uso de soluções tecnológicas se tornou um importante diferencial competitivo no setor de seguros, tanto que cresceu a tendência para um maior investimento em tecnologia pelas seguradoras e insurtechs. No entanto, não basta dispor de soluções digitais sem oferecer o toque humano.
Valorizar a interação humana
Para estabelecer um relacionamento bem-sucedido entre seguradoras e clientes, é necessário se concentrar em atender às demandas do consumidor durante cada fase da jornada do cliente. Para isso, é preciso valorizar a interação humana.
É preciso combinar soluções tecnológicas com uma abordagem de atendimento humanizada
Os clientes interagem com a marca por meio de vários canais – e-mail, chat ao vivo, call center ou conversa direta com um corretor. É essencial entregar valor real por meio de qualquer um desses canais para oferecer uma experiência consistente e excepcional para o segurado. Isso inclui saber combinar soluções tecnológicas inovadoras com uma abordagem de atendimento humanizada.
Interações omnichannel
Uma das formas de combinar a tecnologia com o atendimento humanizado é espalhar as interações dos clientes de maneira mais uniforme em vários canais Segundo artigo da McKinsey, “Omnichannel é o padrão, não a exceção”. A empresa ainda observa que a pandemia “cimentou as interações omnichannel como o caminho predominante para as vendas B2B. Mesmo quando o engajamento pessoal ressurge como uma opção, os compradores deixaram claro que preferem um mix de canais cruzados, escolhendo interações pessoais, remotas e de autoatendimento digital em igual medida”.
Omnicanal garante mais negócios que abordagens tradicionais
Além disso, ainda de acordo com a McKinsey, 83% dos líderes B2B acreditam que a venda omnicanal é uma maneira mais bem-sucedida de garantir novos negócios do que as abordagens tradicionais de vendas “somente face a face”.
Combinando tecnologia e tradição para aprimorar a experiência do cliente
Um bom exemplo real de combinação entre tecnologia e tradição para aprimorar a experiência do cliente é a Hamilton Insurance Agency , uma das maiores corretoras de seguros independentes dos Estados Unidos. O fundador da corretora, Alan J. Zuccari e sua equipe de liderança sênior acreditam que o caminho para conquistar a confiança dos clientes, os corretores devem fazer mais do que simplesmente vender apólices de seguro: eles precisam ser verdadeiros parceiros para seus clientes.
Abordagem que coloca as pessoas em primeiro lugar
Com a gigante Hamilton, é possível aprender que as parcerias com clientes dependem dos relacionamentos de longa data com seguradoras e a abordagem é ajustada para atendimento ao cliente de alto contato. Ou seja, uma abordagem que coloca as pessoas em primeiro lugar.
Criar soluções personalizadas para os clientes
É imprescindível utilizar tecnologia e análise de dados para criar soluções personalizadas para os clientes - não apenas para atender às suas necessidades atuais de seguro, mas para ajudá-los a antecipar como suas necessidades podem mudar no futuro e como podem mitigar o risco além de simplesmente ter os riscos cobertos.
Focar na personalização das interações com os clientes em diversos canais
Dessa maneira, por todo o exposto, para conseguir combinar soluções tecnológicas com uma abordagem de atendimento humanizada, é preciso focar na personalização das interações com os clientes em diversos canais durante a fase de compra e criar uma combinação entre contato pessoal e ferramentas digitais para elevar o suporte. Para atrair e reter clientes, as seguradoras devem buscar ativamente oportunidades para inovar sua abordagem de atendimento ao cliente para atender às necessidades dos clientes e gerar experiências positivas durante cada ponto de contato ao longo da jornada do cliente.