutos dos consumidores, imagens guiadas pelo consumidor ou redesenhando o fluxo de trabalho tradicional de reparo direto de automóveis, a IA está revolucionando a forma como as seguradoras fazem negócios. Aguarde uma transformação como nunca antes no setor de sinistros de seguros!

Postado em
27/5/2022
 na categoria
Tecnologia

Mais sobre a categoria

Tecnologia

VER TUDO