Inovação

3 Caminhos para Insurtechs em 2023

3 Caminhos para Insurtechs em 2023
O

setor de seguros não foi exceção nos últimos anos de transformação digital avassaladora que impulsionou tantas indústrias rapidamente. No entanto, com a consolidação acontecendo em nosso setor, muitos estão se perguntando sobre o futuro da tecnologia de seguros. Como as empresas podem continuar sua trajetória de crescimento e permanecer lucrativas?

Do meu ponto de vista como presidente de uma das empresas de insurtech que mais cresce, aqui estão três coisas nas quais os líderes de insurtech devem se concentrar no próximo ano para manter a lucratividade consistente:

Coloque a tecnologia na linha de frente

Nosso setor começou totalmente a aceitar e integrar novas tecnologias que podem trazer mais dados e maior conscientização sobre eventos de perda. Os líderes de seguros não podem ter medo de aproveitar essa tecnologia. As ferramentas de IA desenvolvidas especificamente para a conscientização da linha de frente são uma maneira pela qual a tecnologia pode reduzir efetivamente os eventos de perda.

Por exemplo, no seguro de caminhões comerciais, a tecnologia pode monitorar os hábitos de direção segura e o desempenho geral dos motoristas. Os dados dos sensores do veículo podem identificar quais motoristas estão tendo um bom desempenho e quais precisam de orientação adicional, para determinar preços de risco mais precisos.

A IA nunca substituirá o papel da tomada de decisão humana na área de seguros; ela aumenta nossas capacidades para criar melhores resultados.

Foque na prevenção primeiro

Grande parte da indústria de seguros está focada em indenização, mas o futuro da indústria será olhar além das reivindicações. Os futuros líderes dominarão a habilidade de aproveitar insights baseados em dados para se concentrar primeiro na prevenção, em vez de na indenização.

Imagine quanto dinheiro e tempo poderiam ser redirecionados se as seguradoras ajudassem seus clientes a pensar no futuro e evitar resultados negativos. Na minha prática no setor de transporte rodoviário, sabemos que nossos motoristas podem ser treinados e que os eventos de perda diminuem com o tempo. As ferramentas de IA que usamos reconhecem padrões de acionamento, identificando frequências em riscos potenciais, como excesso de velocidade, frenagem forte e curvas bruscas. Com a segurança dos motoristas como parte central de nossa missão e ofertas, podemos direcionar sessões de coaching para modificar esses comportamentos, evitando acidentes.

Sempre haverá surpresas e eventos imprevisíveis; acontecem acidentes que nem mesmo a tecnologia avançada pode prever ou evitar. Mas nos casos em que podemos intervir – nas estradas, em residências e escritórios e em locais de trabalho – as empresas devem ter uma nova atenção para evitar que esses eventos de perda aconteçam.

Lembre-se de que as pessoas estão no centro do seguro

Mesmo com a nova tecnologia, neste setor o trabalho em equipe é uma das ferramentas mais poderosas de todas. Como já foi comprovado várias vezes, as equipes que podem colaborar e se comunicar de forma eficaz permanecerão lucrativas. Especialmente agora, à medida que mais equipes entram em campo ou funções tradicionalmente no escritório se tornam parcial ou totalmente remotas, elevar a cultura da equipe deve ser uma missão fundamental para os líderes.

Garanta que a diversidade de talentos continue sendo uma meta consistente para sua organização – uma variedade de perspectivas e históricos ajudará sua equipe a adotar uma abordagem completa para atender aos objetivos de negócios e resolver problemas em torno de possíveis blocos.

Lembre-se de que a liderança não é um ciclo fechado – o feedback é importante para manter as equipes, especialmente em seguros e insurtech, ágeis e engajadas. Mantenha-se honesto, comunique-se com franqueza e aja com integridade. Você descobrirá que a tomada de decisões acontecerá de forma mais eficaz e que os pivôs podem acontecer mais rapidamente quando surgir a necessidade.

Não está claro se a consolidação contínua da indústria ou outro pico de crescimento liderará o mercado nos próximos anos. Aconteça o que acontecer, as seguradoras em qualquer estágio não devem ter medo de manter a liderança focada nas pessoas, adotar a tecnologia e unir esses recursos para contabilizar e resolver riscos – um problema muito humano. Em última análise, para nós, trata-se de estradas mais seguras, pessoas mais seguras e ser um bom parceiro para aqueles que precisam de nossa experiência.

Postado em
9/11/2022
 na categoria
Inovação
Deixe sua opinião

Mais sobre a categoria

Inovação

VER TUDO