AXA amplia competitividade do Seguro Garantia com subscrição digital e reforço estratégico

O Diretor de P&C e Specialties da AXA no Brasil, Denis Maelaro, falou à Insurtalks sobre como a digitalização do Seguro Garantia altera a dinâmica de corretores e clientes. Além da emissão em menos de um minuto, a plataforma traz mudanças no perfil de riscos aceitos, amplia a autonomia dos parceiros e abre espaço para integrações que favorecem novos modelos de negócio. Na entrevista, ele também destacou o papel estratégico da automação frente à análise humana, as oportunidades de cross-selling dentro do portfólio da companhia e a chegada de profissionais com experiência internacional para reforçar a competitividade da seguradora no mercado brasileiro.
Insurtalks: A promessa de emitir uma apólice em menos de um minuto muda a dinâmica do Seguro Garantia. Além da agilidade, que implicações práticas essa transformação traz para corretores e clientes?
Denis Maelaro: O lançamento da plataforma digital do Seguro Garantia está dentro de um dos pilares estratégicos da AXA no Brasil, que é a digitalização de produtos e processos com foco na massificação de seu portfólio. Além da agilidade, a ferramenta traz segurança, praticidade, autonomia e maior abrangência de perfis de corretores. Com o processo de subscrição digital e algumas mudanças nas condições do produto, a companhia também amplia o perfil de risco atendido.
Insurtalks: Ao ampliar o alcance do produto para diferentes portes de empresas e transformá-lo em uma solução digital rápida, a AXA busca reduzir barreiras de acesso. Como essa mudança pode reposicionar o Seguro Garantia no dia a dia de quem antes via o produto como distante ou burocrático?
Denis Maelaro: A digitalização facilita o acesso aos produtos, não só o Garantia, como também demais produtos do nosso portfólio que já contam com processos totalmente digitais, como os seguros Condomínio, Auto Frota, RC Geral, E&O, D&O e outros. A simplificação de produtos e processos é uma das portas para que possamos aumentar o alcance do segmento no país. A ferramenta chega como um facilitador para o corretor, trazendo maior eficiência e otimizando seu trabalho, permitindo que eles possam atuar de maneira mais consultiva e especializada.
Insurtalks: A automação que aprova limites e taxas de forma imediata altera a forma tradicional de análise. Como a companhia entende o papel humano nesse processo daqui em diante?
Denis Maelaro: Enxergamos a automação como um facilitador de processos, entrando em análises que não exijam um olhar mais técnico, com uma leitura de análise de risco mais complicada. Com isso, o papel humano se torna ainda mais estratégico e dedicado a um atendimento personalizado.
Insurtalks: A plataforma foi pensada para dar mais autonomia aos corretores. De que forma essa mudança pode alterar a relação deles com a seguradora e também com os clientes finais?
Denis Maelaro: De maneira geral, essas ferramentas trazem soluções que oferecem uma jornada mais fluída, deixando os contatos com os corretores mais focados em evolução e análises mais estratégicas. Aqui na AXA, esse contato próximo e com as portas abertas para uma parceria estreita com nossos times comerciais e técnicos sempre foi uma das nossas características de trabalho mais forte. A digitalização não irá mudar essa percepção no mercado.
Insurtalks: A integração por API e a validação de dados em tempo real criam novas conexões com outros sistemas. Que possibilidades a AXA enxerga ao colocar o Seguro Garantia em diálogo com diferentes cadeias de negócio?
Denis Maelaro: A tendência é que tenhamos cada vez mais oportunidades de ofertar um leque de produtos mais amplo, reforçando o cross-selling e aprofundamento das relações. O corretor que já trabalha com uma carteira específica vai poder aumentar sua atuação sabendo que dentro da AXA pode encontrar soluções para todas as necessidades dos clientes.
Insurtalks: O Seguro Garantia tem um histórico de ser visto como nichado e pouco ágil. Com essa digitalização, a AXA acredita que o produto pode ganhar mais relevância em setores onde ainda é pouco explorado?
Denis Maelaro: Não tenho dúvidas. A digitalização do Garantia rompe algumas barreiras que tradicionalmente o mercado impõe ao produto. O setor de garantias é, de fato, um nicho, mas não pode ser considerado pouco ágil. Além da alta competitividade, o mercado já impõe uma régua elevada no que diz respeito à rapidez das análises de crédito, subscrição e emissão. Essa exigência fica cada vez mais evidente nos processos concorrenciais que enfrentamos. Nossa plataforma nos coloca em pé de igualdade com os principais players do mercado, com uma ferramenta ágil e de fácil acesso para os corretores, com um perfil de aceitação de riscos mais diversos, acreditamos na capacidade do produto atingir novos públicos, mostrando o valor de sua proteção.
Insurtalks: A chegada de um executivo com experiência internacional sugere um reforço estratégico. Que aprendizados dessa vivência global podem ser aplicados ao mercado brasileiro de Garantia?
Denis Maelaro: A chegada do Fábio Scatigno reforça que a AXA está focada em oferecer as melhores soluções ao mercado. A sua experiência vai agregar e enriquecer nossa expertise, trazendo um olhar diferente para aperfeiçoarmos processos. Estamos muito otimistas com a chegada desse reforço. Vale ressaltar que a AXA também contratou outros talentos do mercado de seguro garantia que estão engajados e apoiando esta estratégia de posicionamento da marca, atualmente a equipe tem foco em geração de negócios e uma visão técnico comercial.