4 razões pelas quais as plataformas de análise impulsionam o crescimento das Insurtechs

perar uma insurtech de sucesso exige muito trabalho. As empresas precisam manter uma série de pratos proverbiais girando, desde o envolvimento com os clientes até a criação de produtos inovadores e o processamento de reclamações na velocidade da luz.
Depois, há avaliações de risco e atualizações de tecnologia para acompanhar, além de manter a segurança cibernética trancada – e manter a criatividade quando se trata de incentivos e serviços. Selecionar a plataforma de análise de dados certa pode ser a diferença entre sobreviver e prosperar, porque aprimora as informações que podem levar um negócio na direção certa.
Neil Martin, diretor comercial da Qbase, descreve o papel da análise de dados como crítico. “As plataformas de análise são uma ferramenta fundamental para ajudar a entender as necessidades dos clientes. Para as insurtechs, isso desempenha um papel importante na aquisição, retenção e atualizações de clientes.
“Pegue a retenção de clientes, por exemplo – se sua plataforma de análise puder reunir dados de serviços ao cliente, plataformas de avaliações e CRM, você poderá monitorar reclamações, avaliações negativas e quaisquer outros comportamentos que sugiram que você está prestes a perder esse cliente. Os sinais estão todos lá, mas a plataforma de análise lhe dará clareza e o ajudará a fazer algo a respeito.”
Martin explica que, para oferecer uma experiência sólida, as seguradoras precisam de consistência, precisão e integridade dos dados para fornecer uma compreensão mais profunda do cliente. “Com a infinidade de dados disponíveis, o processamento manual é caro, demorado e impreciso. Uma plataforma de análise confiável superará isso e ajudará a empresa a tomar decisões baseadas em dados altamente eficazes.”
Seleção de plataforma de análise de dados
De acordo com Krista Griggs, Head of Financial Services and Insurance da Fujitsu UK, entender a estratégia de longo prazo é fundamental para avaliar o valor potencial e o business case para plataformas de análise, dizendo: “Esta visão de longo prazo precisa incorporar uma compreensão do dados existentes e cenário de processos e os ecossistemas com os quais você pretende se integrar.
“Depois que uma seguradora examina esses aspectos, ela fica muito melhor posicionada para determinar a facilidade de acessar e compartilhar dados e insights – agora e no futuro.”
Griggs continua dizendo que a regulamentação é outro aspecto altamente importante para as insurtechs considerarem. “O mercado e o regulador estarão monitorando de perto a confiança em como os dados são capturados, armazenados, processados, protegidos, usados para gerar insights acionáveis e criar novos serviços ao cliente. Governança e segurança adequadamente implementadas que não sufoquem a inovação também são essenciais para manter a confiança e a responsabilidade necessárias para alavancar o poder dessas plataformas.”
4 recursos essenciais em uma plataforma de análise de dados
#1 Capacidades de processamento de dados em tempo real
Vivemos em uma época em que a velocidade é essencial – não apenas na prestação de bons serviços ao cliente, mas no monitoramento do desempenho de um produto ou na análise da resposta do mercado. Os dados em tempo real também são essenciais para garantir que sua plataforma esteja constantemente no topo da ameaça real de ataques cibernéticos. Dados antigos podem resultar em um acidente sem que a empresa perceba. As insurtechs também precisam de uma solução que forneça acesso ao processamento de dados em tempo real de várias fontes, incluindo seus próprios conjuntos de dados. As plataformas modernas de análise de dados devem permitir que as empresas atualizem recursos e coletem informações de diferentes fontes para atender a qualquer caso de uso aplicável.
#2 Agilidade e atualizações automatizadas
As insurtechs exigem plataformas que se conectem aos seus fluxos de trabalho de negócios, bem como aos dados de exposição ao risco. Uma plataforma de análise compatível com APIs permite que as insurtechs se conectem perfeitamente com suas soluções, utilizando fontes de dados externas e internas. Isso simplifica os aplicativos de serviço downstream e os sistemas de modelagem, permitindo que as empresas respondam às mudanças com eficiência.
#3 Gerenciamento de risco
A gestão e avaliação de riscos é um espaço transformado nas insurtechs. As tecnologias de wearables a satélites são responsáveis por fornecer dados que podem ser analisados corretamente e, em seguida, usados para criar novos produtos e prêmios mais baixos – ao mesmo tempo em que impedem a ocorrência de sinistros em primeiro lugar.
As plataformas de análise de dados precisam ser flexíveis o suficiente para se conectar às tecnologias mais recentes e processar essas informações. O risco também é um elemento que precisa ser considerado quando uma empresa está escalando suas operações. As insurtechs exigem uma solução de fluxo de trabalho que não reduza seu controle, mas que também apoie sua estratégia de crescimento.
#4 Monitorando a qualidade dos dados
De acordo com Martin, uma plataforma de análise é tão boa quanto os dados que ela pode processar. Ele alerta as insurtechs para ficarem atentas à qualidade dos dados coletados e como eles serão integrados à plataforma.
Seu conselho? “Procure plataformas com conectores estabelecidos e APIs abertas. Você pode precisar considerar uma ferramenta de integração de dados, como o Talend, para garantir que os dados que chegam à sua plataforma sejam de boa qualidade e no formato certo para serem processados.” Ele acrescenta que um fator chave é considerar a tecnologia já existente e como a plataforma se encaixará ou coexistirá com essas outras tecnologias.