Inovação

Consumidores 'perdem o interesse' em ofertas de seguros das Big Techs

Consumidores 'perdem o interesse' em ofertas de seguros das Big Techs
O

s consumidores estão perdendo o interesse em ter seguros fornecidos a eles por grandes empresas de tecnologia como Amazon e Google, de acordo com uma nova pesquisa de consumidores da GlobalData.

A empresa de pesquisa de mercado perguntou a mais de 4.000 consumidores do Reino Unido se eles considerariam a compra de um seguro residencial de uma variedade de 'fornecedores alternativos' de renome - incluindo empresas de tecnologia, plataformas de mídia social e fornecedores de energia.

Houve uma queda acentuada no interesse em todas as empresas sobre as quais a GlobalData perguntou, com consumidores em média três pontos percentuais menos propensos a considerar a compra de seguro de um provedor alternativo. O declínio mais acentuado no interesse foi dos consumidores que compraram seguro residencial de seu fornecedor de energia, que obteve uma pontuação cinco pontos percentuais menor do que na mesma pesquisa do ano passado; os altos preços da energia causados ​​em parte pela invasão da Ucrânia pela Rússia aumentaram o custo das contas de energia e criaram uma brecha entre os consumidores e seus fornecedores de energia.

A empresa com melhor desempenho é o Google, com mais de um quinto dos entrevistados (22,2%) dizendo que considerariam comprar um seguro residencial do gigante das buscas. 16,7% dos entrevistados dizem que comprariam um seguro residencial da Amazon (queda de três pontos percentuais em relação ao ano passado), enquanto apenas 11,5% considerariam a Apple (mais de dois pontos percentuais abaixo da pesquisa de 2021).

Você compraria seguro residencial de grandes empresas de tecnologia?

Fonte: GlobalData

A ameaça das grandes empresas de tecnologia ainda está presente

A pesquisa parece mostrar que, mesmo em meio a um boom de seguros incorporados, os consumidores estão ficando mais hesitantes em comprar seguros de grandes marcas de tecnologia – mesmo aquelas marcas nas quais eles já confiam para fabricar seu telefone celular ou fornecer banda larga para sua casa. Duas das marcas avaliadas pela GlobalData – Amazon e Sky – já fizeram incursões no mercado de seguros, a Amazon lançando sua Amazon Insurance Store em outubro de 2022 e a Sky entrando no mercado de seguros residenciais em dezembro.

Em tempos econômicos desafiadores, isso pode até prejudicar algumas das aspirações dessas marcas no setor de serviços financeiros. Em junho passado, a FinTech Magazine perguntou se o Pay Later, a mais recente oferta da Apple, ameaça o segmento BNPL como o conhecemos.

Ben Carey-Evans, Analista Sênior de Seguros da GlobalData, comenta: “Embora a redução do interesse do consumidor nesses provedores alternativos seja clara, ainda continua sendo uma ameaça significativa para o setor de seguros residenciais. A maior ameaça em todo o setor pode ser o seguro embutido. Embora seja uma ameaça menor no seguro residencial especificamente, os fabricantes de produtos (como operadoras de telefonia móvel ou fabricantes de automóveis) que oferecem seguro no ponto de venda oferecem conveniência aos clientes, por isso é uma tendência crescente a ser observada.

“Portanto, uma ligeira redução no interesse do consumidor não significa que a ameaça dos grandes fornecedores de tecnologia está diminuindo, pois desenvolvimentos recentes sugerem que o oposto está acontecendo. As seguradoras serão impulsionadas pelo que parece ser uma confiança reduzida do consumidor para esses rivais em potencial. No entanto, eles precisarão garantir que podem fornecer uma oferta digital forte, pois isso será garantido contra qualquer uma dessas ameaças em potencial”.
Postado em
3/3/2023
 na categoria
Inovação
Deixe sua opinião

Mais sobre a categoria

Inovação

VER TUDO