O poder analítico dos dados pode colaborar para que as seguradoras entendam melhor seus clientes

ma situação comum entre usuários de internet é a de se depararem com propagandas de itens que estavam pesquisando online para comprar. Depois da busca online pelo item, os usuários recebem ofertas por email, propagandas patrocinadas em suas redes sociais, vídeos ou tutoriais sobre aquele determinado produto. E por que isso acontece? Por causa da assimilação e interpretação dos dados pelos softwares das páginas.
Entender as necessidades do consumidor
A interpretação dos dados pelos softwares são responsáveis por oferecer mais opções de compra referentes ao item procurado por um indivíduo e, na maioria das vezes, a interpretação é certeira. Muitas vezes, há também indicação/oferta de outros produtos que têm algum tipo de relação com o que foi buscado. Se um usuário busca por barraca de camping, o software pode interpretar essa informação, esse dado, de modo a entender que aquela pessoa vai acampar e, por isso, necessitar de outros itens que se alinham a essa atividade como, por exemplo: saco de dormir, isolante térmico, lanterna, kit de primeiros socorros, mochila cargueira, roupas, sapatos e acessórios adequados.
A interpretação certa dos dados aprimoram a experiência do cliente
Esse entendimento da necessidade do consumidor permite que as seguradoras se posicionem com mais força no mercado, já que, tendo ciência daquilo que os clientes querem e precisam, é possível direcionar o desenvolvimento de produtos e serviços em torno disso e aprimorar a experiência do cliente,
Redução da margem de erro
Os dados, quando bem usados, permitem que os players de seguros estabeleçam estratégias para saber com antecedência qual é o melhor caminho a seguir, reduzindo assim a margem de erro de uma iniciativa ou ação.
Afinal, o que os clientes querem?
Independentemente de qual é o ramo de negócios e quais são os stakeholders, quando se trata de ter uma experiência fluida, rápida, agradável e conveniente ao comprar um produto ou usar um serviço, todos os clientes são iguais, todos almejam que a jornada com a empresa supram suas necessidades nesses quesitos.
As variáveis, a partir daí, estão atreladas à combinação da natureza do produto ou serviço com o perfil daquele consumidor e como as empresas farão para combinar esses fatores.
Desafios
Os dados podem redefinir o setor por meio de ofertas digitais dinâmicas e personalizadas que melhoram a experiência do cliente . No entanto, não é tão simples assim por conta dos vários desafios existentes em toda a cadeia de valor, com integração, distribuição e subscrição de clientes assumindo a liderança. Além disso, as seguradoras enfrentam desafios de um catálogo rígido e carecem de compreensão adequada de seus clientes em potencial e de suas necessidades.
Aproveitar o poder da análise dos dados para entender os clientes
Mesmo com tantos desafios, a boa utilização dos dados é a melhor maneira de entender a opinião do consumidor. Eles são essenciais porque vivemos na era da informação. Inclusive, pesquisas mostram que essas informações, quando mal coletadas, podem custar em média, 30% da receita de uma empresa.
Implementar um cultura data-driven na seguradora
A melhor forma de alcançar resultados efetivos é implementar uma cultura data-driven – gestão orientada por dados – na seguradora.
Segundo a pesquisa Evolution Report Latam, conduzida pelo MIT Technology Review, 89% dos entrevistados concordam que são os dados que melhoram as decisões de negócios. Por isso, hoje, em média, 9,2% do orçamento para marketing de uma empresa é destinado a um trabalho de análise de dados.
O cliente é a bússola de qualquer negócio
O consumidor de seguros e a necessidade de protegê-los é o motivo da existência das seguradoras. Assim, utilizar ferramentas que colaboram para melhor compreendê-los, para conseguir alcançar os anseios do motivo principal da existência de uma seguradora é imprescindível. No atual momento, os dados se apresentam como excelentes ferramentas para tal. Além disso, o cliente é a bússola de qualquer negócio. Portanto, saber interpretar os dados e feedbacks oferecidos por ele pode ajudar a enxergar pontos de melhoria, entendendo com precisão os sentimentos e necessidades que esses consumidores possam ter em relação a um serviço ou produto.
“Não procure clientes para seu produto. Encontre produtos para seus clientes”
Dessa forma, os dados podem ajudar os players de seguros a ofertar produtos mais personalizados, melhorando a experiência do cliente a partir deles e para eles e, assim, gerar mais vendas e alavancar ainda mais os negócios. Como disse Seth Godin certa vez: “Não procure clientes para seu produto. Encontre produtos para seus clientes”.