H

á algumas situações pelas quais muitos cidadãos já passaram que podem aumentar o risco de um acidente de trânsito e que, infelizmente, são comuns ao cotidiano de grande parte da população brasileira, seja na na qualidade de pedestres ou motoristas. Por exemplo:

  • Ter que caminhar pela beirada da rua, junto ao meio-fio, por estar transitando por um local onde não há calçada ou por ela estar ocupada por veículos estacionados;
  • Atravessar a rua correndo, mesmo com o sinal aberto para o pedestre, porque tem um veículo se aproximando da faixa sem reduzir a velocidade;
  • Motoristas com visão ofuscada por outro condutor que não desabilitou o farol alto ao cruzar com outro veículo;
  • Condutores que aceleram quando veem o semáforo amarelo, em vez de reduzir;
  • Vias esburacadas, mal iluminadas e sem sinalização;
  • Motoristas de transporte coletivo que aceleram o veículo quando o passageiro ainda está desembarcando.

Os exemplos acima ilustram apenas uma parcela de situações evitáveis que podem causar acidentes de trânsito. 

Muitas dessas situações derivam de fatos relacionados à mobilidade urbana. No entanto, há também uma parcela que é ocasionada pela contribuição dos motoristas e/ou dos próprios pedestres. 

O trânsito no Brasil é violento

De acordo com uma matéria do Portal do Trânsito, acidentes de trânsito matam mais que crimes violentos no Brasil.

Além disso, o Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial de mortes por acidentes no trânsito, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Os números são assustadores 

Para ter um dimensionamento dessa afirmação, de 2018 até 2022 _ mais especificamente até 13/05/2022 _, foram registrados 3.418.927 milhões de acidentes de trânsito no Brasil que causaram 94.271 mil óbitos, fora os feridos, de acordo com o Ministério da Infraestrutura.

O movimento Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo surgiu em 2014 com o objetivo de colocar em pauta o tema segurança viária e coordenar ações entre toda a sociedade civil, o Poder Público e a iniciativa privada no intuito de propagar conhecimento acerca do tema e reduzir os acidentes e mortes no trânsito.

Por que o mês de maio?

O mês de maio foi escolhido por causa da resolução da ONU (Organização das Nações Unidas) que definiu a Década de Ação para Segurança no Trânsito, em 11 de maio de 2011. 

Por qual motivo é amarelo?

A cor amarela foi escolhida por simbolizar a sinalização e alerta no trânsito. Uma alusão significativa às placas amarelas, que indicam aos motoristas problemas ou pontos de maior atenção no caminho e aos semáforos, cuja cor amarela representa atenção.

“Juntos salvamos vidas”

O tema de 2022 é “Juntos salvamos vidas” e, para engajar toda a  sociedade nesse propósito, o ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária) irá investir todo o valor arrecadado na campanha na disponibilização gratuita de materiais de marketing para ampliar a mensagem de segurança no trânsito. 

A campanha está mais abrangente

Por causa da  pandemia de Covid-19, em 2020 e 2021,  a campanha ficou limitada às redes sociais e à internet. Em 2022, a campanha retornou às ruas e o ONSV acredita que este ano será o maior e mais abrangente em termos de conscientização desde a criação dessa iniciativa em 2014.  Até 15 de maio do ano corrente, esta organização não governamental (ONG) já havia registrado atividades em todos os Estados por meio de passeios, caminhadas, palestras, reuniões, ações on-line, sempre com abordagens educativas, como era feito até 2019. A estratégia conta com representantes – 141 em todo o País – voluntários que se esforçam nas suas regiões para divulgar a importância de um comportamento seguro no trânsito. 

(Fonte: Autopapo Uol)

Todos podem salvar vidas

O presidente do ONSV, Aurélio Ramalho, declarou que: “todos nós podemos salvar vidas e não somente profissões que tradicionalmente já fazem isso, como médicos, enfermeiros, socorristas, bombeiros e policiais. No trânsito basta fazer o que é certo.

O filme da campanha de 2022 traça exatamente esse paralelo. Os profissionais que aparecem no filme são reais e aceitaram o convite para participar sem cobrar cachê”.

Todo o material produzido pode ser usado de forma gratuita

Ainda de acordo com Ramalho, todo o material produzido pode ser usado de forma gratuita. Ele disse: “A partir do site do Maio Amarelo e do hotsite da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o interessado vai encontrar o vídeo oficial deste ano e três dezenas de arquivos com as peças da campanha Juntos Salvamos Vidas.

São posts, banners, faixas, cartazes, outdoors, busdoors, além do filme institucional de um minuto para redes sociais. Qualquer apoiador poderá incluir sua logomarca no material e mostrar a força da sociedade em prol dessa causa.”.

