Seguradoras devem explorar os próximos passos para inovar no Seguro Pet

s participantes da indústria de cuidados com animais de estimação estão lançando cada vez mais produtos e tecnologias inovadoras para atender às necessidades específicas de cuidados com animais de estimação. Com a expansão do setor,o mercado para pets está fornecendo produtos inovadores e personalizáveis para os consumidores cuidarem de seus seus animais de estimação, atendendo à tendência atual de humanização dos pets e da visão de eles serem como membros da família.
Com o mercado para pets aquecido, a indústria de seguros para animais de estimação também tem crescido exponencialmente nos últimos anos, com cada dia mais donos de animais de estimação buscando proteção para seus pets, tanto no mercado internacional quanto no brasileiro.
É preciso pensar nos próximos passos
Com a concorrência aumentando, os players que oferecem o produto de seguro para pets já devem começar a pensar nos próximos passos de inovação em relação a essa modalidade de seguro para conseguirem se destacar ainda mais nesse concorrido mercado.
Parcerias com startups
Dentre as formas pelas quais as seguradoras podem inovar e oferecer produtos e serviços diferenciados para o seguro pet, uma delas é por meio de parcerias com startups de tecnologia. Essas parcerias podem ajudar as seguradoras a criar novos aplicativos para gerenciar a saúde e o bem-estar de animais de estimação, bem como soluções de seguros mais personalizadas.
Serviços personalizados
Outra forma de inovar é focar em serviços personalizados. Os donos de animais de estimação desejam cada vez mais serviços que atendam às necessidades específicas de seus animais. Isso pode incluir planos de saúde personalizados e tratamentos específicos para a saúde de seus animais de estimação.
IA e Dados
O uso de dados e IA também é uma maneira de inovar na indústria de seguros para animais de estimação. As seguradoras podem analisar dados para identificar tendências em saúde de animais de estimação e, assim, desenvolver produtos e serviços que atendam melhor às necessidades dos animais de estimação. No mercado internacional, já existe um teste de DNA que usa IA (Inteligência Artificial) e um grande banco de dados de DNA de cães para fornecer um teste de DNA de cães preciso (os fabricantes afirmam ter mais de 98% de precisão).
O teste de saliva permite que os proprietários descubram mais sobre a saúde e o histórico de seus animais de estimação, como, por exemplo, se o animal tem condições genéticas relacionadas à sensibilidade a drogas, visão, peso ou mobilidade. Existem mais de 200 testes de saúde incluídos, como identificar a faixa de peso ideal do animal, sua mistura de raças até 1% e sua ancestralidade até seus bisavós.
Rastreador fitness
A coleira inteligente está para o animal de estimação como um rastreador fitness está para o humano, com a diferença que esse tipo de dispositivo vem com a análise de um médico. Essa coleira traduz padrões de atividade como comer, beber, arranhar, lamber ou sacudir e o que cada uma dessas atividades pode representar em termos de doenças posteriores. Após um estudo de três anos realizado por cientistas e veterinários da Mars Petcare, que analisaram o comportamento de milhares de cães, esse dispositivo pode interpretar comportamentos e atividades e observar se o cão está comendo menos ou se coçando mais, notificar o dono e dizer qual é esse padrão.
Como essa tecnologia ajuda às seguradoras?
Essa prevenção precoce pode ajudar bastante as seguradoras que tenham como premissa incentivar hábitos saudáveis para os animais de estimação e seus donos. Isso pode incluir a oferta de recompensas aos donos de animais de estimação que adotam hábitos saudáveis para seus animais, como exercícios regulares e dieta saudável. Isso pode levar a um menor número de sinistros e, portanto, menor custo para as seguradoras.
Exemplo de gigantes do setor para impulsionar a inovação
As seguradoras também podem pensar nas fusões como uma maneira de impulsionar a inovação no mercado de seguros pet. Um exemplo de fusão/aquisição que aconteceu movida por esse objetivo foi da gigante Pinnacle Pet Group (PPG) com a Animal Friends.
O CEO da Animal Friends, Westley Pearson, declarou que um dos objetivos dessa aquisição foi impulsionar a inovação no mercado de seguros para animais de estimação. Ele declarou: “Esta é uma nova e empolgante casa para a Animal Friends com o Pinnacle Pet Group. Nosso negócio cresceu nos últimos cinco anos e esta aquisição é um próximo passo natural, solidificando ainda mais nossa posição como fornecedora líder de seguros para animais de estimação no mercado do Reino Unido. Estamos realmente ansiosos para trabalhar com a JAB e a PPG, impulsionando juntos a mudança no setor e encontrando novas maneiras de melhorar a vida dos animais de estimação e dos tutores.”para impulsionar a inovação em seguros para animais de estimação.
A evolução das tecnologias permite dar um passo além e se destacar no mercado
A inovação tecnológica tem sido um dos principais motores para impulsionar o crescimento e expansão de várias modalidades de seguros. Com o seguro pet não é diferente. A evolução das tecnologias permite às seguradoras darem um passo além para oferecer novos produtos e serviços que atendam às necessidades específicas dos proprietários de animais de estimação, tornando o seguro mais atraente e acessível para um público maior.
Pensando em explorar os próximos passos para inovar no seguro para animais de estimação, as seguradoras podem fortalecer sua posição no mercado, garantindo a saúde e bem-estar dos animais de estimação e oferecendo tranquilidade e segurança para seus proprietários.