maneira como os consumidores vivenciam o seguro está à beira da mudança, à medida que as inovações digitais revolucionam a experiência do usuário. No entanto, embora muitas seguradoras estejam interessadas em adotar a inteligência artificial (IA), poucas a estão usando para gerar impacto profundo.
A KPMG observou que o principal motivador para a adoção digital foi simplificar os processos existentes. Essa abordagem de visão de túnel é muito comum e perde o poderoso potencial da IA generativa (Gen AI) para transformar modelos de negócios e a maneira como as seguradoras modernas operam.
O setor de seguros está pronto para a reinvenção, e os argumentos a favor da adoção da IA generativa são convincentes. Então, por que a pesquisa do Boston Consulting Group indica que apenas 10% das empresas estão aplicando a IA generativa em escala?
Muitos concordarão que o setor de seguros é avesso a riscos, e essa "relutância digital" provavelmente será um grande obstáculo. Ficar parado em um mundo em constante mudança não é uma opção.
Felizmente, um pequeno e crescente número de seguradoras com visão de futuro está carregando a tocha da inovação. Elas realmente entendem que a IA generativa é a chave para transformar toda a cadeia de valor, redefinir as interações com o cliente, melhorar as eficiências operacionais e, finalmente, definir um novo padrão para os padrões da indústria na era digital. Mais importante, elas reconhecem que a IA generativa não pode ser simplesmente uma reflexão tardia, mas requer um comprometimento com a integração em toda a empresa e um desejo de evoluir continuamente.
Incorporando a IA generativa em toda a cadeia de valor
Quando totalmente integrada a uma organização, no centro da estratégia corporativa, a IA generativa pode atingir novos patamares em distribuição de seguros, operações e excelência ao cliente.
A IA generativa pode aprimorar as estratégias de recrutamento e retenção de agentes, simplificando o processo de contratação ao peneirar com eficiência grandes quantidades de dados de candidatos para identificar candidatos de alta qualidade. Essas ferramentas aumentam o número de recrutas de alto calibre e garantem um melhor ajuste às necessidades específicas da organização. Além disso, a IA generativa pode identificar agentes de alto potencial no início de suas carreiras, facilitando seu crescimento por meio de treinamento direcionado e personalizado, programas de requalificação e desenvolvimento, melhorando, em última análise, a retenção.
Os ganhos de produtividade são abundantes, com a IA generativa capacitando os agentes por meio de uma jornada de vendas otimizada, fornecendo assistência em tempo real ao analisar as necessidades do cliente, identificar lacunas e orientar os agentes com recomendações de produtos adaptadas às necessidades específicas dos clientes.
Por meio da IA generativa, os agentes receberão leads enriquecidos com insights do cliente e recomendações de produtos que estão mais alinhados às suas preferências e necessidades. Rascunhos de e-mails e conteúdo de marketing sugerido estarão prontos para serem enviados com o toque de um botão, economizando tempo valioso dos agentes e garantindo que o engajamento com os clientes permaneça pessoal e personalizado. A nutrição de leads até a conversão também será aprimorada com comunicações automatizadas e oportunas. A IA generativa também pode ajudar a gerenciar o desempenho dos agentes de forma mais inteligente, simulando o desempenho do agente e da equipe e recomendando planos de ação para atingir as metas.
De uma perspectiva operacional, a IA generativa pode fornecer resumos de documentos médicos e financeiros para subscritores e avaliadores de sinistros, resultando em operações escaláveis, aumento da produtividade da equipe e reduções de custos unitários. As dúvidas dos clientes são abordadas de forma mais eficaz, com respostas contextuais baseadas em conversas anteriores com clientes, bases de conhecimento e informações específicas da política. Os contact centers estão mais bem equipados para fornecer respostas personalizadas com base no histórico do cliente e nas informações do produto, permitindo que a equipe se concentre na resolução de casos mais complexos. Além disso, a IA generativa pode injetar recursos de marketing de mídia social altamente sofisticados em aplicativos de agência para criar maneiras atraentes para os agentes atraírem e se envolverem com uma base de clientes totalmente nova.
Salvaguardando o uso da IA generativa
A IA de geração é mais do que apenas um complemento operacional para seguradoras; ela deve ser incorporada à cultura da organização para maximizar a eficiência operacional, melhorar a experiência do usuário e gerar confiança.
Projetos transformacionais exigem liderança inovadora, investimento significativo, adesão de toda a empresa e salvaguarda rigorosa para garantir que o uso da IA generativa permaneça ético, responsável e transparente. É por isso que é essencial estabelecer uma estrutura robusta para avaliar os riscos existentes da IA, incluindo confiabilidade, fraude, riscos de representação, privacidade e governança de dados, e riscos da nova geração de IA, como a geração de informações falsas, enganosas ou tendenciosas.
Adotar a IA generativa é uma tarefa substancial para a seguradora moderna, mas com um plano de ação robusto, orçamento sustentável e uma equipe de projeto dedicada impulsionando-a, a integração em toda a empresa pode ser alcançada em apenas alguns anos.