Inovação

ENS aposta em educação tecnológica, parcerias globais e programas inovadores de desenvolvimento profissional para fomentar a evolução do mercado segurador

ENS aposta em educação tecnológica, parcerias globais e programas inovadores de desenvolvimento profissional para fomentar a evolução do mercado segurador
O

gerente de Estratégia, Inteligência Comercial e Processos da ENS (Escola de Negócios e Seguros), Ronny Martins, concedeu entrevista exclusiva à Insurtalks e falou sobre diversos assuntos pertinentes ao novo panorama tecnológico do setor de seguros, aos cursos oferecidos pela entidade para fomentar a inclusão de novos profissionais capacitados no mercado segurador e às iniciativas tecnológicas voltadas para o ensino Educação, dentre vários outros assuntos. 

Insurtalks: Questionado sobre os cursos voltados para área de tecnologia oferecidos pela Escola e quais os seus impactos no mercado de seguros Ronny Martins respondeu:

 “O setor de seguros produz e usa intensamente tecnologias inovadoras. Por esta razão, a ENS oferece treinamentos desenhados para atender às especificidades do mercado, desde treinamentos internacionais sobre Inovação, em parceria com a Universidade de Tel Aviv e Universidade NOVA de Lisboa, certificações em Insurtechs, ASG e Seguros e Aceleração Digital, além de pós-graduações como Negócios e Data Science e Seguros de Danos, em parceria com a IBM”.

Insurtalks: Quais as novidades para 2023 no curso de Certificação Avançada em Insurtechs?

Ronny Martins: “A certificação é atualizada a cada oferta, de acordo com as tendências dos mercados nacionais e internacionais. Coordenado pelo especialista em Inovação, Samy Hazan, o programa apresenta o estado da arte em seguros e tecnologia, mostrando estudos de caso com os fundadores das empresas mais disruptivas e alinhadas às maiores inovações”.

Insurtalks: Quais as oportunidades profissionais que o novo panorama de Insurtechs proporciona?

Ronny Martins: “As oportunidades de inserção de tecnologia em seguros são infinitas. O mercado se interessa desde a automação na intermediação e oferta de produtos de seguros até soluções para eficiência operacional de corretoras de seguros, seguradoras e resseguradoras”.

Insurtalks: Quando indagado sobre a responsabilidade de educar o ecossistema segurador, o gerente da ENS respondeu:

“A Escola de Negócios e Seguros (ENS) tem mais de 50 anos de tradição na formação e qualificação profissional para o ecossistema de seguros, e conhece profundamente esta responsabilidade, sempre investindo em conteúdos e treinamentos inovadores e alinhados às necessidades do mercado”.

Insurtalks: Como vocês enxergam o cenário pós-covid de aulas online? Quais os desafios e vantagens?

Ronny Martins: “A ENS já possuía uma Escola Virtual de vanguarda e, portanto, já estava preparada para o cenário pandêmico e pós-pandêmico. Com recursos de análise preditiva, que acompanham o desempenho dos alunos, bibliotecas virtuais com acessibilidade integrada e qualidade de áudio e vídeo excepcionais, o ensino a distância oferece ambiente de aprendizagem de excelência e, em alguns aspectos, superiores ao ensino presencial, como, por exemplo, depositório de aulas gravadas. O mercado de educação tem trabalhado com a expectativa de oferta de ensino presencial e EaD na ordem de 40% e 60%, considerando os diferentes cursos, aptidão de aprendizagem, desejo dos alunos e capilaridade geográfica”.

Insurtalks: Há a possibilidade de, em um futuro não tão distante, a educação usar como ferramenta agregadora o Metaverso?

Ronny Martins: “As experiências neste campo ainda são poucas e dependem de um investimento muito alto. A ENS está tradicionalmente à frente do mercado, com a utilização de recursos inovadores, como a Sala do Futuro. Permaneceremos atentos e estaremos presentes em todos os ambientes relevantes para o aprendizado de gestão e seguros”.

Além das iniciativas e cursos mencionados por Ronny, há diversas outras iniciativas da Escola no âmbito da inovação, da expansão do portfólio dos corretores, do desenvolvimento de profissionais e da qualificação para criar o futuro do mercado, como:

Programa de Identificação de Profissionais (PIP): é uma iniciativa inovadora da ENS que visa aliar as empresas do mercado de seguros aos talentos profissionais. O PIP foi desenvolvido como uma solução para acelerar processos de recrutamento e adaptação em seguradoras e demais companhias do setor. O objetivo do projeto é garantir mais oportunidades aos alunos, ao mesmo tempo em que proporciona às empresas do mercado uma seleção natural de profissionais altamente capacitados, além de reduzir custos de integração e treinamento. A ENS prepara profissionais com currículos mais atrativos aos recrutadores do mercado de seguros e garante o acesso facilitado às vagas de trabalho por meio dos convênios estabelecidos pela Escola com as organizações que tenham interesse em diminuir os prazos e investimentos na busca e capacitação de profissionais.

Projeto Corretor Educação Segura (CES): tem o objetivo de expandir o portfólio dos corretores de seguros tornando o leque de produtos desses profissionais ainda mais diversificado e abrangente, possibilitando atuar também como agentes de fomento e incentivo à educação. A formatação do CES permite aos profissionais de corretagem de seguros ofertar aos seus clientes os sete cursos de graduação hoje disponibilizados pela Escola. 

Para os corretores que queiram saber mais sobre o projeto, basta clicar aqui.

Certificação Avançada em Insurtechs:  O curso, que é pioneiro no Brasil,tem o objetivo de fornecer acesso as bases do conhecimento para desenvolver um projeto de inovação inédito, com soluções em oferta de produtos para eficiência operacional de corretoras de seguros, seguradoras e resseguradoras. É voltado para aqueles que desejam se posicionar no ecossistema de inovação em seguros. Dentre os temas abordados no curso estão: fundamentos das insurtechs, financiamento, novos modelos de distribuição de seguro, futuro do segmento, estudos de caso e modelos disruptivos e arcabouço regulatório.

Para saber mais sobre a certificação, clique aqui.

Postado em
9/12/2022
 na categoria
Inovação
Deixe sua opinião

Mais sobre a categoria

Inovação

VER TUDO