Inovação

AXA aposta em digitalização, canais alternativos e inclusão para liderar seguros massificados no Brasil

AXA aposta em digitalização, canais alternativos e inclusão para liderar seguros massificados no Brasil

Com crescimento expressivo nas linhas de seguros massificados, a AXA tem se destacado pela combinação entre inovação tecnológica, foco no corretor e estratégias de inclusão financeira. Em entrevista à Insurtalks, Clovis Silva, Diretor de Produtos Massificados, Automóvel, Auto Frotas, Parcerias e Vida da AXA no Brasil, detalhou os processos por trás desse avanço, os desafios superados na construção de uma jornada digital fluida e os planos da seguradora para ampliar ainda mais o acesso à proteção nos próximos anos. A digitalização transformou profundamente a forma como desenhamos, contratamos e operamos nossos produtos. No caso dos seguros massificados, ela permitiu escalar com eficiência e, ao mesmo tempo, manter a personalização necessária para diferentes perfis de cliente” – disse o executivo. Confira a conversa na íntegra abaixo:

Insurtalks: A AXA tem registrado forte crescimento nas linhas de seguros massificados. A que fatores vocês atribuem esse avanço?

Clovis Silva: O avanço nas linhas de seguros massificados reflete a nossa visão estratégica de ampliar o acesso ao seguro no Brasil, mostrando que ele é relevante e viável para diferentes perfis de clientes. Esse crescimento está sendo impulsionado por três frentes principais: a digitalização das jornadas, trazendo agilidade e melhora a experiência de corretores e segurados, a digitalização e revisão técnica dos produtos para garantir competitividade e simplicidade, e o investimento em canais de distribuição mais diversificados. 

Insurtalks: Como a integração entre técnica, oferta comercial e canais digitais contribuiu para esse desempenho? Quais desafios vocês enfrentaram na estruturação dessa estratégia de crescimento e como foram superados?

Clovis Silva:  Entendemos que massificar é também diversificar a distribuição, por isso, nosso canal de parcerias é super importante, para que possamos também ampliar o perfil de parceiros, trazendo mais do que empresas do varejo, como fintechs, cooperativas de crédito, concessionárias de serviço públicos e outros agentes presentes em canais onde o seguro ainda não era acessível. O principal desafio foi alinhar essa expansão com uma experiência fluida e confiável para o cliente. Isso exige ajustes em modelos de subscrição, integração de sistemas e capacitação dos parceiros.

O fortalecimento de uma estratégia para o canal digital, com uma equipe dedicada, uma estratégia muito particular e uma série de materiais e treinamentos focados nesse público de corretor, também foi testado e pivotado nesses últimos anos até chegarmos num modelo que vem se mostrando efetivo e certeiro.

Insurtalks: A digitalização foi uma das grandes apostas da AXA e tem sido cada vez mais adotada em diversos processos. Na visão de vocês, quais foram os produtos mais transformados nos últimos anos com esse movimento, e qual o diferencial que eles têm atualmente?

Clovis Silva: A digitalização transformou profundamente a forma como desenhamos, contratamos e operamos nossos produtos. No caso dos seguros massificados, ela permitiu escalar com eficiência e, ao mesmo tempo, manter a personalização necessária para diferentes perfis de cliente.

Produtos como Auto Frota, que já apresenta quase 90% de crescimento no segundo ano completo de operação, e o Empresarial, com média de 37% de crescimento anual desde 2019, mostram o potencial desse modelo. O seguro Condomínio também se destacou, com revisão técnica e geográfica que trouxe um avanço de 50% em 2025, e o seguro de Vida em grupo para o produto focado em pequenas empresas, apresentou um crescimento de 73% em 2025.  Esses números refletem a combinação entre tecnologia, subscrição inteligente e experiência fluida de contratação, hoje 100% digital em grande parte do portfólio.

Insurtalks: Como as ferramentas inteligentes e os dados externos estão sendo usados na análise de risco e na subscrição? De que maneira vocês enxergam o uso de tecnologias em prol do aumento de massificados?

Clovis Silva: A inteligência artificial e o uso de dados externos revolucionaram a forma como avaliamos os riscos. Hoje, conseguimos analisar grandes volumes de dados, inclusive não estruturados, como imagens e inspeções, com rapidez e precisão, o que nos permite classificar riscos automaticamente, aplicar scores e desenvolver modelos preditivos para apoiar a subscrição. Essa inteligência está presente também nos produtos massificados, viabilizando análises dinâmicas, ajustes em tempo real e uma oferta mais adequada ao perfil de cada cliente. O resultado é uma experiência de contratação mais simples, acessível e alinhada ao risco real.

Insurtalks: O produto de Vida da AXA passou por diversas modernizações, oferecendo assistências como a “Maria” e a “Eco”. Como vocês acreditam que essas iniciativas agregam valor para os segurados?

Clovis Silva:  No seguro de Vida, nosso foco tem sido criar soluções que façam diferença concreta no dia a dia das pessoas, não apenas em momentos extremos. As assistências Maria e Eco são exemplos disso: iniciativas que reforçam nosso compromisso com causas sociais relevantes, como a proteção de mulheres em situação de violência doméstica, além do cuidado com o meio ambiente. São serviços com uso em vida, pensados para ampliar o valor percebido pelo cliente e aproximar o seguro da realidade das pessoas.

Insurtalks: A estratégia da AXA dá bastante destaque à figura do corretor. De que forma a empresa promove melhores experiências para esses profissionais?

Clovis Silva: Estamos em um momento de transformação, e a tecnologia é uma aliada essencial para isso. Porém, na AXA, a proximidade com o corretor será sempre uma presença marcante quando falam sobre nossa maneira de trabalhar. Além de ser um parceiro em sua jornada, a companhia está pronta para construir soluções em conjunto. Com um portfólio robusto como o nosso e as novas ferramentas digitais, o corretor tem a possibilidade de atuar com um olhar muito mais consultivo e estratégico, garantindo um atendimento ágil, qualificado e ainda mais humanizado. A tecnologia agiliza o processo e traz mais inteligência de dados para o processo, porém, o relacionamento próximo continua marcante e essencial no nosso cenário.

Insurtalks: Considerando as perspectivas para o futuro, quais são as metas da companhia para os próximos anos no Brasil em relação ao portfólio massificado?

Clovis Silva: Massificar é mais do que ampliar a base de clientes, é democratizar o acesso à proteção financeira. Até o fim de 2027, temos o plano de estar no Top 5 das nossas linhas prioritárias. Para isso, seguiremos investindo em produtos acessíveis, digitalização de jornadas e canais de distribuição alternativos, sempre em parceria com corretores e com foco na experiência do cliente.

Postado em
25/7/2025
 na categoria
Inovação
Deixe sua opinião

Mais sobre a categoria

Inovação

VER TUDO