C

ada dia, setores diversos estão começando a ver o que o blockchain pode realizar em termos de facilitar as operações e simplificar os negócios. Embora a adoção generalizada ainda possa levar algum tempo, a tecnologia está se tornando cada vez mais relevante em diferentes setores, incluindo o de seguros. O mecanismo permite uma maior proteção de informações e pode tornar toda a operação de seguros mais eficiente, eliminando a possibilidade de adulteração de dados.

A união entre a blockchain e os seguros

Devido ao poder de proteção de dados proporcionado por esta tecnologia, o recurso se torna bastante atrativo para as empresas de seguro. O portal Analytics Insight classifica essa junção como uma combinação perfeita (a perfect match), pois uma vez que se compromete com a segurança do usuário, ela se torna uma ferramenta extremamente compatível dentro da área dos seguros.

É preciso adotar medidas para frear o cenário de fraudes em seguros no Brasil

É interessante pensar na aplicabilidade dessa ferramenta na indústria dos seguros, uma vez que este setor é um dos que mais sofre com a ocorrência de fraudes. De acordo com dados do InfoMoney, as fraudes comprovadas contra as seguradoras somaram R$824,9 milhões em 2022, o que representa aproximadamente 16,1% do valor dos sinistros suspeitos. Os dados fazem parte do relatório ‘Quantificação da Fraude no Mercado de Seguros Brasileiro’, divulgado pela CNseg. De acordo com o levantamento, os pedidos de indenização suspeitos totalizaram 11,4% dos R$44,7 bilhões pagos aos clientes, sendo que apenas 16,1% ficaram comprovados como fraude. Portanto, é válido que seguradoras e insurtechs pensem em adotar medidas complacentes que busquem subverter esse cenário.

Alguns benefícios para o setor dos seguros

Em razão da oferta de descentralização da blockchain, com o registro de transações feito numa espécie de livro-razão, algumas vantagens são atrativas para elevar o desempenho das seguradoras. 

  • O aumento da confiabilidade dos clientes: Através do uso da blockchain, o cliente é integrado numa espécie de comunidade seleta. Isso assegura que ele terá acesso a informações precisas e atualizadas, e que somente integrantes autorizados terão permissão de visualizar os dados confidenciais armazenados na blockchain.
  • Simplificação nos canais de atendimento: A funcionalidade dos smart contracts permite maior agilidade no processo de contratação, excluindo a necessidade de intervenção manual, o que diminui a incidência de erros. Ao permitir o acesso em tempo real às informações sobre apólices, a tecnologia pode melhorar a experiência do consumidor. Assim, os clientes podem ter uma experiência mais satisfatória devido à transparência e eficácia proporcionadas pela blockchain. 
  • Detecção de fraudes ampliada: Por se tratar de um sistema que proporciona um registro de transação imutável, a blockchain pode ajudar na diminuição de fraudes. Através da tecnologia, a chance de alteração de dados é praticamente inexistente. Ela possibilita também o rastreio de ações suspeitas e sinistros, o que torna as ações fraudulentas cada vez mais impraticáveis.

Exemplos práticos da blockchain

Para exemplificar essa “combinação perfeita” entre a tecnologia de blocos e o setor dos seguros trabalhando juntos na solução de problemas reais, alguns exemplos práticos podem ser citados:

Seguro Saúde:

  • Gerenciamento de Dados Médicos: O blockchain pode ser usado para criar um registro médico seguro e compartilhável. Os pacientes teriam controle sobre seu histórico médico e poderiam conceder acesso a médicos, hospitais e seguradoras de saúde quando necessário, garantindo uma troca de informações mais segura e precisa.
  • Autenticação de Reivindicações: A tecnologia blockchain pode automatizar a verificação de reivindicações de saúde, ajudando a reduzir fraudes. Os provedores de serviços médicos podem registrar os tratamentos diretamente na blockchain, e as seguradoras podem verificar essas transações com facilidade, acelerando o processo de reivindicação.

Seguro Viagem:

  • Pagamento Instantâneo de Sinistros: Com o blockchain, as seguradoras podem usar contratos inteligentes para automatizar o pagamento de sinistros. Quando ocorre um evento coberto, como um voo cancelado, o contrato inteligente pode acionar o pagamento automaticamente, eliminando atrasos e burocracia.
  • Verificação de Documentos de Viagem: É possível também usar o blockchain para verificar e autenticar documentos de viagem, como passaportes e vistos. Isso pode ajudar a prevenir fraudes relacionadas a identidade e documentação, melhorando a segurança para seguradoras e viajantes.

Seguro de Propriedade e Acidentes:

  • Registro de Propriedade: Nesse sentido, o blockchain pode ser usado para manter um registro transparente e à prova de adulterações de propriedades. Isso facilita a verificação da propriedade em caso de sinistros, evitando disputas e agilizando o processo de indenização.
  • Contratos Inteligentes de Sinistros de Automóveis: Em caso de acidentes de trânsito, contratos inteligentes podem ser usados para acelerar o processo de reivindicação. Os sensores nos veículos podem relatar automaticamente informações sobre o acidente para a blockchain, acionando o processo de sinistro e pagamento.

Inovação traz melhorias que garantem um cenário de longevidade no mercado

Diante da perspectiva protetora que a blockchain traz para o setor dos seguros, cabe às empresas se manterem atualizadas frente ao surgimento e potencial benefício das tecnologias vigentes. Sendo assim, em busca de diminuir as adversidades que assolam o setor, é importante que as seguradoras se atentem à necessidade de inovação. Essas melhorias garantirão um cenário favorável de longevidade no mercado, destacando a empresa, além de possibilitar uma melhor experiência para o cliente no processamento dos seguros.

Postado em
5/4/2024
 na categoria
Tecnologia

Mais sobre a categoria

Tecnologia

VER TUDO