Seguradoras e Insurtechs participam da campanha

A HDI Seguros – seguradora centenária alemã que atua no Brasil há mais de quatro décadas, colabora com a campanha. Carla Oliveira, Diretora de Automóvel da HDI, disse sobre a participação:

“A HDI tem um olhar voltado para o comportamento e as necessidades dos segurados e fazer parte do movimento Maio Amarelo é essencial. Estamos cada dia mais envolvidos na construção de um trânsito melhor e, como seguradora com forte atuação no ramo de seguro auto, cabe a nós valorizar quem respeita as regras e deseja ser um disseminador de boa conduta e segurança”.

A Thinkseg também promove e apoia ações do Maio Amarelo. A insurtech produziu 10 mil camisetas, 2 mil bonés e 10 mil sacochilas. O Ceo da startup, Andre Gregori, declarou: 

“Para nós, da Thinkseg, todas as ações e materiais de apoio ao movimento Maio Amarelo significam investimento na vida, no respeito entre todos que usam as ruas para se movimentar, estejam em veículos ou não. Acreditamos na gentileza e respeito recíproco para a redução dos acidentes. Essa é a proposta do nosso app Thinkseg que acompanha o jeito do motorista dirigir.Os motoristas mais conscientes e prudentes no volante, com o app Thinkseg no celular, recebem pontos que resultam em prêmios”, completa.

As tecnologias que salvam vidas no trânsito

Os veículos automotores estão cada dia mais tecnológicos e, muitas dessas tecnologias, estão sendo utilizadas para possibilitar mais segurança a motoristas e passageiros. Veja algumas delas:

  • Alerta e assistente de manutenção em faixa: uma câmera (ou duas ou três, no caso de veículos mais sofisticados) analisa as faixas pintadas na via e, caso o motorista mude de pista sem sinalizar (usando as setas), aciona um alarme. No caso do assistente, o sistema também corrige o desvio de trajetória, mantendo o carro na pista.
  • Alerta de colisão e frenagem autônoma de emergência: sensores e câmeras monitoram a área à frente do veículo no trânsito e, se detectarem que carro, caminhão ou ônibus reduziu a velocidade ou parou abruptamente, o sistema, inicialmente, avisa o motorista por meio de alertas visual e sonoro. Se o condutor não tomar nenhuma medida a respeito (reduzir a velocidade e frear), os freios são acionados para mitigar as consequências de uma possível colisão ou mesmo evitá-la. Alguns automóveis têm equipamentos que também conseguem identificar pedestres e ciclistas no trânsito urbano.
  • Alerta de fadiga: por meio de sensores, o computador central do carro analisa a maneira de dirigir do condutor após os primeiros quilômetros sempre que o motor é acionado. Se detectar que o motorista está demonstrando sinais de cansaço ou desatenção, soa um alarme, sugerindo parada para descanso.
  • Alerta de tráfego cruzado traseiro: tem muito útil, principalmente, nas manobras de ré, ao sair de vagas em supermercados, por exemplo. Sensores na traseira do veículo detectam a presença ou aproximação de outros carros (ou pedestres), auxiliando o motorista. Pode atuar com avisos sonoros, imagens ou ambos se o automóvel possuir câmera de ré.
  • Leitor de placas de velocidade: por meio de câmeras na parte interna do para-brisa, o sistema identifica as placas com os limites e alerta o motorista, caso este esteja acima do permitido. Alguns modelos também conseguem identificar semáforos. Se o veículo possuir controlador de velocidade adaptativo, os itens podem atuar em conjunto, proporcionando uma condução semi autônoma.
  • Câmera de visão noturna: graças a uma câmera de infravermelho com detector de calor, a central eletrônica do veículo consegue detectar a presença de animais e de pessoas, mesmo sob condições adversas, como neblina e chuva. O equipamento alerta o motorista e exibe as imagens em uma tela no quadro de instrumentos do veículo e ajuda a evitar acidentes, principalmente no caso de animais que surgem inesperadamente cruzando a via à noite.

(Fonte: Estadão)

É questão de vida ou morte

Campanhas como o Maio Amarelo conseguem levantar o debate da população em torno de um tema tão delicado como os acidentes de trânsito e o estrago que fazem na vida das pessoas e até na economia do país. A conscientização de um condutor quanto à relevância da direção cautelosa pode determinar se alguém(s) vive ou morre.

Por isso, o engajamento de seguradoras e insurtechs nesse tipo de ação é importante para alcançar uma parcela maior de cidadãos em torno do tema. Assim, com mais pessoas envolvidas pensando em possíveis soluções e, ainda, com os avanços tecnológicos que surgem para colaborar com essa causa, é possível conseguir reduzir drasticamente o número de vítimas de acidentes de trânsito no Brasil.

Postado em
23/5/2022
 na categoria
Tecnologia

Mais sobre a categoria

Tecnologia

VER TUDO