Os pequenos Corretores estão prontos para uma grande mudança?

ais da metade dos corretores acredita que mais transações comerciais de seguros ocorrerão online nos próximos três anos. Isso está de acordo com uma nova pesquisa conjunta da Semsee, uma pequena plataforma automatizada de cotação comercial para corretores de seguros, e TrustedChoice.com, uma plataforma digital para corretores e corretores independentes.
"O corretor precisa entender que está lidando com um cliente diferente do que era há cinco anos", disse Philip Charles-Pierre (foto), CEO da Semsee, uma plataforma de venda de seguros comerciais. "O pequeno empresário está pronto para que a indústria seja digital, em termos de como eles interagem com os produtos, como eles interagem com os corretores de seguros e como eles interagem com as seguradoras. E eles estão puxando a indústria junto com isso."
A pandemia acelerou essa mudança, com 42% dos corretores em geral dizendo que viram um aumento nas oportunidades comerciais desde o início de 2020. 48% dos entrevistados também disseram que suas agências fizeram uma mudança de 180 graus de tijolo e argamassa para operações virtuais. O estudo pesquisou 351 corretores entre março e abril deste ano.
"Os corretores agora veem como a tecnologia pode ser uma ferramenta que os capacita, em vez de algo que os substitui. A pesquisa está nos dizendo que o corretor está pronto para a tecnologia intervir e ajudá-los a remover algumas das dificuldades de seu trabalho para que eles podem ser úteis ao pequeno empresário", disse Charles-Pierre à Insurance Business.
Embora os corretores geralmente estejam satisfeitos com as tecnologias de marketing e vendas que usam hoje, muitos reconhecem as lacunas em suas operações digitais. A otimização do mecanismo de busca (SEO), formas novas e mais rápidas de avaliar o apetite das seguradoras e a obtenção eficiente de cotações de várias seguradoras foram citadas como áreas que precisam de mais melhorias.
Pouco menos da metade (49%) dos corretores usaram SEO para impulsionar seus negócios. A maioria citou a falta de tempo e entendimento para implementar uma estratégia de SEO.
Ganhar e colocar negócios online também é um obstáculo significativo, com 56% dos corretores dizendo que são desafiados a encontrar um mercado que atenda às suas necessidades. Além disso, 52% disseram que obter cotações de transportadoras, MGAs e atacadistas é uma barreira para fechar negócios. Para Charles-Pierre, esta é uma oportunidade para as seguradoras fornecerem transparência em tempo real sobre "quem faz o quê e quando".
"Na maioria das outras indústrias, você conhece o estoque em tempo real", observou Charles-Pierre. Ele disse que o estoque, neste caso, refere-se a linhas de negócios, produtos ou riscos que uma transportadora pode ou não querer assumir. "Um dos desafios interessantes para o setor é ajudar os corretores a entender quais mercados estão disponíveis para eles, para que possam se concentrar no que pode ser o mais adequado para seus clientes".
Oportunidade para seguradoras
Não são apenas os corretores que precisam se preparar para a mudança online: as seguradoras também precisam se preparar. A pesquisa Semsee e TrustedChoice.com mostrou que os corretores não ficaram satisfeitos com as tecnologias voltadas para corretores das seguradoras, com 47% classificando-as como boas e 35% dando uma pontuação média. Apenas 6% dos corretores acham que as plataformas de seguradoras existentes são excelentes.
O problema? Falta de consistência de portal para portal, interação limitada com subscritores e nenhuma indicação inicial sobre se as seguradoras aceitarão novos negócios. Mais seguradoras precisam se tornar "mais amigas da tecnologia" para se conectar a várias plataformas, mas simplificar as linhas de produtos também ajudará bastante a facilitar o trabalho dos corretores.
"Uma das coisas que a pesquisa fala é que as transportadoras devem ser mais transparentes, rápidas e ágeis para atender o corretor", explicou Charles-Pierre. "As seguradoras e seus produtos são mais dinâmicos, mudando com muito mais frequência do que antes. No passado, os corretores podiam comprar com memória. Eles sabiam quais seguradoras ofereciam, quais produtos estavam disponíveis e em que preço."
Plataformas digitais inovadoras podem liberar os corretores para fazer mais. A maioria dos entrevistados reconhece isso: 62% disseram que desejam usar uma plataforma de cotação no futuro, de preferência uma que seja rápida e fácil de usar.
"Para as seguradoras, trata-se de permitir que o corretor não apenas obtenha uma cotação facilmente, mas também encontre os corretores onde eles estão e onde estão realizando negócios", disse Charles-Pierre. "Se as seguradoras não mudarem, não poderão atender aos corretores que precisam permanecer flexíveis para alcançar um mercado em constante mudança".