Inovação

O que está direcionando os clientes para as plataformas de insurtech?

O que está direcionando os clientes para as plataformas de insurtech?
O

ferecendo soluções de sinistros e integração mais rápidas, diversificação e descoberta de preços orientada por dados, o uso de tecnologia de ponta está trazendo um maior nível de inclusão, eficiência e inovação de produtos, mudando assim o cenário do setor de seguros.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais a inovação e a tecnologia estão moldando o futuro do seguro.

Plataforma transparente e fácil de usar

Os players da Insurtech permitem jornadas perfeitas para ajudar os clientes a comparar recursos e preços de produtos de seguros e concluir a jornada de compra em um período muito curto de tempo. Estamos testemunhando uma tendência crescente de cada vez mais clientes que desejam atender às necessidades de seguro de seus smartphones, guias ou laptops, sem precisar sair de casa.

  1. Preço e disponibilidade: Um dos maiores pontos de venda dessas plataformas é que oferecem os melhores preços  e uma gama completa de produtos que não é possível no mundo offline devido às altas comissões e produtos limitados disponíveis com agentes. Além disso, essas plataformas estão disponíveis com o cliente o tempo todo, o que permite que o cliente complete a jornada de compra de  qualquer lugar  e  a qualquer hora .
  2. Transparente e sem vendas erradas:  Não há escopo de  vendas erradas, como promessa excessiva, que é desenfreada no mundo offline, devido à natureza regulada da indústria e à transparência provocada pelo fato de esses sistemas estarem online.
  3. Experiência de compra tranquila: devido à disponibilidade de várias plataformas de agregação de dados, como eKYC, banco de dados vahan e aadhaar, torna-se realmente fácil concluir a jornada de compra, pois a maioria dos dados já está preenchida. Isso reduz as chances de erros em grande medida
  4. Assinaturas digitais: com as mudanças nas expectativas dos clientes, onde experiências suaves são uma prioridade, os provedores de insurtech terão como objetivo oferecer processos remotos para obter uma vantagem competitiva. Uma das maneiras mais fáceis de fazer isso é o emprego de assinaturas digitais. Assinaturas digitais, ou assinaturas eletrônicas, estão ajudando as empresas a concluir acordos remotos, domésticos e internacionais a taxas sem precedentes. O processo tradicional baseado em papel é tedioso e leva ao desperdício de muito tempo e recursos. Assinaturas digitais reduzem custos, simplificam processos e aumentam as receitas – tudo isso enquanto fornecem um ambiente seguro para o consumidor.

Futuro das Insurtechs

À medida que avançamos, o setor de insurtech se aprofundaria nas jornadas do cliente e se incorporaria à vida diária do cliente. Ao usar dados de sensores próximos ao cliente, as seguradoras seriam capazes de subscrever o risco de uma maneira muito melhor, o que permitiria preços e produtos personalizados, jornada de compra perfeita e liquidação automática e instantânea de sinistros.

Sensores inteligentes e wearables

Desde aplicativos a dispositivos de monitoramento e tecnologia vestível – todos fazem parte das ferramentas de rastreamento para empresas de insurtech, que ajudam os consumidores a obter preços personalizados, sinistros automatizados e gerenciamento de fraudes para companhias de seguros. A confluência de tecnologias variadas, como IA/ML e Internet das Coisas (IoT), resultaria na criação de plataformas one-stop-shop que melhoram a eficiência dos provedores de seguros, facilitando as transações, dando às seguradoras acesso a dados acionáveis ​​por meio de sistemas conectados e fornecendo uma plataforma de pagamento tranquila. Acreditamos que esses dispositivos serviriam ao duplo propósito de monitorar e alertar, além de facilitar e automatizar as viagens de seguro.

Espera-se que os gastos globais do usuário final em dispositivos vestíveis cheguem a mais de US$ 90 bilhões até o final de 2022. Os dados desses dispositivos são essenciais para o desenvolvimento de apólices de seguro de saúde proativas e interativas que podem ser usadas para fornecer cobertura complementar ou taxas melhoradas. Os wearables também podem ajudar as seguradoras a alertar os clientes sobre possíveis perigos em tempo real. Por exemplo, monitores contínuos de glicose podem alertar proativamente as pessoas com diabetes para obter níveis de glicose no sangue acima do limite, além de fornecer feedback importante sobre mudanças de estilo de vida para o cliente e para os médicos.

Os sensores inteligentes também têm o potencial de interromper completamente os preços e reivindicações de seguros de automóveis. Já vimos o advento de apólices de seguro automóvel pay per use. Da mesma forma, preços mais baratos para um melhor comportamento de direção podem tornar nossas estradas mais seguras para todos. Esses dispositivos podem melhorar a segurança dos motoristas, pedestres e veículos, fornecendo feedback e alertas em tempo real. Esses dispositivos podem ajudar os agentes de logística a auxiliar o comportamento do motorista de maneira remota

O seguro industrial e de pequenas e médias empresas tem muitos casos de uso de sensores inteligentes. Por exemplo, o seguro cibernético pode ser feito sob medida com bots que executam varreduras automatizadas na rede corporativa em busca de vulnerabilidades e decidindo com base nos preços a postura geral de segurança. As reivindicações também podem ser feitas de forma indolor e menos manual, fazendo com que os bots de segurança confirmem a intrusão de invasores. Além das invasões cibernéticas, a detecção de intrusão física e a segurança de ativos podem ser bastante aprimoradas com câmeras de segurança AI CCTV que monitoram, alertam e ajudam nas reivindicações de seguros.

Aproveitando a Inteligência Artificial

A fraude é um grande problema para as seguradoras, e a IA é um elemento-chave na luta contra sinistros fraudulentos. Plataformas e aplicativos insurtech integrados permitem que as empresas detectem e eliminem fraudes devido à presença de um depositário digital descentralizado. De acordo com a Deloitte, 74% dos executivos de seguros planejam aumentar seu investimento em IA em 2022.

Além da fraude, operações como processamento de reclamações e apelações e preços de seguros personalizados podem ser automatizados por modelos de IA, como processamento de documentos, chatbots e aprendizado de máquina, criando assim uma melhor experiência do cliente e melhorando a tomada de decisões. A IA pode ser aproveitada para criar interação contínua com os clientes para maior fidelidade e vendas adicionais. Também permite uma maior quantidade de análise de dados de várias fontes que melhoram os modelos de previsão e permitem análises imobiliárias e atuariais sofisticadas

Como o processamento de documentos é uma tarefa repetitiva e propensa a erros, as tecnologias de captura de documentos e processamento de linguagem natural (NLP) são ideais para lidar com grandes volumes de documentos. Isso pode ajudar as empresas a processar documentos rapidamente, economizar tempo e custos e verificar se as reivindicações se enquadram nos regulamentos.

Além disso, as empresas de insurtech podem alcançar eficiência, escala e penetração no mercado ao extrair dados de mídia social em seus modelos operacionais. O acesso a esses dados permite o emprego de análises preditivas para coletar insights do cliente, levando a melhores decisões de subscrição. Também é útil para a coleta de informações do cliente após um período de inatividade, fornecendo informações sobre os próximos vencimentos, além de ser usado para identificar as necessidades emergentes do cliente por meio de fóruns interativos e blogs, aproveitando as informações para melhorar produtos e serviços

Postado em
4/7/2022
 na categoria
Inovação
Deixe sua opinião

Mais sobre a categoria

Inovação

VER TUDO